Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

CineSesc realiza ciclo de encontros online e gratuito "Mulheres Cineastas: Do Íntimo ao Político"

Primeiro minicurso oferecido será sobre a cineasta japonesa Naomi Kawase, nos dias 1 e 2 de setembro, quarta e quinta, das 19h às 21h

 

O CineSesc realiza, de setembro a dezembro, um minicurso de dois dias intitulado "Mulheres Cineastas: Do Íntimo ao Político", ministrado pela psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte Bianca Coutinho Dias. O primeiro encontro será sobre a obra da cineasta japonesa Naomi Kawase. Nascida em Nara, no Japão, e criada na região rural por sua tia-avó, Naomi sempre se interessou por cinema e artes visuais. Frequentou a Escola de Fotografia de Osaka e atuou como produtora de programas televisivos durante a faculdade de cinema. Estreou como diretora no documentário em curta-metragem Em Seus Braços (1992), laureado com o Prêmio da Crítica FIPRESCI no Festival de Yamagata.

Após realizar documentários em curta e longa-metragem, começou a se destacar no cenário cinematográfico a partir de Suzaku (1997), ficção pela qual foi premiada com o prêmio Caméra d'Or no Festival de Cannes. O festival francês também foi, em parte responsável, por destacar a contínua ascensão da cineasta, pois nos anos seguintes Naomi foi condecorada com o Prêmio do Júri Ecumênico pelas obras Floresta dos Lamentos (2007) e Esplendor (2017), além de receber o prêmio Carrosse d'Or, em 2009, por sua contribuição ao cinema.

 

 

Para entrar em contato com o cinema de Naomi Kawase e começar a mergulhar no universo da diretora, a série Cinema #EmCasaComSesc estreia dois de seus filmes no dia 26 de agosto. No longa "Esplendor" (2017), Misako é uma dubladora apaixonada por versões cinematográficas para deficientes visuais. Em uma exibição, ela conhece Masaya, um fotógrafo mais velho que está perdendo lentamente sua visão. Misako logo descobre as fotografias de Masaya, que estranhamente trará de volta o seu passado. Juntos, eles aprenderão a ver o mundo radiante que era invisível para seus olhos.

Já no flme "Sabor da Vida" (2015), Sentaro dirige uma pequena padaria que serve dorayakis - panquecas recheadas com pasta de feijão vermelho doce. Quando uma senhora de idade, Tokue, se oferece para ajudar na cozinha, ele relutantemente aceita. Mas Tokue prova ter um toque de mágica quando se trata de fazer “an”. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações para revelar velhas feridas.

 

 

As inscrições para o minicurso de agosto acontecem a partir de sexta-feira, dia 27/8, às 14h, pelo site sescsp.org.br/inscricoes.

Confira a programação completa do ciclo de encontros:

NAOMI KAWASE
01 e 02/09, das 19h às 21h
Inscrições a partir de 27/08, às 14h

CLAIRE DENIS
06 e 07/10 das 19h às 21h
Inscrições a partir de 01/10, às 14h

CHANTAL AKERMAN
10 e 11/11, das 19h às 21h
Inscrições a partir de 05/11, às 14h

AGNÈS VARDA
01 e 02/12, das 19h às 21h
Inscrições a partir de 26/11, às 14h