Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Deixa Fluir: um guia para aproveitar a Semana Move no Sesc Avenida Paulista

Educadores do Sesc Avenida Paulista. Foto: Carol Vidal
Educadores do Sesc Avenida Paulista. Foto: Carol Vidal

A Semana MOVE - um dos principais movimentos globais de combate ao sedentarismo – chega em sua 9ª edição entre os dias 18 e 26 de setembro.

Em uma iniciativa da ISCA - International Sports and Culture Association com coordenação do Sesc São Paulo na América Latina, a Semana Move visa inspirar as pessoas para a prática regular de atividades físico-esportivas e de lazer, além de ampliar o acesso às diversas modalidades e práticas corporais.

Em 2021, teremos a participação de 9 países do continente americano - Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Além do Sesc SP, o evento reunirá novamente uma fortalecida rede de parceiros - empresas, instituições e pessoas, chamadas “Movedores”, que se mobilizam para atuar em suas comunidades e sensibilizar a população sobre a importância e os benefícios de uma vida ativa e saudável.  

Com a retomada e a ampliação dos atendimentos das atividades físico esportivas (seguindo todos os cuidados e protocolos de segurança e saúde) o convite é para os participantes encontrarem seu movimento no Sesc, além de proporcionar o reencontro com as pessoas. 

 

Fluidez, função, gesto e acolhimento

Essas são as palavras-chave desse projeto que busca oferecer práticas corporais diversas que estimulam o contato com nossos corpos de forma natural e os desafiam de maneira espontânea, inspirando o contato com nós mesmos e emanando vibrações com e para o outro. 

 

Programação no Sesc Avenida Paulista

Aulas presenciais, na Praça (Térreo) com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do Sesc Avenida Paulista.

Inscrições prévias aqui.

 

 

Katas e Taikos
Com Tiago Camilo (ex-atleta de judô) e Wadan Taiko Ensemble
Sábado, 18/9, das 11h às 12h30

Taiko com Wadan Taiko Ensemble

Nesta aula serão abordadas técnicas de Taiko com movimentos reproduzidos por meio da prática de percussão no biobol juntamente com Katas do Judô, ministrados pelo ex-atleta Tiago Camilo. Taiko significa "tambor" em japonês. Esse termo passou a ser utilizado para referir-se ao tradicional tambor do Japão e a sua prática. O taiko faz parte da cultura japonesa e ao longo de toda sua história foi utilizado como meio de comunicação, na religião, em festivais, na guerra e no teatro.

A palavra kata, do japonês, significa "forma". Na prática, Kata é a raiz das técnicas do judô e de qualquer outra arte marcial. Trata-se da execução em sequência de uma série de golpes respeitando normas estéticas, de etiqueta e a origem das técnicas; ou seja, preservando-as conforme sua concepção.

 

Yoga e Mudras
Com educadoras de atividades físico-esportivas
Terça, 21/9, das 8h às 9h30

Mudras. Com a educadora Carol Parreira

Aula de Yoga com Mudras. Mudra significa "símbolo" e trata-se principalmente de gestos feitos com as mãos dentro da tradição cultural indiana, com significados específicos, normalmente expressando ideias ou intenções. Esses gestos com as mãos podem ser adotados no contexto do Yoga, principalmente nas posturas meditativas.

 

Flow
Com educadores de atividades físico-esportivas
Quinta, 23/9, das 19h às 20h30

Michele Bonifácio

A teoria do estado de flow ou fluxo, apresentada na década de 1970, ainda hoje é considerada uma das principais ferramentas para obtenção da felicidade e do bem-estar. Ela foi desenvolvida com o intuito de compreender o que leva o indivíduo ao seu estado pleno de satisfação e motivação intrínseca. O conceito designa o estado de consciência em que a mente e o corpo se encontram em perfeita harmonia. Assim, permite que o indivíduo esqueça dos acontecimentos do passado ou problemas futuros, focando apenas no presente. Essa atitude contribui para a organização da consciência, ou seja, estamos falando de um modo de colocar as emoções a serviço da performance e do aprendizado. No estado de fluxo, as emoções não estão apenas contidas e canalizadas, mas também alinhadas com a tarefa executada. 

 

Dança Circular
Com educadoras de atividades físico-esportivas
Sábado, 25/9, das 16h às 17h30

Aula de dança circular, uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade e reflete a necessidade de comunhão, celebração e união entre os povos. Dançando em roda, se vivencia a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros. Obs.: A aula será adaptada para seguir os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19.

 

Acompanhe também as atividades online nas redes do Sesc Avenida Paulista

Conteúdos inéditos em vídeo, fotos e instruções para você fazer aí de casa. Siga nosso instagram, facebook e twitter e fique por dentro!

 

Quinta, 16/9 - Vídeo katas com Tiago Camilo

Domingo, 19/9 - Posições Mudras com Carol Parreira

Quarta, 22/9 - Desafio Flow com Raquel Steffen

Raquel Steffen

 

Domingo, 26/9 - Vídeo entrevista Movedores Transformadores com Tiago Camilo e Sandro Testinha. 

Sandro Testinha e Tiago Camilo.

Os atletas comentam sobre as iniciativas sociais que conduzem, o Instituto Tiago Camilo, localizado no bairro de Paraisópolis, Zona Sul da cidade de São Paulo e a Associação Social Skate, em Poá, no extremo leste da Grande São Paulo.


--- Acompanhe a programação da Semana Move em sescsp.org.br/semanamove ---