Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

MOVER: Práticas Coreográficas de Escrita

No primeiro semestre de 2021, o Sesc Pinheiros convidou seis artistas de dança para coreografar os textos da publicação 'MOVER - Práticas Coreográficas de Escrita'. A ideia inicial propôs que artistas de diferentes realidades socioeconômicas e geográficas compartilhassem com o público como atuaram como profissionais da dança no contexto de isolamento social gerado pela pandemia de COVID-19.

Nesse período, os profissionais das artes foram severamente impactados pela situação e afastados das salas de espetáculos sem data para voltar. Dessa vivência, observa-se uma profusão criativa: peças on-line, transmissões de espetáculos gravados, aulas show, danças em áudios, transformações das redes sociais em veículos de interação, peças postais, existências ainda não nomeadas - criações e experiências que inspiraram e deram origem ao projeto 'MOVER'.

A primeira parte do projeto foi realizada entre maio e junho, com um ciclo de três encontros on-line, em que os artistas Cristian Duarte, Danilo Patzdorf, Deise de Brito, Marina Guzzo, Priscila Maia e Tiago Amate compartilharam os desafios e conjunturas de criação em dança no contextoatual. Após os ciclos de falas públicas, seguiu-se para a segunda etapa do projeto, em que as reflexões dos artistas foram reunidas em uma publicação digital com textos de cada um deles.

A etapa de diagramação foi dirigida por Júlia Rocha, que dividiu o projeto dramatúrgico com o artista Fábio Morais, e o projeto gráfico ficou a cargo de Tina Merz (imagens abaixo). Participaram como primeiras leitoras as artistas Joana Ferraz, Isabel Monteiro e Regina Melim.

 

 

 

Páginas internas da publicação, com criação dramatúrgica de projeto gráfico por Fabio Morais, Júlia Rocha e Tina Merz.

 

>> BAIXE AQUI A PUBLICAÇÃO EM PDF <<

 

MODOS DE USAR

- A publicação MOVER convida o leitor a uma navegação que não necessariamente se parece com aquela de leitura tradicional e praticada no cotidiano; Permita-se se perder e experimentar diversos modos de leituras: linear, fragmentado, aos poucos ou numa corrida só;

- O arquivo é melhor visualizado no computador. Recomendamos o uso da ferramenta de zoom para aproximação e distanciamento ao longo da leitura.

- Passando o cursor do mouse ao longo do texto é possível ser conduzido aos autores e os trechos de sua autoria, bem como acessar outras mídias (vídeos e websites dos artistes).

 

 

MOVER – PRÁTICAS COREOGRÁFICAS DE ESCRITA

proposto por Maitê Lacerda

 

textos de

Cristian Duarte

Danilo Patzdorf

Deise de Brito

Marina Guzzo

Priscila Maia

Tiago Amate

 

criação dramatúrgica de projeto gráfico

Fabio Morais

Júlia Rocha

Tina Merz

 

leitura crítica

Isabel Ramos Monteiro

Joana Ferraz

Regina Melim