Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc São Caetano recebe a última edição da exposição Sala de Estar

Obra: Em Guarda (2015) - Nazareno | Foto Everton Ballardin
Obra: Em Guarda (2015) - Nazareno | Foto Everton Ballardin

O que nos motiva a escolher determinados objetos e obras para viverem conosco? Como podemos conversar com as obras do Acervo Sesc a partir de nossas impressões sobre o momento atual? Estas foram algumas questões centrais que mobilizaram as reflexões para elaboraçao do terceiro ciclo da exposição Sala de Estar: Artistas do Acervo Sesc de Arte Brasileira, que inaugura neste dia 05 de agosto no Sesc São Caetano. 

Sala de Estar é um projeto de curadoria compartilhada coordenado pela educadora, curadora e escritora Valquíria Prates, que propõe um olhar sobre o acervo de arte do Sesc São Paulo. Entre os anos de 2019 e 2021 foram realizados três ciclos de estudos com diferentes públicos por meio de oficinas e conversas sobre o Acervo Sesc de Arte, resultando em três mostras artísticas com diversas obras.

A primeira edição do projeto, com o recorte temático Pessoas/Corpo, envolveu professores da rede pública de ensino de São Caetano que se dedicaram a refletir sobre o corpo, a memória  e as narrativas. Na segunda edição, com o tema Paisagens/Lugares, um grupo de artistas da cidade de São Caetano do Sul abordaram questões sobre o espaço com uma seleção de obras de diferentes épocas, linguagens, gêneros e estilos. 

Já nesta terceira e última edição que encerra o projeto, foram promovidos encontros virtuais com educadores, artistas, curadores e outros interessados de diversas cidades brasileiras a partir do recorte temático Paisagens/Objetos. As conversas foram sobre os processos de estudos acerca dos critérios que movem a seleção de obras artísticas para produção de uma exposição, e as transformações dos modos de viver decorrentes da pandemia de Covid-19. 

 


Obra: Por um fio (1976_2010) – Anna Maria Maiolino | Foto Everton Ballardin

 

A seleção reúne obras de Athos Bulcão, Antonio Henrique Amaral, Artur Barrio, Ester Grinspum, Gabriel Abrantes, J. Miguel, Stênio Diniz, Sidney Philocreon, Nazareno, Laura Gorski, Caio Reisewitz e Anna Maria Maiolino.

Para a abertura da exposição acontece neste dia 5/ago, às 19h, um bate-papo com a equipe do Sesc e o educativo da exposição no canal do Sesc São Caetano no YouTube. A conversa vai abordar o processo de curadoria e os desafios de uma exposição e seu educativo em meio a uma situação de pandemia. 

Sala de Estar recebeu esse nome por estimular no público a sensação de pertencimento ao espaço, uma ideia que ganhou novos contornos em 2020, quando a pandemia de Covid-19 fez com que as telas de dispositivos se tornassem um modo alternativo de convivência. Estar presente com as obras selecionadas da coleção permanente do Sesc São Paulo oferece um espaço de partilha, conexão e acolhimento.
 
Ao visitar a exposição, o público pode encontrar mais do que um conjunto de trabalhos de diferentes épocas, linguagens, gêneros e estilos. As associações de trabalhos enfatizam também as motivações e questões sobre arte e as visões de mundo que deram origem aos critérios para definir, sempre em estado de negociação de pontos de vista, as estratégias para responder à questão: o que precisa ser visto agora?

 

Obra: Jundiaí I (2004) - Caio Reisewitz

 

Por meio dessas iniciativas, o Sesc São Paulo busca viabilizar o acesso a seus bens culturais no contexto de suas ações socioeducativas, cumprindo assim sua missão. A exposição Sala de Estar: Artistas do Acervo Sesc de Arte Brasileira é um convite para descobrir, por meio da convivência, as possibilidades de troca, encantamento ou de singular estranheza diante da arte. 

 

-------

O público pode visitar a exposição de forma gratuita e presencial, mediante agendamento prévio online através do link: sescsp.org.br/exposicoes

Para assegurar o distanciamento recomendado entre os visitantes, as vagas para as sessões são limitadas, sempre respeitando o limite de até cinco pessoas a cada 100 m2 e a ocupação limitada da capacidade total do local. O uso de máscara é obrigatório durante todo período de permanência na unidade.

Fotos relacionadas