Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Plataforma Sesc Digital recebe a 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema com cinco filmes inéditos

De 20 de agosto a 16 de setembro a série Cinema #EmCasaComSesc recebe quatro filmes inéditos e exclusivos dentro da 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

 

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, promove, de 20 de agosto a 16 de setembro, a 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Realizado exclusivamente online, o evento trará sete filmes inéditos no Brasil, reforçando o caráter da diversidade dos países árabes e da aproximação com a sociedade brasileira, como tem sido ao longo de toda a trajetória da mostra, que projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.

A curadoria desta edição da mostra é de Arthur Jafet, que ressalta: “Na esteira da pesquisa por obras da cinematografia contemporânea do Mundo Árabe, põe-se em xeque a identidade de povos e o ideal de nação que se pretende forjar, sob a ótica crítica de seus diretores que despontam no afã de denunciar temáticas de cunho regional e universal.”

 

Bagdá Vive em Mim, de Samir (Foto: Divulgação)

 

A abertura da Mostra Mundo Árabe 2021 será realizada online no dia 19 de agosto, às 19h, no canal da ICArabe no YouTube. A partir do dia 20 de agosto, os filmes estreiam dentro da série Cinema #EmCasaComSesc, na plataforma Sesc Digital. Toda sexta-feita o catálogo é atualizado e os títulos ficam disponíveis pelo período de 7 dias. Para assistir aos filmes da mostra não é necessário fazer qualquer cadastro prévio. É só acessar o site sescsp.org.br/cinemaemcasa.

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS FILMES

 

ESTREIA DIA 20/8

A 200 METROS
Palestina, Jordânia, Catar, Suécia, Itália | 2020 | 97 min | Ficção | 16 anos
Direção: Ameen Nayfeh

Mustafá e sua esposa Salwa moram a 200 metros um do outro em aldeias separadas pelo muro que divide a Cisjordânia e Israel. Um dia, Mustafá recebe o telefonema que todo pai teme: seu filho sofreu um acidente. Correndo para cruzar o posto de controle israelense, Mustafa teve a passagem negada por causa de um detalhe técnico. Mas o amor de um pai não desiste e ele fará de tudo para alcançar seu filho. Uma distância de 200 metros torna-se uma odisséia de 200 quilômetros, enquanto Mustafa, sem escolha, tenta se infiltrar do outro lado do muro.

Limite de 500 visualizações.

 

ESTREIA DIA 27/8

BAGDÁ VIVE EM MIM
Suíça, Alemanha, Reino Unido | 2019 | 109 min | Ficção | 16 anos
Direção: Samir Jamaleddine

As histórias de vida de Taufiq, um escritor fracassado, de Amal, uma arquiteta se escondendo do marido, e de Muhannad, jovem gay especialista em tecnologia, se cruzam no Abu Nawas, um café aconchegante e ponto de encontro popular para exilados iraquianos em Londres. Nasseer, sobrinho de Taufiq, instigado pelo pregador de uma mesquita islâmica radical, ataca seu tio, que desaprova o conservadorismo, e transforma a vida de todos os frequentadores do Abu Nawas.

Limite de 500 visualizações.

 

CHAVE DE FENDA
Palestina, Catar, EUA | 2018 | 108 min | Ficção | Livre
Direção: Bassam Jarbawi

Após 15 anos numa prisão israelense, explorando a carga física e emocional que o trauma e o tempo perdido extraem de seu psiquê machucado, Ziad, o protagonista, preso injustamente, tenta se reintegrar ao seu núcleo social. Um quinto dos palestinos foram presos ao menos uma vez. O roteiro foca na desconexão do protagonista. Trata-se da reintegração à sociedade dentro de sua própria sociedade. É um thriller psicológico e drama social.

Disponível por 7 dias.

 

ESTREIA DIA 3/9

CAOS
Áustria, Síria, Líbano, Qatar | 2018 | 95 min | Documentário | Livre
Direção: Sara Fattahi

O filme narra a história de três mulheres sírias, em três cidades diferentes, que desistiram da vida. Uma mora em Damasco, parou de falar totalmente com os outros, isolando-se em seu apartamento. A outra saiu de Damasco por causa da guerra e foi para a Suécia, onde se aprisiona em suas pinturas, esperando através delas livrar-se dos tormentos do passado. A terceira acabou se instalando em Viena e enfrenta um futuro desconhecido, como o fantasma de uma mulher que fugiu da Áustria após a Segunda Guerra Mundial. “Caos” é uma discussão entre uma mulher presa em Damasco, uma segunda presa no exílio e uma terceira que partiu recentemente. É uma conversa entre o interior e o exterior - uma conversa impossível.

Disponível por 7 dias.

 

ESTREIA DIA 10/9

OS ESPANTALHOS
Tunísia, Marrocos, Luxemburgo | 2019 | 98 min | Ficção
Direção: Nouri Bouzid

Duas mulheres que descobrem a escravidão sexual, convencidas de que na Síria encontrariam um paraíso, ao retornar à Tunísia são vistas como párias pela sociedade; até mesmo aqueles que as ajudam na prisão sofrem preconceito. Trata-se de um tema global, que retrata as pessoas que não têm chances de se reabilitar na prisão. É poderoso, urgente e ambicioso.

Disponível por 7 dias.

 

Serviço
16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
De 20 de agosto a 16 de setembro
Assista em: sescsp.org.br/cinemaemcasa