Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mãos Olímpicas

Detalhes de mãos em ação em alguns esportes olímpicos | Imagens: Reprodução/Divulgação
Detalhes de mãos em ação em alguns esportes olímpicos | Imagens: Reprodução/Divulgação

As mãos têm um enorme significado simbólico em todas as culturas do mundo. Em algumas civilizações, representam o espírito vital procriador. Para os hebreus, elas eram o assento da força ou vida, enquanto os budistas e hinduístas se utilizam de seus gestos nas Mudras, presentes em suas danças e artes cênicas, bem como em rituais diversos. Já na medicina chinesa tem-se a reflexologia, na qual é feita nos pontos das mãos - além de outras partes - a estimulação correspondente ao local afetado.

Com elas o ser humano dá forma, constrói, se defende, luta, planta, colhe, serve, agradece...

Em meio à pandemia de Covid-19, higienizar as mãos significa proteção e cuidado consigo e com todos. E, aliado à adoção de medidas de higiene e distanciamento social, é justamente por meio de um gesto por elas realizado que se pode oferecer proteção: aplicação de vacina!

Um único gesto feito com as mãos pode ter dimensões e significados amplos: ao estender as mãos, oferecemos ajuda; ao levantar a mão com punho cerrado, indicamos resistência; ao aplaudir, vibramos, reconhecemos, exaltamos!

As mãos também têm seu destaque no contexto da prática esportiva, em que cada modalidade esportiva tem o seu gestual próprio, que muitas vezes encontram nas mãos a linguagem universal. Nos esportes, rotineiramente as mãos estão em contato com o objeto de uso ou com implementos (raquete, espada, arco...) que servem como extensão das mãos dos atletas. Os códigos pré-estabelecidos de uma equipe de vôlei ou a sinalização de uma violação em um jogo de basquete encontram nas mãos e suas infinitas possibilidades, gestos que todos podem compreender.

Nos esportes servem para agarrar, empurrar, puxar, torcer, pinçar e mais uma porção de movimentos, mas antes de tudo, as mãos servem para tatear, sentir, tomar conhecimento através do tato. Com elas percebemos o mundo e os outros, e principalmente conseguimos ser agentes de transformação.

Para a programação dos Jogos Olímpicos - Tóquio 2020, o Sesc Avenida Paulista propõe uma reflexão sobre o uso das mãos nos esportes. Mãos que arremessam, seguram, miram, auxiliam e se expressam.

PROGRAMAÇÃO
Acompanhe a divulgação completa e as ações pelo Instagram do Sesc Avenida Paulista

Dia 23/7 (sexta) - Início dos Jogos Olímpicos - Tóquio 2020

Dia 24/7 (sábado) - Início do desafio #DaPaulistaAToquio
A distância entre a avenida Paulista e Tóquio é de 18.533 km e o desafio é conseguirmos percorrer essa distância durante o período dos jogos Olímpicos e Paralímpicos (23/7 a 5/9). Para participar, publique no Instagram (feed ou story) assim que você realizar o seu treino de corrida, caminhada, bike ou qualquer outro exercício que contabilize percurso, coloque a distância que você percorreu e marque a #DaPaulistaAToquio. Vamos somar diariamente a distância percorrida, até chegar à Tóquio!

Dia 27/7 (terça) - Incrições, a partir das 14h, AQUI, para a aula online de Judô e Levantamento de Peso Olímpico (LPO), que ocorrerá dia 29/7, quinta, às 18h, com educadores(as) do físico esportivo do Sesc.
Nesta aula serão desenvolvidas habilidades e capacidades físicas necessárias para a execução destas duas modalidades, que têm como características semelhantes a força de empunhadura e a explosão para a execução dos movimentos, utilizando-se de muita força e velocidade para gerar essa potência, além da estabilidade e controle motor. A vivência contará com exercícios físicos funcionais comuns aos dois esportes, além de uma breve apresentação de cada modalidade.

Dia 3/8 (terça) - Incrições, a partir das 14h, AQUI, para a aula online de Boxe e Esgrima, que ocorrerá dia 5/8, quinta, às 18h, com educadores(as) do físico esportivo do Sesc.
Aula online e ao vivo de condicionamento voltada a estas duas modalidades olímpicas centenárias, que desenvolvem a concentração, a resistência física e melhoram muito a saúde do coração, reduzindo os níveis de stress. A vivência contará com exercícios físicos funcionais comuns aos dois esportes de combate, além de uma breve apresentação de cada modalidade.

Dia 6/8 (sexta) - Vídeoaula (no Igtv do Instagram) de como fazer um caleidociclo, com o educador de Tecnologias e Artes, Daniel Seda.

Participe com a gente!