Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Corpos em ação

Coreógrafo Luis Arrieta apresentará trabalho inédito na Bienal Sesc de Dança. Crédito: Lara Dias
Coreógrafo Luis Arrieta apresentará trabalho inédito na Bienal Sesc de Dança. Crédito: Lara Dias

NA 12ª EDIÇÃO DA BIENAL SESC DE DANÇA, GRUPOS DO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES

EXPRESSAM QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS EM ESPETÁCULOS E ATIVIDADES FORMATIVAS

 

Corpos materializam memórias e narrativas que se expressam pela dança. Cada coreografia, seja ela realizada em um tablado, no chão de casa ou nas ruas, é um movimento que reflete sobre o passado e o presente. Permeada por esse caráter reflexivo e plural, que abraça diferentes corpos e questões contemporâneas, a Bienal Sesc de Dança realiza sua 12ª edição entre os dias 2 e 10 de outubro, com uma ampla programação online nas plataformas digitais do Sesc São Paulo.

 

Artistas e grupos do Brasil – São Paulo, Bahia, Ceará e Amazonas, entre outros estados – e do exterior, como Coreia do Sul e Portugal, levam para a dança o significado e o impacto do confinamento desses corpos em espaços domésticos durante a pandemia. Outras compreensões e vivências também são temas de apresentações inéditas, criadas especialmente para a Bienal Sesc de Dança.

 

A maioria dos espetáculos nacionais será realizada em diferentes unidades do Sesc e transmitida ao vivo na programação do #EmCasaComSesc, disponível no canal do YouTube do Sesc São Paulo. Também serão exibidas apresentações nacionais e internacionais  gravadas especialmente para a Bienal. Além disso, o público poderá participar de uma série de ações formativas – oficinas, workshops, bate-papos, ateliês de dança para crianças e ciclo de estudos, entre outras. Haverá, ainda, uma mostra de filmes e outra de videodança na programação.

 

“A programação do festival, como de costume, apresenta uma pluralidade de corpos e estéticas da dança contemporânea, trazendo artistas LGBTQIA+, artistas com deficiências e uma forte presença das poéticas dos corpos negros, permeando as ações cênicas e formativas”, segundo Fabrício Floro, assistente técnico da Gerência de Ação Cultural.

 

Esta edição homenageia dois grandes nomes brasileiros da dança: o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo (1955-2020) (leia Perfil publicado na Revista E nº 296, de junho de 2021) e a bailarina e coreógrafa Lia Rodrigues, cuja companhia de dança homônima completou 30 anos em 2020 (leia Encontros publicado na Revista E nº 287, de setembro de 2020). Confira a programação completa: bienaldedanca.sescsp.org.br.

 

A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL, COMO DE COSTUME, APRESENTA UMA PLURALIDADE

DE CORPOS E ESTÉTICAS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA, TRAZENDO ARTISTAS LGBTQIA+,

ARTISTAS COM DEFICIÊNCIAS E UMA FORTE PRESENÇA DAS POÉTICAS DOS CORPOS NEGROS,

PERMEANDO AS AÇÕES CÊNICAS E FORMATIVAS.

 

Fabrício Floro, assistente técnico da Gerência de Ação Cultural.

 

 

ÚLTIMO RISO

 

Divulgação

 

Depois de ser exibido no Festival de Cannes (França) deste ano e estrear nas telonas em setembro, o filme O Palhaço, Deserto entra na programação do SescTV a partir do dia 1º de outubro. Dirigido pela paulistana Patrícia Lobo, o longa-metragem conta a história do palhaço Cidadão (interpretado pelo ator Paulo Jordão), que enfrenta com amargura e desilusão o primeiro dia de sua aposentadoria, após 47 anos dedicados ao ofício de fazer rir. O protagonista caminha pelas ruas do centro da cidade de São Paulo, imerso em um campo de ilusão (como se estivesse em um cabaré) e em outro de concreta realidade, atravessando ruas, personagens e dilemas. Assista: sescsp.org.br/sesctv.

 

QUESTÃO DE SAÚDE

 

São muitas as dimensões que cercam o uso das drogas, como o sofrimento psíquico demonstrado nos índices de saúde mental no Brasil. A fim de levantar reflexões sobre essa temática, o curso Questão Social das Drogas, no Sesc Bom Retiro, realiza dez encontros com a presença de especialistas convidados e a mediação da assistente social e pesquisadora Fernanda Almeida. Distribuídos em dois módulos, os encontros irão percorrer um trajeto que passa pela história da proibição, pelo racismo e pelas mudanças de políticas públicas e medidas jurídicas associadas às drogas, além de estratégias de redução de danos e práticas de cuidado à saúde mental. A partir do dia 21/10, estarão abertas as inscrições para o segundo módulo (Racismo, Territórios e Mobilização Social), a ser realizado em novembro. O curso é voltado a profissionais e estudantes de diversas áreas, como Saúde, Psicologia e Serviço Social, além de outras pessoas interessadas no tema (acima de 14 anos). Saiba como participar: sescsp.org.br/inscricoes.

 

INFÂNCIAS EM PAUTA

 

Em outubro, o Sesc São Paulo realiza uma série de programações que enfatizam o protagonismo e as vivências das crianças durante a pandemia. Neste período de isolamento e de outras restrições, quais as transformações em suas relações, percepções e brincares? A ação #SescnaSemanadaCriança ainda fomenta reflexões acerca das infâncias, suas características e como apoiá-las a fim de oferecer espaço para que aconteçam de maneira saudável. Acompanhe a programação nas redes sociais do Sesc São Paulo: www.youtube.com/sescspwww.facebook.com/sescsp |www.instagram.com/sescsp.

 

NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS

 

Susana Cristina

 

Como criar ou adaptar uma história para salas de cinema, televisão ou plataformas de streaming on demand? Para saber como é esse processo, o Sesc Guarulhos dá início, no dia 16 de outubro, ao ciclo de palestras Escrever Cinema. Nele, convidados irão falar sobre a criação de narrativas para obras de ficção (longa e curta-metragem), seriados, documentários e animações. Realizado aos sábados, às 14h, cada encontro receberá um convidado que irá compartilhar as etapas dessa escrita, que é fundamental para qualquer produção da sétima arte. Participarão do ciclo os roteiristas/cineastas: Paulo Marcelo do Vale (foto), Daniel Maciel, Lufe Steffen, Juliana Vicente, Celso Sabadin, Camila Kater, Diego Paulino e Alberto Álvares. Todos os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc Guarulhos e o encerramento acontecerá no dia 4 de dezembro.

 

SESC MEMÓRIAS

 

Tropicália 20 Anos, Sesc Pompeia, 1987 | Acervo Sesc Memórias

 

Acervo que preserva e conta a história dos 75 anos do Sesc São Paulo, celebrados em setembro passado, o Sesc Memórias ganha espaço nas redes sociais, ampliando diálogos com o público a partir de suas ações e pesquisas e compartilhando documentos que narram a trajetória da instituição. Conheça: www.instagram.com/sescmemorias.

 

DRAMATURGIA PRESENTE

 

Thaís Mallon

 

Com o objetivo de estimular a produção dramatúrgica contemporânea, dando visibilidade à diversidade de vozes, corpos, temas e linguagens, o Círculo de Dramaturgias, realizado pelo Centro de Pesquisa Teatral do Sesc (CPT_SESC), convida seis autoras para uma série de encontros que vai de outubro a dezembro. Nesta edição, participam: Angela Ribeiro, Ave Terrena, Dione Carlos, Silvia Gomez, Cristiane Sobral (foto) e Solange Dias. Ao todo, 20 encontros mediados pelas convidadas – que também fazem a seleção dos participantes – provocam a produção nas artes dramáticas e a reflexão crítica acerca de temáticas, formatos, obras e experimentos. Na abertura, intitulada Banquete Dramatúrgico: O que É (Foi, Será) Dramaturgia?, a ser transmitida em 8/10 pelo canal do YouTube do CPT_SESC, estarão presentes as seis escritoras. Além desse, mais sete encontros serão abertos ao público. Saiba mais: sescsp.org.br/cpt.