Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Laboratório Música em Nuvem convida artistas para criarem uma canção popular inédita

Como nasce uma canção? É a partir desta pergunta que o Sesc Carmo recebe um grupo de artistas para o Laboratório Música em Nuvem. No projeto, que começa em 13 de julho, o público poderá acompanhar, ao longo de cinco semanas pela plataforma Zoom, o processo de criação e produção musical de uma canção popular inédita. O grupo de músicos, especialmente formado pela ocasião, tem direção do compositor Sergio Molina e é formado por Marcelo Segreto, Juçara Marçal, Priscila Brigante, Romulo Alexis, Clara Bastos, e pelo engenheiro de áudio Gustavo Lenza.  

Com o tema A canção como montagem: os bastidores de uma composição, o ciclo apresenta as diferentes etapas que envolvem a criação coletiva: letra, melodia, arranjo, exploração de sonoridades e texturas dos instrumentos e da voz, além da criatividade envolvida na etapa final de mixagem. Após todo o processo, a canção será compartilhada nas redes sociais, em um videoclipe.  

A proposta de uma experiência de criação aberta e compartilhada tem como objetivo aproximar o público do fazer musical, oferecendo a rara oportunidade de se acompanhar, de dentro, o processo de nascimento e lapidação de uma canção, além das demais etapas de pesquisa e experimentações que se percorrem até o lançamento de uma música. Pensando na importância desse contato, durante todo o percurso o público inscrito poderá interagir, comentar e opinar sobre as dinâmicas.  

 

Muitos dos artistas que integram o processo nunca trabalharam juntos antes, e a busca será pela criação coletiva, na qual cada um assumirá um papel principal. Formam o grupo: Marcelo Segreto (composição letra), Juçara Marçal (voz), Priscila Brigante (bateria), Romulo Alexis (trompete, texturas e livre-improvisação), Clara Bastos (baixo elétrico e acústico) e o engenheiro de áudio Gustavo Lenza (mixagem), sob a direção do compositor Sergio Molina, autor do livro Música de Montagem: a composição de canção popular no pós-1967 (É Realizações, 2017) e coordenador da área de música na Faculdade Santa Marcelina (SP).  

O crítico musical Túlio Ceci Villaça, autor de Sobre a Canção e seu entorno e o que ela pode se tornar (Artera, 2020), acompanhará os encontros e produzirá um texto relatando o processo e analisando os percursos que levaram à elaboração da canção final. O texto será publicado na revista Zumbido, publicação digital do Selo Sesc. Além disso, a cada semana, o público em geral poderá ver nas redes sociais do Sesc Carmo uma pílula em vídeo resumindo, em um minuto, o encontro anterior. 

Inscrições gratuitas a partir das 14h de 02 de julho em inscricoes.sescsp.org.br

Siga o Sesc Carmo nas redes sociais: Instagram | YouTube | Facebook