Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

No mês dos Jogos Olímpicos, Sesc Pompeia promove Encontro de Estudos Esportivos

No mês dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão, o Sesc Pompeia promove uma série de bate-papos, no canal do Youtube da Unidade, com o objetivo de discutir a cultura esportiva e refletir sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais, desde a criação da primeira edição das Olimpíadas, em 1896. Os encontros acontecem às quartas e sextas-feiras de julho, a partir do dia 14, sempre as 18h.

A partir de perspectivas interdisciplinares das artes e das ciências humanas, o Encontro de Estudos Esportivos busca transpor as fronteiras epistemológicas – reinterpretando, em uma nova moldura analítica, as performances olímpicas no dia a dia das pessoas comuns e dos movimentos sociais – e, inversamente, coloca em relevo a trajetória de atletas que ascenderam social e esportivamente a partir de condições materiais de existência extremamente desfavoráveis. O projeto trata, portanto, de problematizar o espelho no qual as imagens dos ícones e das plateias se encontram refletidas.

Convidados

Participam dos encontros atletas, ex-atletas, pesquisadores e professores da área, como Jadel Gregório, Fausto Amaro,  Johnson Macaba, William Douglas de Almeida, Fernanda Sánchez, Silvana Goellner, Bernardo Gonzales, Wagner Xavier, Ellen Valias, Odilon Roble e Vanderlei Cordeiro de Lima. A equipe do Sesc Pompeia fica responsável por mediar as conversas.

A curadoria do projeto é de Aira Bonfim e José Paulo Florenzano. Aira é pesquisadora, produtora de conteúdos esportivos e mestre em história, políticas e bens culturais com pesquisas sobre a iniciação das brasileiras no futebol no início do século XX. Florenzano é professor universitário com experiência na área da antropologia urbana, sociologia do esporte e história política do futebol, campo interdisciplinar no qual analisa a trajetória dos jogadores e atletas rebeldes, o desenvolvimento das práticas de liberdade e a significação cultural dos times da diáspora.

Clique na imagem abaixo e confira o livreto digital do evento:

🗓️ Programação completa:

14/7 | 18h | Encontro 1: "Quando ser já é um ato político", com José Paulo Florenzano, Jadel Gregório e Fausto Amaro

16/7 | 18h | Encontro 2: "Fora de casa: migrantes, refugiados e apátridas", com José Paulo Florenzano, Johnson Macaba e William Douglas de Almeida.

21/7 | 18h | Encontro 3: "Cidades-sedes e as ruas de protestos", com Aira Bonfim e Fernanda Sánchez.

23/7 | 18h | Encontro 4: "Questões de gêneros: eles, elas e nós todes", com Aira Bonfim, Silvana Goelnner e Bernardo Gonzales.

28/7 | 18h | Encontro 5: "Quando os modelos não cabem: outros corpos e campeonatos", com Aira Bonfim, Wagner Xavier e Ellen Valias.

30/7 | 18h | Encontro 6: "Entre (não) vencer e tornar-se herói", com José Paulo Florenzano, Vanderlei Cordeiro de Lima e Odilon Roble.

Mediação dos encontros: Equipe Sesc Pompeia.

▶️  Acesse a playlist do Encontro de Estudos Esportivos no canal do Sesc Pompeia no Youtube: https://bit.ly/sescpompeia-EEE