Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quarta edição do "Boca, pra que te quero?" reflete a saúde bucal a partir das funções sociais da boca

De 3 a 12 de setembro, o Sesc São Paulo realiza uma série de ações educativas que promovem o debate sobre saúde bucal e autocuidado para além de dentes, língua e saliva. Baseado no conceito de bucalidade, o Boca, pra que Te Quero? reúne em uma programação online pesquisadores, artistas e especialistas para refletir sobre as nossas relações tendo a boca como ponto de partida. Confira a programação abaixo:
 

BATE-PAPOS

MINICURSOS E OFICINAS

PODCASTS

VÍDEOS

A BOCA NAS REDES

 



 


 


BATE-PAPOS

Conversa com Fabiana Cozza - Experimentar o mundo e alimentar afetos!
Com Fabiana Cozza. Mediação de Juliana Alves.

Para falar de mundos além dos nossos, é preciso adotar um tom de coletividade ao que sai de nossa boca. A cantora Fabiana Cozza apresenta reflexões sobre a boca por meio de exercícios de aquecimento, práticas de respiração, dinâmicas de corpo e toque da pele e canções ligadas ao repertório brasileiro, junto ao som de um tambor do congado.

2/9, quinta, às 19h
Transmissão pelo canal do YouTube do Sesc Vila Mariana
Facebook | Instagram | Youtube



Da boca pra fora: o conceito de bucalidade
Com Renata Mota

A boca é um portal humano que nos conecta internamente com o exterior em diversas dimensões, perpassando três grandes pilares: a alimentação, a comunicação e a sexualidade. Nesse sentido, o conceito de bucalidade coloca a boca não apenas como um órgão do corpo humano, mas sim um difusor de mediações sociais nossas com o mundo. Estar com a boca saudável imprime-nos uma série de ações e significados que extrapolam a escovação de dentes. É preciso compreender o que e por quê comemos, de que forma e como nos comunicamos, e de que forma exercemos nossa sexualidade segundo nossa história biológica e cultural.

Renata Mota é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2013). Tem experiência em ensino e gestão na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Bucal Coletiva, Educação em Saúde, Tecnologias em Saúde, Programação e Planejamento em Saúde, Gestão e Serviços de Saúde, Controle Social no SUS, Participação Popular e HIV/AIDS.

2/9, quinta, às 19h
Não recomendado para menores de 16 anos
Disponível nas redes sociais do Sesc Araraquara, Bauru e Sorocaba

Araraquara: Facebook | Instagram | Youtube
Bauru: Facebook | Instagram | Youtube
Sorocaba: Facebook | Instagram | Youtube

 

Por que é importante pensar a saúde bucal para além de dentes, língua e saliva?
Com Nelson Filice de Barros, Paulo Sávio de Góes e Sharmênia Nuto. Mediação de Fábia Uccelli

Os convidados discutem a saúde bucal para além de estruturas anatômicas, desconstruindo o conceito de saúde enquanto ausência de doença. Abordam práticas de cuidado e produção de uma vida saudável, considerando as subjetividades, o território e os desejos e motivações de cada indíviduo.

Paulo Sávio Góes é professor associado do Departamento de Odontologia Clínica e Preventiva da UFPE e coordenador de Pesquisa da Faculdade de Medicina de Olinda-FMO; PhD em Epidemiologia e Saúde Pública pela University of London (UCL). Membro do corpo permanente do PPG em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE) e coordena a pesquisa nacional do PMAQ/CEO.

Sharmênia Nuto é pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (área de Saúde da Família) e professora Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, avaliação de serviços, epidemiologia em odontologia, antropologia médica e saúde bucal.

Nelson Filice de Barros é professor Livre-docente da Área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde e coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (DSC/FCM/Unicamp). Desenvolve pesquisa em Estudos Culturais em Saúde; Sociologia da Saúde; Sociologia das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde; Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa; Ensino das Ciências Sociais na Área da Saúde; e Saúde Coletiva.

Fábia Ucceli é formada em Odontologia pela Faculdade do Odontologia de Ribeirão Preto ( FORP-USP), especialista em Odontopediatria e Odontologia do Trabalho. Atualmente atua como assistente técnico na gerência de saúde e odontologia do Sesc SP para os programas de Educação em Saúde da Instituição.

4/9, sábado, às 16h
Transmissão pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo
Facebook | Instagram | Youtube
 

Estética X Saúde
Bate-papo sobre a busca incessante pela perfeição estética e a importância da saúde neste processo.

8/9, quarta, às 17h
Transmissão pelo Youtube do Sesc Pompeia 
Facebook | Instagram | Youtube


Bucalidade e as dimensões da saúde bucal
Com Carlos Botazzo e Renata Mota, mediação Fábia Uccelli

Os convidados refletem acerca do conceito de bucalidade, uma teoria social da saúde com foco nas relações sociais, e como promover saúde bucal a partir desta perspectiva.

Carlos Botazzo é professor associado do Departamento de Política, Gestão e Saúde, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em pesquisa qualitativa, atuando nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde, Interdisciplinaridade, Cidadania e Produção da Saúde.

Renata Mota é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2013). Tem experiência em ensino e gestão na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Bucal Coletiva, Educação em Saúde, Tecnologias em Saúde, Programação e Planejamento em Saúde, Gestão e Serviços de Saúde, Controle Social no SUS, Participação Popular e HIV/AIDS.

Fabia Uccelli é formada em Odontologia pela Faculdade do Odontologia de Ribeirão Preto ( FORP-USP), especialista em Odontopediatria e Odontologia do Trabalho. Atualmente atua como assistente técnico na gerência de saúde e odontologia do Sesc SP para os programas de Educação em Saúde da Instituição.

8/9, quarta, às 19h
Exibição no canal do YouTube do Sesc 24 de Maio
Facebook | Instagram | Youtube

 

Mindful Eating - Comer com Atenção
Com Érika Porto

Ação educativa que tem a proposta de envolver a mente, o espírito e o coração na hora de degustar um prato de comida. Isso inclui ações de alimentação consciente, o que significa realizar uma refeição com atenção total no momento e sem julgamentos, culpa ou mediante crenças e cronogramas. Introduzindo o bom relacionamento com a comida que reflete na saúde das pessoas.

Érika Blamires S. Porto é nutricionista, doutoranda em saúde coletiva (UNIFESP), Instrutora de mindfulness para promoção da saúde (MBHP) e de mindful eating (MB-EAT-P), Educação Alimentar e Nutricional - Clinica Mais Vida e coordenadora da pós-graduação em Educação Alimentar e Nutricional -UNIAVAN/IACI.

8/9, quarta, às 19h
Não recomendado para menores de 18 anos
Transmissão pelo canal do YouTube do Sesc Santo Amaro
Facebook | Instagram | Youtube
 


Uso de máscaras - recursos de acessibilidade e demais estratégias para o desenvolvimento da linguagem e comunicação no cenário atual
Com Carina Lopes, Regina Tangerino e Mayze Sartori dos Santos

Bate-papo sobre estratégias e ferramentas facilitadoras para o entendimento da fala e comunicação quando não podemos enxergar a boca, abrindo possibilidades de debates na perspectiva do desenvolvimento da linguagem e a importância da Integração Sensorial como facilitadora deste processo.

Regina Tangerino é docente do Departamento de Fonoaudiologia da USP.

Carina Lopes é terapeuta ocupacional e mestranda em Ciências do Movimento-Unesp/Bauru.

Mayze Sartori dos Santos é fonoaudióloga, especialista em Patologias da Comunicação, pela Unisagrado.

9/9, quinta, às 19h
Não recomendado para menores de 16 anos
Transmissão pelo canal do YouTube do Sesc Bauru
Facebook | Instagram | Youtube

 

A comunicação e o impacto do uso de máscaras no trabalho em tempos de pandemia
Com Adriane Macarini e Silvia Pinho

Informações e dicas de profissionais especializados para ajudar a tornar a comunicação mais amigável para funcionários e clientes, preservando a saúde vocal e facilitando a compreensão e entendimento durante o atendimento nas empresas de diversos ramos de atividade.

Adriane Macarini é educadora com especialização na área de Surdez, pós-graduada em Tradução, Interpretação e Docência em Libras e micro empreendedora da Macarini Libras.

Silvia Pinho é fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo e Especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

9/9, quinta, às 14h
Atividade direcionada ao programa de Relacionamento com Empresas
Sesc Ipiranga 
Facebook | Instagram | Youtube

 

Saúde bucal e psicológica através de uma abordagem antroposofica.
Com Gabriela Michele, Dr. Alexandre Rabonni e Dr. José Bottino Jr.

Apresentação dos principais fundamentos da Odontologia Antroposófica e sua relação com a Psicologia, para diagnóstico e tratamento de patologias ligadas à boca como o conhecido "bruxismo", abordando possibilidades para uma saúde integral, harmonizando o físico às emoções.

Gabriela Michel é psicóloga clinica com formação em Psicologia Antroposófica e especialização na Alemanha em Reorganização Emocional.

Alexandre Rabboni trabalha com Odontologia Antroposófica desde 2000, tendo passado por diversas iniciativas de atendimento interdisciplinar nesses últimos 21 anos e diretor da Sociedade Antroposófica no Brasil.

Mediação de José Bottino Jr., especialista em Periodontia e habilitado em Odontologia Hospitalar e Intensiva e atualmente compões a equipe de Odontologia do Sesc 24 de maio.

9/9, quinta, às 19h30
Transmissão pelo canal do YouTube do Sesc Thermas de P. Prudente
Facebook | Instagram | Youtube


voltar ao top


MINICURSOS E OFICINAS

Realize sua inscrição em sescsp.org.br/inscrições
 

Beatbox
Com Thiago Mautari

O beatbox consiste na arte de reproduzir sons com a voz, boca e nariz, simulando efeitos de instrumentos musicais e efeitos sonoros. Na oficina serão apresentadas técnicas que buscam ressaltar as estruturas bucais que são importantes para fazer o som.

Thiago Mautari trabalha há 5 anos na área e representa a nova escola dessa arte. O artista tem inovado e circulado com a arte por espaços culturais, saraus e eventos musicais de diversos gêneros.

3 e 4/9, sexta e sábado, às 15h
Sesc Birigui 
Facebook | Instagram | Youtube

 

Música Corporal - Corpo, Boca e tudo mais
Com Helô Ribeiro

Atividade que mescla instrução básica sobre a técnica e performance ao vivo da Música Corporal, que se utiliza de sons produzidos pelo artista com o próprio corpo.

Helô Ribeiro é integrante do grupo musical Barbatuques.

3/9, sexta, às 17h
Não é necessário realizar inscrição prévia
Disponível nas redes sociais do Sesc Florêncio de Abreu
Facebook | Instagram | Youtube

 

Jogos das expressões faciais
Com Anna Maeda, ilustradora, e com Milena Romão e Fernando Ribeiro, educadores do Sesc Sorocaba

Quantas são as possibilidades de nossas expressões faciais?
E o que pode ser dito dos rostos parcialmente cobertos pelas máscaras?
Como um convite a buscar as sutilezas expressas pelos rostos cujas bocas estão encobertas, são apresentados dois jogos online para brincar com os amigos e familiares.

3 a 30/9, sexta, das 9h às 21h
Não é necessário realizar inscrição prévia
Disponível nas redes sociais do Sesc Sorocaba 
Facebook | Instagram | Youtube

 

Leituras, cantorias, movimentos e escuta coletiva
Com Fabiana Cozza

Explorando a ideia de que experimentar, interagir e verbalizar o mundo passa pela boca, propomos dinâmicas sensibilizadoras a partir do diálogo e da escuta coletiva, por meio de atividades sensoriais que explorem o tato, a escuta, a visão, o paladar e o olfato. As atividades contam com leituras, transmissão de vídeos, audição musical, percepção olfativa e tátil através de ações imaginativas, conduzidas pela orientadora.

De 4 a 12/9, sábados e domingos, às 10h
Não recomendado para menores de 16 anos
Sesc Vila Mariana
Facebook | Instagram | Youtube

 

O que falam as cartas?
Com Claudia Naoum

Qual foi a última vez que você escreveu uma carta? Em cada encontro, a carta será o fio condutor de uma experiência de fala, linguagem, comunicação e interlocução, em que cada participante, ao escrevê-la, estimulará sua própria criatividade, reflexão, expressão, por meio da troca de impressões e sentimentos.

4 e 11/9, sábados, às 10h
Sesc Itaquera 
Facebook | Instagram | Youtube

 

As funcionalidades da boca no yoga
Prática de yoga com ênfase em técnicas respiratórias (pranayamas) que podem ajudar o indivíduo a melhorar a sua respiração.

4/9, sábado, às 10h
Não é necessário realizar inscrição prévia
Transmissão pelo canal do Youtube do Sesc Interlagos
Facebook | Instagram | Youtube



Paschoalotto - A estimulação da linguagem por meio da contação de histórias
Com Aline Aceituno da Costa

Orientação para o preparo de histórias, com o objetivo de maximizar as possibilidades de estímulo das habilidades básicas da linguagem oral de forma lúdica e aplicada.

Aline Aceituno da Costa é docente do Departamento de Fonoaudiologia da USP.

4 e 11/9, sábados, às 14h (turma 1) e às 16h (turma 2)
Não recomendado para menores de 16 anos
Sesc Bauru
Facebook | Instagram | Youtube

 

Sorrisos na pandemia
Com a Equipe de Odontologia Sesc Bom Retiro

Vídeo-oficina de personalização de máscaras para reflexão do quanto o sorriso ou a falta dele podem comunicar. Além de abordagem sobre a necessidade de cuidado com a saúde bucal mesmo durante o uso de máscara.

5/9, Domingo, às 16h
Não recomendado para menores de 12 anos
Não é necessário realizar inscrição prévia
Disponível nas redes sociais do Sesc Bom Retiro
Facebook | Instagram | Youtube


Sons e Bocas
Com Thiago Mautari
O beatbox consiste na arte de reproduzir sons com a voz, boca e nariz, simulando efeitos de instrumentos musicais e efeitos sonoros. Na oficina serão apresentadas técnicas que buscam ressaltar as estruturas bucais que são importantes para fazer o som.

Thiago Mautari trabalha há 5 anos na área e representa a nova escola dessa arte. O artista tem inovado e tem circulado com a arte por espaços culturais, saraus e eventos musicais de diversos gêneros

Turma 1: 7 a 10/9, terça, quinta e sexta, às 15h
Turma 2: 8 a 10/9, quarta e sexta, às 14h
Sesc Catanduva
Facebook | Instagram | Youtube



Expressão Oral e Saúde Vocal
Com Giselle Maria

Minicurso teórico-prático que busca a compreensão da voz, como importante meio de expressão e desenvolvimento do ser humano.

Giselle Maria é cantora, compositora, poeta, professora de canto e terapeuta corporal com base na medicina oriental. Estudou Licenciatura em Música na Faculdade UniSantanna, Canto Popular no Conservatório Santa Cecília e no CCSP (Centro Cultural de São Paulo).

De 8 a 10/9, quarta a sexta, às 15h
Sesc Jundiaí
Facebook | Instagram | Youtube

 

Cantar de cor: memórias de canções
Com Renata Gelamo e Fábio Miranda

Cantar de cor (do latim cor, cordis, "de coração") é um encontro que propõe uma viagem à memória afetiva das vozes e canções presentes na vida de cada participante.

A vivência é conduzida pelo educador musical Fábio Miranda e pela arte-educadora e fonoaudióloga Renata Gelamo. Juntos, pretendem potencializar o trabalho de aprofundamento dos afetos e memórias por meio de uma roda de cantoria, de improvisação e de criação vocal despojada de formalismos e entremeada de muita prosa e causos, desenvolvendo atividades que estimulem a expressão criativa de participantes através de atividades repletas de brincadeiras, desafios e improviso.

De 8 a 29/9, quartas, às 10h (turma 1) e às 15h (turma 2)
Atividade voltada para participantes do programa Trabalho Social com Idosos do Sesc Santana.
Facebook | Instagram | Youtube
 

Da boca prá fora: saúde bucal, cultura e sociedade
Com Carlos Botazzo, Renata Mota e Fabiana Schneider, mediação Fábia Ucelli

Encontros com o objetivo aprofundar e disseminar o conceito de bucalidade e sua importância para uma perspectiva ampliada de saúde bucal.

Público alvo: equipes de saúde bucal do SUS, estudantes de odontologia, dentistas e público em geral.

Carlos Botazzo é professor associado do Departamento de Política, Gestão e Saúde, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em pesquisa qualitativa, atuando nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde, Interdisciplinaridade, Cidadania e Produção da Saúde.

Renata Mota é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2013). Tem experiência em ensino e gestão na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Bucal Coletiva, Educação em Saúde, Tecnologias em Saúde, Programação e Planejamento em Saúde, Gestão e Serviços de Saúde, Controle Social no SUS, Participação Popular e HIV/AIDS.

Fabiana Schneider Pires é doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo e professora Adjunta do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fábia Uccelli é formada em Odontologia pela Faculdade do Odontologia de Ribeirão Preto ( FORP-USP), especialista em Odontopediatria e Odontologia do Trabalho. Atualmente atua como assistente técnico na gerência de saúde e odontologia do Sesc SP para os programas de Educação em Saúde da Instituição.

De 9 a 23/9, quintas, das 19h às 20h
Não recomendado para menores de 14 anos
Sesc 24 de Maio
Facebook | Instagram | Youtube

 

Ateliê de Voz: lugar para escutar, respirar e encontrar a voz própria
Com Renata Gelamo

A atividade propõe a experimentação, criação de expressão própria e cuidado com a voz por meio de conteúdos relacionados aos trabalhos corporais (postura, alongamento, expansão); de técnicas e fisiologia da voz (tipos de respiração, fonação, articulação e ressonância); da percepção de ajustes corporais e vocais; além da escuta de si e do outro.

Renata Gelamo é arte-educadora, fonoaudióloga e produtora cultural. Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e fundadora do Ateliê de Voz.

9/9, quinta, às 14h30
Não recomendado para menores de 16 anos
Inscrições a partir de 26/8
Sesc Belenzinho
Facebook | Instagram | Youtube
 

Vozes, sons e canções - A boca que canta e vibra!
Com Elaine Matsumori

Apresentação de exercícios técnicos que buscam promover a consciência do bom uso do trato vocal, por meio de vocalizações, sonoridades, texto e canções. As memórias serão trabalhadas pelo resgate da afetividade familiar, utilizando cantigas de roda, ninar ou parlendas.

Elaine Matsumori é professora de canto, pedagoga, preparadora vocal e musicista. Cursou canto lírico no Conservatório Arte e Som, de Ribeirão Preto (SP), especializada em técnica vocal e canto contemporâneo pelo Full Voice e MMV Modern Mix Voice.

9 e 10/9, quinta e sexta, às 15h
Sesc Ribeirão e Rio Preto
Ribeirão: Facebook | Instagram | Youtube
Rio Preto: Facebook | Instagram | Youtube


Só a boca fala?
Com Gabriel Guimard

Com a pandemia e a necessidade do uso da máscara para proteção própria e do coletivo, nos deparamos com as dificuldades na comunicação pelo simples fato de cobrir a boca. De forma descontraída e divertida, a atividade enfatiza o protagonismo da boca na comunicação, mas também mostra formas diferentes de se expressar e comunicar, valorizando outras partes do corpo e da face.

9/9, quinta às16h
Sesc São José dos Campos
Facebook | Instagram | Youtube
 

O Som da Boca
Com Tawane Theodoro

Reflexões a respeito das funções sociais da boca e da importância do seu papel na comunicação. Busca-se despertar a importância da fala na comunicação e como a entonação usada nas palavras muda a forma com que a mensagem é recebida pelo interlocutor, implicando no sucesso ou não, do que se quer transmitir ao outro.

Tawane Theodoro é uma das organizadoras do Sarau do Capão, integrante do coletivo do Slam do Bronx, poeta formadora do Slam Interescolar e apresentadora do Canal Reload, que descomplica a notícia num formato dinâmico e objetivo.

11/9, sábado, às 18h30
Período de inscrições: de 27/8 a 1/9
Sesc Campo Limpo 
Facebook | Instagram | Youtube
 

A Sexualidade Começa pela Boca
Com Jaya Devi

Encontros que propõem a reflexão sobre relações da boca e o prazer.

Jaya Devi é terapeuta corporal e educadora sexual somática. Formada como terapeuta tântrica pelo Centro Metamorfose (2012) e pela Escola Humaniversidade (2013).

11 e 18/9, sábados, às 11h
Não recomendado para menores de 18 anos
Sesc Consolação
Facebook | Instagram | Youtube
 

voltar ao top


PODCASTS

Pé na estrada
Com a Cia Cambaio

Jussara nos relata sua experiência de ter contraído a Covid-19 e quais são seus desejos e saudades da sua terra natal: a Amazônia. Dramaturgia de Nikson Renovato e vozes e atuação da Cia Cambaio.

4/9, sábado, às 10h
Disponível nas redes sociais do Sesc Ipiranga
Facebook | Instagram | Youtube

 

A boca que tudo come
Com Coletivo Quizumba

Em iorubá, a palavra Èsù quer dizer esfera. Portanto, Exú é movimento. Assim como o próprio som, é o terceiro elemento que surge do "processo desencadeado sempre por dois pares de elementos genitores: seja a mão batendo no atabaque, seja o ar percutindo nas pregas vocais.". O som da voz humana, dentro da perspectiva Nagô, é regida por Exú. Ele é o mensageiro entre o Orum (mundo espiritual) e o Aiyê (o mundo físico). A divindade da criação e da comunicação. E ele é o dono do corpo.

Ao falar de Exú, o podcast busca evocar e tecer relações entre o orixá - seus símbolos e sentidos, e o conceito de bucalidade, relativo à propriedade do bucal nas dimensões psíquica e cultural.

De 8 a 10/9, quarta a sexta, às 15h
Disponível no canal do Youtube do Sesc Campo Limpo
Facebook | Instagram | Youtube


 

voltar ao top


VÍDEOS

Bocejo
Com Cia. Eureka

Você sabe quantas vezes uma pessoa boceja durante a vida? E os animais, também bocejam? Os atores Lucas Branco e Robson Emílio da Cia Eureka apresentam pequenos vídeos que abordam os porquês do bocejo, curiosidades, significados e informações sobre o tema.

De 3 a 12/9, sexta a domingo
Disponível nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista
Facebook | Instagram | Youtube
 

O boca a boca da história 
Com Eduardo Bueno 

Dos sermões do Padre Anchieta até hoje, a comunicação boca a boca sempre desempenhou um papel importante na divulgação dos acontecimentos que marcaram a História do Brasil. 

Eduardo Bueno (Peninha), faz uma retrospectiva histórica do papel da boca como personagem central nas lutas, batalhas, conquistas. Do descobrimento às Fake News dos dias de hoje, Eduardo irá passear conosco por momentos marcantes dos 500 anos de história do Brasil, mostrando o importante papel da BOCA ao longo de nossa história. 

3/9, sexta, às 19h 
Disponível nas redes sociais do Sesc Santos 
Facebook | Instagram | Youtube


Bucalidades
Realização de Cadu de Castro

Leitura histórica e social da boca do ser humano em suas diferentes expressões. A boca nas artes e literatura: pintura, fotografia, música e poesia; o movimento antropofágico; a boca e seus modismos: saúde bucal e o status dos dentes cariados na modernidade; a boca como signo do erotismo; a boca como signo de liberdade ou opressão de expressão; a boca e a estética.

6/9, segunda, às 11h30
Disponível nas redes sociais do Sesc Bertioga
Facebook | Instagram | Youtube


A boca como suporte da Videoarte
Com Eveline Rodrigues, Lívia Perroca e Estúdio Verbena

Performances corporais inspiradas em grandes obras de mulheres ao longo da história da arte, buscam reler e integrar obras feministas de forma contemporânea e provocativa; trazendo reflexões e sensações, através do corpo, texturas e sons.

4/9, sábado, às 19h30
Disponível nas redes sociais do Sesc Birigui
Facebook | Instagram | Youtube
 


Sorrisos do Mundo
Com Clementine Produções

O sorriso é uma das ações mais praticadas no mundo todo, porém em cada canto um povo ri por diferentes motivos. Dizem que o oriental coloca a mão em frente à boca, timidamente, quando acha graça, já o italiano gargalha alto para todos escutarem.

Seja por uma piada, por uma informação que traz felicidade ou até por uma situação embaraçosa, o sorriso surge e a partir dele muitas outras coisas acontecem com nosso corpo. A cada vídeo, boas notícias, textos bem-humorados, poesia, músicas e dados sobre como o mundo sorri.

De 4 a 11/9, quartas e sábados, às 13h
Disponível nas redes sociais do Sesc Osasco
Facebook | Instagram | Youtube


Você tem ideia de como um sorriso pode ser transformador?
Projeto fotográfico que apresenta uma das funções mais poderosas da boca: sorrir!

4/9, sábado, às 17h
Disponível nas redes sociais do Sesc Santos
Facebook | Instagram | Youtube

 

Sorriso: curva que corre fora da gente
Com Floreia Teatro

Em um mergulho na casa, em quarentena, proporcionamos um reencontro com nós mesmos, com nosso íntimo, o lugar onde nascem, moram e adormecem sorrisos. E os sorrisos nos auxiliam a cuidarmos de nós e do outro, principalmente neste momento de isolamento.

De 6 a 9/9, segunda a quinta, às 9h
Disponível nas redes sociais do Sesc Piracicaba
Facebook | Instagram | Youtube


Boca entre traços e versos
Com André Catoto (DnA), Mariana Teixeira, Teresa Bendini e Fabrício Cunha

Boca não é tudo igual. Por que então falar sobre ela de um jeito tão normal? O Sesc Taubaté apostou na construção poética animada para contar mais sobre Bucalidade. Comer, falar e beijar, pilares do conceito, ganham uma interpretação inspiracional e reflexiva, assim como suas funções no dia a dia e na vida das pessoas são ressaltadas sob uma ótica diferente. A boca aqui é a protagonista e assume o papel de instrumento de conexão com o mundo. Dizem que, quem acompanhar, vai ficar de boca aberta!

De 8 a 12/9, quarta a domingo, às 11h
Disponível nas redes sociais do Sesc Taubaté
Facebook | Instagram | Youtube
 


Boca Pra que te Quero - Oficinas criativas
Com “De criança para criança”

Após um bate-papo sobre bucalidade, serão criadas quatro histórias animadas de forma interativa e colaborativa. Durante as oficinas, os participantes desenvolverão os roteiros, os desenhos e até vozes dos personagens. Após finalizadas, as histórias serão disponibilizadas nas redes sociais da unidade.

De Criança para Criança é vencedor do festival ComKids Interativo 2020 na categoria multiplataforma. Segundo lugar no Festival ComKids 2019 na categoria filmes curtos. Primeiro lugar no WSA na categoria ensino e educação, e primeiro lugar no maior festival de inovação educacional da América Latina. 

De 7 a 10/9, terça a sexta, às 10h
Disponível nas redes sociais do Sesc Santo André
Facebook | Instagram | Youtube
 


A boca e as relações sociais
Com a Cia Mimicalado

Em uma série de cinco vídeos, o ator Leandro Calado apresenta mímicas e textos que trazem imagens cotidianas e poéticas para falar sobre as relações globais e socioculturais da boca e da saúde bucal.

De 8 a 12/9, quarta a domingo, das 15h
Disponível nas redes sociais do Sesc Interlagos
Facebook | Instagram | Youtube

 

Há poesia na boca, ou boca na poesia?

Bocas de diferentes idades, cores e sotaques declamam poemas nos quais a temática é a própria boca.  

12/9, domingo
Disponível nas redes sociais do Sesc Pompeia 
Facebook | Instagram | Youtube

Comunicação e máscaras na pandemia
Com Adriane Macarini e Silvia Pinho

A interprete de libras Adriane Macarini e a fonoaudióloga Silvia Pinho apresentam questões sobre o impacto da pandemia e do uso de máscaras na comunicação no trabalho.

Adriane Macarini é educadora com especialização na área de Surdez, pós-graduada em Tradução, Interpretação e Docência em Libras e micro empreendedora da Macarini Libras.

Silvia Pinho é fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo e Especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

10 e 11/9, sexta e sábado, às 10h
Disponível nas redes sociais do Sesc Ipiranga
Facebook | Instagram | Youtube


curta-documentário
Boca, memórias e conexão
Produzido por ComCom Pimentas

Reflexões sobre a importância da boca e de seu cuidado, principalmente para a oralidade. A partir de relatos dos moradores do Parque da Seringueira e integrantes da Associação de Moradores do Núcleo Habitacional do Parque da Seringueira, o projeto pretende fazer uma relação entre a importância da saúde bucal para a construção de relatos e registro de memórias e conexão entre moradores de uma região.

A Associação de Moradores do Núcleo Habitacional do Parque da Seringueira foi criada no ano de 1999 e entre os objetivos de sua fundação estava a luta pelo direito à moradia digna para a população.

11/9, sábado, às 15h
Disponível nas redes sociais do Sesc Guarulhos
Facebook | Instagram | Youtube


A felicidade na ponta da língua
Com Cia Eureka

Desde o gosto que vem junto com aquele cheirinho de café coado na casa da avó, as comidas que te lembram a infância, o gosto da sua fruta preferida, o tempero da mãe, aquele gostinho doce da sobremesa depois de uma boa conversa... Essas e muitas outras memórias passam pelo paladar e nos trazem a certeza que a vida está cheia de poesia e de pequenos momentos de felicidade. Por isso fazemos as seguintes perguntas: para você, qual o gosto da felicidade? Como seria o mundo sem gosto?

Dia 11/9, sábado, às 18h
Disponível nas redes sociais do Sesc São Carlos
Facebook | Instagram | Youtube
 

Rosto Relax
Com Amanda Higa

Exercícios e cuidados para relaxamento e fortalecimento da musculatura da mastigação.

Amanda Garcia Higa possui formação em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). É especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp -2016). Membro do centro especializado em bruxismo e dor orofacial (CEBDOF - USP).

12/9, Domingo, às 16h
Não recomendado para menores de 12 anos
Disponível nas redes sociais do Sesc Bom Retiro
Facebook | Instagram | Youtube

 

voltar ao top


A BOCA NAS REDES

A boca e a expressão facial
Sequência de cards animados que abordam a importância da expressão facial na comunicação, o papel da boca na expressão e o impacto da máscara no inter-relacionamento social.

4/9, sábado
Sesc São José dos Campos
Facebook | Instagram | Youtube

Expressões faciais
Fotografias de susto, raiva, dúvida, alegria. Qual é a importância de expressar os nossos sentimentos e qual o papel da máscara neste momento?
3/9, sexta

Envelhecimento Precoce da Boca
Sequência de cards com dicas para evitar o envelhecimento bucal.
10/9, sexta

Disponíveis nas redes sociais do Sesc Pompeia 
Facebook | Instagram | Youtube

Comer, ato cultural e social - tipicidade e hábito alimentar no vale do ribeira
Com Daniela Franbez

Mapeamento dos hábitos alimentares das comunidades presentes na região do Vale do Ribeira (quilombola, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e nipônicos), apresentando suas tipicidades do ato de comer e suas relações.

De 5 a 8/9, domingo a quarta, às 10h
Disponível nas redes sociais do Sesc Registro
Facebook | Instagram | Youtube

 

Boca, pra que te quero?
Com equipe de odontologia do Sesc Santo André e Prateleira de Quadrinhos

Histórias em quadrinhos sobre a importância social da boca e o seu significado, a partir de um olhar lúdico.

De 6 a 10/9, segunda a sexta, às 10h
Disponível nas redes sociais do Sesc Santo André e São Caetano
Santo André: Facebook | Instagram | Youtube
São Caetano: Facebook | Instagram | Youtube

 

Rosto Relax
Com Amanda Higa

Cards que abordam a prevenção de questões relacionadas a ATM (Articulação Temporomandibular), tais como bruxismo e outras disfunções, a partir da conscientização sobre hábitos cotidianos.

Amanda Garcia Higa possui formação em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). É especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp -2016). Membro do centro especializado em bruxismo e dor orofacial (CEBDOF - USP).

De 7/9 a 10/9, terça a sexta, às 12h
Disponível no Instagram do Sesc Bom Retiro
Facebook | Instagram | Youtube

 

Se minhas máscara falasse
Com a Equipe de Odontologia do Sesc Bom Retiro

Cards que abordam a necessidade da manutenção dos cuidados com saúde bucal mesmo em tempos de uso de máscara, prevenindo assim seus principais problemas.

11/9, sábado, às 16h
Disponíveis no Instagram do Sesc Bom Retiro
Facebook | Instagram | Youtube

voltar ao top


Acompanhe as redes sociais das unidades do Sesc São Paulo para mais programações.