Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

As escolhas conscientes da alimentação

O tema do meio ambiente tem sido cada vez mais abordado pela, pela população brasileira, pelas instituições e pela mídia. Sabemos que os desequilíbrios ambientais estão cada vez mais evidentes ao redor do mundo e seus efeitos, cada dia mais preocupantes para todas as formas de vida.

As escolhas que fazemos hoje já são um reflexo direto do que devemos esperar no futuro, em todos os aspectos. Meio ambiente, alimentação e saúde são assuntos cada vez mais interligados porque precisam estar alinhados para a preservação da biodiversidade do planeta. Como podemos buscar alternativas para reduzir os danos de um sistema alimentar que ainda contribui para muitos dos impactos ambientais conhecidos hoje? A reportagem principal desta edição da Revista E, Além do prato, apresenta um panorama de alternativas e ações para pensarmos a alimentação como um bem à nossa saúde e à do nosso planeta.

Esta edição faz ainda um passeio pela História e relembra, no Almanaque Paulistano, lugares da capital por onde costumavam circular artistas da Semana de Arte Moderna de 1922; a escritora Heloísa Buarque de Hollanda fala de seus estudos sobre o feminismo desde os anos 1960 e compartilha a arte de agregar gerações em torno da diversidade cultural em Encontros; o cineasta mineiro Helvécio Ratton relata suas experiências como autor de filmes que repercutem questões sociais, como a saúde mental, em Depoimento; a matéria Gráfica examina novos mundos possíveis com a terceira edição de Frestas – Trienal de Artes; e, na seção literária, conto inédito do escritor paulista Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira.

Boa leitura!

 

Danilo Santos de Miranda
Diretor do Sesc São Paulo