Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto Sesc Ipiranga na Comunidade, transmitido pela Rádio Heliópolis no programa Bairro Educador, completa um ano

Desde julho de 2020, uma parceria entre  Sesc Ipiranga e a Rádio Comunitária Heliópolis leva ao ar o projeto Sesc Ipiranga na Comunidade, que traz convidados atuantes em diferentes áreas para falar sobre saúde, atividade física, literatura, cinema, sustentabilidade entre outros assuntos.  

Ao longo desse período, cerca de 220 mil pessoas acessaram o programa, que é transmitido semanalmente. Foram 51 encontros que reuniram uma diversidade de convidados, dentre eles, migrantes, pessoas afrodescendentes, indígenas, jovens e idosos, que discutiram temas que vão da mediação de leitura à transfobia, passando por práticas corporais, saúde bucal, segurança alimentar, impactos da pandemia em grupos e comunidades vulnerabilizadas, violência doméstica contra mulheres, primeiro emprego, maternidade na adolescência, geração de renda e cooperativismo, dentre outros.  

A parceria com a Rádio Heliópolis integra uma série de ações que o Sesc Ipiranga tem desenvolvido em conjunto com lideranças da comunidade de Heliópolis e reúne atividades de diferentes programas institucionais, com objetivo de aproximar a comunidade e incentivar a participação dos moradores nas atividades programáticas da unidade. 

Programação  

A programação reconhece a importância de temas como identidade de gênero, literatura feita por mulheres negras e indígenas, racismo estrutural, extermínio de jovens negros periféricos, situação de migrantes e refugiados em São Paulo, dentre outros assuntos relevantes para as comunidades em situação de vulnerabilidade social, e busca dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos pelos moradores. Em sua primeira temporada, o programa reuniu lideranças comunitárias, articuladores sociais e especialistas de diferentes áreas para debater as ações desenvolvidas no território e promover trocas de experiências entre os participantes. 

Para Reginaldo José, um dos coordenadores da rádio, a parceria com o Sesc Ipiranga ajudou a estruturar o programa Bairro Educador, que existe desde 2006, e a estabelecer metodologias de trabalho que se replicaram em toda a grade de programação. 

Buscando assegurar o protagonismo da comunidade também na construção das pautas a serem discutidas, a próxima temporada do projeto conta com a participação de moradores do bairro como cocriadores da programação. Os próximos programas discutem temas relacionados à luta contra o racismo, segurança alimentar, emprego, juventude na periferia, cuidado com quem cuida, violência de gênero, mulheres no esporte e cultura corporal do movimento. 

A continuidade do programa acontece numa perspectiva de ampliação das ações do Sesc na comunidade. Luciana Itapema, gerente adjunta do Sesc Ipiranga, comenta:  

"As ações do Sesc com as instituições e lideranças da comunidade de Heliópolis acontecem há muito tempo. Mas a pandemia nos trouxe novos desafios para seguir com essa atuação, que é construída de forma dialógica com a comunidade. E nesse contexto, essa parceria com a Rádio Comunitária Heliópolis, que já existia, tornou-se primordial. A participação no programa Bairro Educador nos possibilitou construir uma programação que valoriza o trabalho desenvolvido por articuladores sociais e artistas atuantes no território, por meio da contratação desses profissionais, além de promover trocas de experiências, sempre muito ricas, entre os participantes. Hoje a perspectiva dessa ação ganha novos contornos, uma vez que, por meio dela, estamos mapeando diversas iniciativas que antes desconhecíamos e que, seguramente, nos auxiliarão a ampliar a nossa ação naquela área.”   

Uma Rádio na Comunidade 

A Rádio Heliópolis é uma emissora comunitária sem fins lucrativos, dirigida pela UNAS – União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco. Formada por voluntários, a equipe conta com o trabalho de 30 pessoas entre locutores, técnicos, coordenadores e colaboradores.  

Além de entretenimento, a rádio tem como objetivo veicular informações relevantes para os ouvintes e busca oferecer programação variada com notícias, entrevistas com profissionais de diferentes áreas, além de ações para promoção da cidadania, como divulgação de projetos sociais, anúncios de empregos, cursos, prestação de serviço para a comunidade, denúncias, bate-papos sobre conscientização cidadã, entre outros assuntos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento comunitário. 

A Rádio Comunitária foi a primeira do município de São Paulo a ser legalizada e abrange toda região de Heliópolis e os bairros do seu entorno, dentre eles o Jardim Patente, Arapuã, São Caetano, Vila Alpina, Vila Prudente, Cambuci, Rudge Ramos e todo Distrito do Ipiranga. Criada em 1992, como Rádio Popular de Heliópolis, para auxiliar a comunicação entre trabalhadores que atuavam nas construções do bairro, a rádio se estabeleceu como frequência modulada em 1997, mas por razões legais passou por diferentes frequências e, somente em 2008, ao receber autorização da Agência Brasileira de Telecomunicações para atuar, passou a transmitir na frequência de 87,5 MHz.   

Em 2003 a rádio conquistou o prêmio Ação Social pela Promoção da Cidadania, concedido pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo em reconhecimento à luta pelo direito à comunicação promovido.  Atualmente seu funcionamento vai das 6h da manhã até meia-noite, com programas variados que atingem um público estimado de 54 mil pessoas todos os dias. A programação também está disponível no perfil da rádio no Facebook, o qual registra cerca de 800 acessos mensais. 

Rubenildo Limeira, o Rubê, locutor do programa Bairro Educador desde 2016, comenta sobre a criação do programa e a parceria com o Sesc Ipiranga no último ano. 

O Sesc na Comunidade 

A atuação do Sesc em parceria com ONGs e Instituições do bairro de Heliópolis vem de longa data. Além da presença constante na comunidade por meio do programa Mesa Brasil, que atende dez instituições sociais da região, diferentes projetos educativos e culturais são promovidos pela instituição. Uma das mais recentes ações foi a articulação de uma série de atividades para promoção de esporte e cultura na Praça Altemar Dutra, espaço que estava abandonado e foi ocupado pela comunidade em 2017 com a construção de uma quadra esportiva e ações de urbanismo, protagonizadas pelos moradores.   

Ocupação do Sesc Verão na Praça Altemar Dutra - Heliópolis

Durante a pandemia, com a suspensão das atividades presenciais, o Sesc buscou ampliar sua atuação desenvolvendo ações de enfrentamento da Covid por meio de projetos de promoção do trabalho comunitário e geração de renda, nesse contexto surgiu o programa Sesc Ipiranga na Comunidade.  

Pensado, inicialmente, como forma de manter o elo com a comunidade e de amenizar os impactos da pandemia por meio da remuneração de artistas e educadores sociais convidados a participar dos encontros, o programa está completando 1 ano no ar e se reestrutura para nova temporada.  


Acompanhe a programação:

facebook.com/sescipiranga 

facebook.com/RadioComunitariaHeliopolis 

www.heliopolisfm.com.br

Frequência de 87,5 MHz