Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

As tecnologias sociais a nosso favor

Vivemos hoje um cenário que ainda enfrenta desafios relacionados ao desemprego, à desigualdade social, aos desequilíbrios ambientais, ao aumento da fome, entre outras questões, e que se tornam mais evidentes em momentos de crise como o que estamos vivenciando. Mas os obstáculos, de certa forma, nos fazem refletir e pensar em soluções.

As tecnologias sociais são um grande exemplo de ferramentas que estão sendo utilizadas para o bem comum, buscando valorizar não só interesses individuais, mas também coletivos, como acessibilidade, gestão de resíduos, mobilidade urbana, inclusão social e geração de renda. Reportagem desta edição da Revista E explora essa temática e relata algumas dessas experiências.

A edição também retrata a relação do ser humano com a natureza: em Gráfica, registros fotográficos da beleza e biodiversidade da Reserva Natural Sesc Bertioga; e em Almanaque Paulistano a dica fica por conta das hortas urbanas como opção acessível para quem vive nas grandes cidades e deseja pôr a mão na terra. E ainda: Entrevista com o sociólogo Bernardo Sorj sobre os efeitos da internet nas relações humanas; em Perfil, a vida e os projetos magistrais do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que nos deixou recentemente; Encontro com o diretor de cinema Jorge Bodanzky, e, na seção literária, conto inédito do jornalista, escritor e roteirista Marçal Aquino.

Boa leitura!

 

Danilo Santos de Miranda,
Diretor do Sesc São Paulo