Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Parque Dom Pedro II inicia a construção de sua unidade definitiva

Projeto do novo Sesc Parque Dom Pedro II (UNA Arquitetos)
Projeto do novo Sesc Parque Dom Pedro II (UNA Arquitetos)

Instalado em 2015, primeiro como ocupação e, depois, com uma estrutura temporária, o Sesc Parque Dom Pedro II, localizado entre as avenidas do Estado, Mercúrio e a Praça São Vito, interrompeu suas atividades regulares em março de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a reabertura em ocasiões específicas — como a realização do CINESESC DRIVE-IN, do CIRCO NO PARQUE e de apresentações musicais e teatrais para crianças —, sempre respeitando os protocolos de segurança e distanciamento, a unidade permaneceu com os portões fechados.  

Agora, depois de receber a autorização municipal e de concluir a licitação para as obras, que serão realizadas pela JL Construções, chegou a hora de desmobilizar a estrutura e olhar para o futuro.

A previsão para a conclusão da estrutura definitiva é de 46 meses.

O novo Sesc Parque Dom Pedro II 

Elaborado pelo UNA Arquitetos, o projeto da nova unidade, que promove a integração direta do espaço com a cidade, sem muros e sem mediações, recebeu três prêmios na oitava Premiação Saint-Gobain AsBea (foi o grande vencedor na categoria Projeto Institucional e ainda foi reconhecido como Destaque Sustentabilidade e Destaque Roberto Aflalo).


Imagem: UNA Arquitetos

De acordo com seus autores, o volume da edificação, seu número de pavimentos e horizontalidade dialogam com o volume das construções circundantes. A partir do novo edifício, vão se constituir também novas vistas para a cidade, o Mercadão, o Palácio das Indústrias, o centro e a zona leste. Os espaços internos, propícios às permanentes ações programáticas do Sesc, foram pensados em relação ao exterior, com uma transparência convidativa, para que as pessoas entrem e usufruam do local sem perder o contato com a cidade. Pátios arborizados, entretanto, resguardam, no projeto, as atividades internas do tráfego intenso de veículos nas avenidas do Estado e Mercúrio. 

O Sesc no território 

Apesar da desmobilização, o Sesc Parque Dom Pedro II segue com as atividades programadas para o ambiente virtual até dezembro de 2021, no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.  

Depois disso, as ações e projetos desenvolvidos no espaço passam a ser realizados pelo Sesc Carmo, unidade que, até então, coordenava as ações na estrutura provisória. Além dela, o território central da cidade conta com a programação das unidades 24 de Maio, Bom Retiro, Consolação e Florêncio de Abreu. Acompanhe as atividades de todas elas, bem como a ações desenvolvidas pela instituição na capital e no interior, no Portal e nas redes socias do Sesc São Paulo.