Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aprender brincando: como cuidar da saúde da boca?

Trecho da contação de histórias
Trecho da contação de histórias "Dente de leite, língua de trapo", com Cia. Hora da História (2021)

Sorriso bonito é sorriso saudável, solto, feliz. Seguro de si! E cuidar dele pode ser simples e fácil, desde que a gente saiba o que está fazendo, não é?

O autocuidado do corpo pode e deve ser um momento gostoso, em que a gente se desliga um pouquinho do mundo e se dedica a cuidar da nossa morada primeira e de sempre. E esse conhecimento pode ser aprendido e incentivado desde cedo! No caso da saúde bucal, especialmente, o autocuidado tem inclusive a função de prevenir o surgimento de problemas como a cárie, o tártaro, a gengivite.

Então vamos falar de coisa boa? Este texto reúne uma programação criada pela equipe do OdontoSesc Interlagos para pessoas adultas e cuidadoras de crianças aprenderem mais sobre saúde bucal e como ensinar as crianças também. Tudo bem simples e lúdico. Seja bem-vinde ao Clube do Sorriso!

Bê-a-bá

Escovar os dentes, usar fio dental e limpar a língua são tarefas que a gente faz todo dia, né? (Né, gente? 👀)
Neste vídeo, a dentista Angélica Saba revisita o bê-a-bá dos cuidados diários com a nossa boca – aquilo que podemos não saber direitinho, ou que achamos que já sabemos, mas podemos melhorar: como usar o fio dental, técnicas para escovar os dentes e para limpar a língua.

Mapa da Boca

Nesta atividade, a dentista Camila Serrano apresenta os dentes que nós temos quando crianças e quando adultos, bem como a função de cada um deles. Como apoio, temos o “mapa da boca” para as crianças recortarem os dentinhos e os colarem em uma boca de papel, na ordem certinha, tal como é a nossa boca de verdade. Clique aqui para baixar o mapa.



Sorriso de papel

Abre o bocão! Não, literalmente, o BOCÃO! A dentista Camila Lesqueves ensina neste vídeo como fazer um modelo bem grandão de boca, usando itens simples e recicláveis, como cartolina e copinhos de café. E, claro, a brincadeira é pra mostrar também como se faz pra cuidar de cada dentão.

Senta, que lá vem história!

Pra encantar as crianças, que tal uma contação de histórias? Neste vídeo, a Cia. Hora da História traz música, brincadeira e, claro, conhecimento também! Vamos juntos? A história é inspirada no livro "Manuela banguela", de Amanda Castanheira, com ilustrações de Fábio Sgroi.

O Clube do Sorriso é um programa de educação e saúde destinado a crianças de 0 a 12 anos e seus familiares. Em sua programação estão palestras, peças de teatro, orientações de higiene bucal e brincadeiras.

Para ficar por dentro destas e outras atividades, acompanhe os canais do Sesc Interlagos:

FacebookInstagramTwitterYouTube