Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Horta Verde Horta

Colorida, a horta sempre foi um dos pontos mais queridos e visitados da unidade<br>Foto: Thais Kruse
Colorida, a horta sempre foi um dos pontos mais queridos e visitados da unidade
Foto: Thais Kruse

Um espaço verde, fértil e educativo, instalado quase no cruzamento entre a Avenida do Estado e a Avenida Mercúrio, pertinho do Mercado Municipal e bem no coração do bairro do Brás.  

Desde 2018, a Horta do Sesc Parque Dom Pedro II gerou mais do que hortaliças, legumes, tubérculos e frutas. Ali, em alguns poucos metros quadrados de terra, floresceram ações educativas, mutirões de cuidado e troca de conhecimentos sobre agricultura urbana e comunitária.  

E para além da atenção dos frequentadores da unidade e dos motoristas, que têm naquele cantinho verde, um descanso para os olhos no pesado trânsito da região central, a Horta do Sesc Parque Dom Pedro pode, hoje, ser vista de longe, pois passou a integrar o mapa da Sampa+Rural. Esta plataforma, desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo no âmbito do programa Ligue os Pontos, foi criada com o objetivo de agregar, em um único ambiente, informações sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável, onde qualquer cidadão possa explorar e descobrir as zonas rurais da cidade, assim como espaços como o nosso. 

Conexão verde 

Com a interrupção das atividades abertas ao público, em março de 2020, a horta parou de receber visitantes. Naquele mês, ocorreu também o último mutirão de cuidados com o espaço, ocasião em que, além de colocar a mão na terra para auxiliar na manutenção dos canteiros e no plantio de novas mudas, os participantes acabavam saindo do espaço sempre com vegetais fresquinhos, colhidos por eles mesmos.  

Mas, engana-se quem pensa que o nosso espaço parou de produzir. Graças à realização de cursos e oficinas virtuais, com a participação de educadores e parceiros que conheciam bem aquele cantinho verde, nossa horta passou a morar também na casa das pessoas, assim como acontecia com cada muda e lição que saía dali, antes da pandemia. 

Os educadores do Pé de Feijão, que tantas vezes compartilharam saberes com frequentadores da unidade, hoje, levam nossa horta para a casa das pessoas via internet (Foto: Thais Kruse)


Cursos como "Horta Agroecológica em Casa", facilitado pela Reconectta, e "Manejo de Pequenas Hortas", conduzido pela equipe Pé de Feijão, ou oficinas como "Cultivo de Plantas Ornamentais", orientada pelo PlantaDelas, e "Plante Comida em Qualquer Lugar", facilitada pelo Coletivo ArboreSer, mantêm vivo o processo educativo proposto com a criação da horta do Sesc Parque Dom Pedro II. 

E você, está pronto para colocar mais um pontinho verde no mapa e transformar a sua casa em mais um pedacinho da nossa horta? Então, acompanhe a nossa programação e participe das atividades agroambientais da nossa unidade. 

>>> Siga o @sescpqdompedro no Facebook, InstagramTwitter e aqui no portal.