Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival Criança e Natureza 2021

O Sesc São Paulo, em parceria com o Instituto Alana, realiza o Festival Criança e Natureza, que pretende trazer de forma positiva e propositiva um debate importante para o presente e para os dias que virão: Como escolas, organizações sociais, privadas e governamentais podem colaborar na construção de uma cidade mais verde e acolhedora para as crianças? De que forma trazer o direito da natureza como uma premissa básica de saúde?.

A proposta do Festival é promover reflexões sobre o direito à natureza e ao bem viver para o desenvolvimento integral de bebês, crianças e adolescentes. Além disso, o evento aponta a urgência de implementar soluções que ajudem a entender os direitos da natureza e desta reconexão, convidando os participantes a buscarem caminhos para o desemparedamento das infâncias, por meio de casos práticos, considerando que a saúde e o bem-estar das crianças e do planeta são inseparáveis.

“Percebemos no Festival uma forte consonância com a ação permanente do Sesc vinculada especialmente aos programas Espaço de Brincar, Curumim, Juventudes e Educação para a Sustentabilidade. Nestes, entre outros assuntos, buscamos proporcionar a contemplação, a interação com a natureza e a salvaguarda do patrimônio natural, aliadas a atividades educativas que estimulam o desenvolvimento pleno de bebês, crianças, adolescentes e jovens", ressalta Tânia Perfeito Jardim, assistente técnica da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo

JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, destaca que “precisamos buscar caminhos práticos, com soluções baseadas na natureza, para que o direito à vida e à saúde, em um meio ambiente equilibrado prevaleçam. Esse é um dever de todos: famílias, profissionais, empresas, poder público.  É essencial. E é urgente!”.

Em 2019, o Sesc São Paulo e o Instituto Alana, realizaram o Seminário Criança e Natureza, no Sesc Interlagos. Neste ano, devido à pandemia, a edição será totalmente virtual e, portanto, em formato de festival, nos dias 17, 18 e 19 de agosto com transmissão pelo Canal do YouTube do Sesc Santana e pelo Canal do Alana.

Participam da live de abertura do Festival a cantora e defensora dos movimentos negros, LGBTQIA+ e direitos das mulheres, Gaby Amarantos; a chef de cozinha natural e apresentadora Bela Gil; Catarina Lorenzo, 14 anos, surfista e ativista global; e Juliana Tozzi, cantora e fundadora do Instituto Montanha para Todos. A mediação é de Taís Araújo, atriz, apresentadora e jornalista, defensora do Direito das Mulheres Negras da ONU.

Além disso, durante os outros dias, o Festival conta com a participação de especialistas em direito, educação e saúde, além de planejadores urbanos de diversos municípios e lideranças indígenas e jovens, divididos nos seguintes painéis temáticos: Mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças; Educação, natureza e territórios: aprender e pensar fora da caixa; A saúde das crianças e do planeta são inseparáveis; Criança quer ir para a rua! Como as cidades podem ajudar?; O direito das crianças à natureza e os direitos da natureza.

 

Faça sua inscrição

Saiba mais sobre o Festival Criança e Natureza e acesse outros assuntos relacionados ao tema em sescsp.org.br/criancaenatureza

 

 

Acompanhe a programação

17 de agosto | das 19h às 20h30

LIVE Criança é Natureza

Debate sobre a saúde das crianças e a saúde do planeta.

Convidados Bela Gil / Gaby Amarantos/ Catarina Lorenzo

Mediação Taís Araújo

Mestre de Cerimônias – Kiara Terra

 

18 de agosto | das 10h às 12h

Painel 1 | Educação, natureza e territórios: aprender e pensar fora da caixa

Carolina Parrode - Escola Aldeia (GO)

Júlia Berro – Quintais Brincantes

Thabata dos Santos – EMEF Padre José Pegoraro/Grajaú (SP)

Cristine Takuá – Escola Txeru Ba’e Kuai/ Aldeia Rio Silveira (SP)

Levindo Diniz Carvalho – UFMG

Mediação Paula Mendonça – Instituto Alana

 

18 de agosto | das 13h30 às 15h

Painel 2 | A saúde das crianças e do planeta são inseparáveis

Lis Leão – Instituto Albert Einstein

Tasso Azevedo – Observatório do Clima

Marilene Proença – USP

Gabri Baesse – Youth4Nature

Regina Cavini – PNUMA

Mediação Maria Isabel Amando de Barros (Bebel) – Instituto Alana

 

19 de agosto | das 10h às 12h

Painel 3 | Criança quer ir para a rua! Como as cidades podem ajudar?

Sylvia Angelini – Prefeitura de Jundiaí - SP

Lila Barbosa – Sesc Interlagos

Júlia S. Anversa – Sesc Vila Mariana e integrante do Apé – Estudos em Mobilidade

Luis Sabóia – Fundação Citinova – Prefeitura de Fortaleza (CE)

Teresa Surita – ex-prefeita de Boa Vista (RR)

Mediação Claudia Vidigal – Fundação Bernard Van Leer

 

19 de agosto | das 13h30 às 15h

Painel 4 | O direito das crianças à natureza e os direitos da natureza

Fernanda Cavedon- Capdeville – RESAMA e UFSC

Mauricio Guetta – ISA (Instituto Socioambiental)

Txai Suruí – Movimento Juventude Indígena – RO

Pedro Hartung – Instituto Alana

Eliane Moreira – Direitos da Natureza

Mediação Danilo Farias – Instituto Alana