Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Do Peito ao Prato: conheça a programação online

De 1 a 7 de agosto, o Sesc SP realiza a terceira edição do projeto Do Peito ao Prato. A ação aborda a importância da alimentação adequada e saudável nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida adulta. A programação online ocorre concomitante à Semana Mundial do Aleitamento Materno e se completa com a publicação de conteúdos temáticos no portal e redes sociais do Sesc São Paulo. Acompanhe no Instagram e Facebook

ENTREVISTAS

Amamentar hoje: como a pandemia afetou a prática do aleitamento materno, com Cristiano Boccolini, é pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icict/Fiocruz.

7 fatos atuais sobre amamentação, por Maria José Guardia Mattar, pediatra e neonatologista, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) .

PROGRAMAÇÃO

A importância da proteção da amamentação
Com Ana Thais Vargas (Ginecologia e obstetrícia. Parto normal, natural e humanizado, Ginecologia endócrina e LGBTQIA+), Kely Carvalho (Fonoaudiologia Neonatal e Consultora de Amamentação), Vânia Gato (Pediatria geral, neonatologia e amamentação. Idealizadora da Lumos Cultural). Mediação: Celso Moreira (Programação Sesc Osasco)
1/8, domingo.
17h às 18h30.

Bate-papo em vídeo, no facebook.com/sescosasco e youtube.com/sescosasco

Amamentação e volta ao trabalho – como ser uma creche amiga da amamentação
Com Kely Carvalho (Fonoaudiologia Neonatal e Consultora de Amamentação). Mediação: Taís Matos (Educadora Sesc Osasco).
3/8, terça.
15h às 16h.
Bate-papo ao vivo, transmitido no instagram.com/sescosasco

Reflexões sobre amamentação e volta ao trabalho 
Com Bárbara Moura, enfermeira e consultora de amamentação, e Camila Leal, psicóloga clínica e perinatal. 
3/8, terça. 
18h às 20h. 
20 vagas. Inscrições a partir de 20/7, às 14h.
Grátis. 
 
Atividade online, na plataforma Zoom. VAGAS ESGOTADAS.
Saiba+

Como se tornar uma consultora de amamentação
Com Bianca Balassiano (Consultora Internacional em Lactação e Professora de Amamentação para profissionais)
3/8, terça.
19h30 às 21h30.
Grátis.
Grupo online, na plataforma Zoom. 

Licença parental enquanto garantia da amamentação
Com Bruna Andrade (Advogada, Mestre em Direito e Especialista Direito Homoafetivo e de Gênero. Co-fundadora e C.E.O. da startup Bicha da Justiça), Marcela Tiboni (Mãe, lésbica e escritora, autora do livro “MAMA: um relato de maternidade homoafetiva”), André Lourenço (Pai de Maia, acredita na criação com amor e afeto, e vem apostando nesse projeto para criar uma pessoa independente, amada e corajosa junto com sua companheira Vanessa)
4/8, quarta.
20h às 21h30.
Bate-papo ao vivo, transmitido no facebook.com/sescosasco e youtube.com/sescosasco

Para gestantes: Amamentação de A a Z
Com Taciana Panuncio (Nutricionista especialista em nutrição materno-infantil) e Carolina Carvalho (Fisioterapeuta, Consultora em Amamentação e Consultora do Sono).
4, 5 e 6/8 (quarta, quinta e sexta)
15h às 16h30.
Grátis.
Workshop online, na plataforma Zoom. 


Lançamento do curso EAD  –  Construindo o futuro: Introdução Alimentar para bebês até 2 anos
Com Rachel Francischi
Grátis, disponível a partir de 5/8, quinta, na plataforma EAD Sesc Digital
Saiba+

Amamentação e introdução alimentar – como equilibrar?
Com Karine Durães (Nutricionista materno Infantil, Esp. Pediatria, Fitoterapia e Neurociência e Comportamento)
5/8, quinta.
19h30 às 21h30.
Grátis.
Grupo online, na plataforma Zoom. 


Amamentação e retorno ao trabalho na prática: como prosseguir? 
Com Bárbara Moura, enfermeira e consultora de amamentação, e Camila Leal, psicóloga clínica e perinatal. 
6/8, sexta. 
18h às 20h. 
20 vagas. Inscrições a partir de 24/7, às 14h.
Grátis. 
Atividade online, na plataforma Zoom. VAGAS ESGOTADAS.
Saiba+


Live: Amamentação e introdução alimentar: construindo um futuro saudável 
Com Inês Rugani e Danie Sampaio. Apresentação e mediação de Ariane Feltrin Pasuld 
7/8, sábado. 
16h às 17h30. 
Transmissão ao vivo pelo youtube.com/sescsp 
Saiba+

Veja aqui vídeos com especialistas, reportagens, entrevistas e materiais de orientação sobre o aleitamento materno e a introdução alimentar.

Registro da primeira edição do projeto, realizada em 2019. Foto: Mariana Krauss

Saiba mais sobre as atividades

Reflexões sobre amamentação e volta ao trabalho 
Com Bárbara Moura, enfermeira e consultora de amamentação, e Camila Leal, psicóloga clínica e perinatal. 
3/8, terça. 
18h às 20h. 
20 vagas. Grátis.  
Atividades online, na plataforma Zoom. Vagas esgotadas.

O objetivo dessa roda de conversa é refletir junto às famílias presentes a respeito das angústias e desafios que envolvem o retorno ao trabalho e a continuidade da amamentação; contextualizar sobre os índices de amamentação no Brasil; e discutir enquanto sociedade ações a serem realizadas para a continuidade da amamentação após o retorno ao trabalho. 

Bárbara Moura é enfermeira e consultora de amamentação. Iniciou o trabalho de incentivo ao aleitamento materno em 2012 realizando visitas domiciliares, atendimentos individuais e participando de grupos de apoio na Casa Ângela.  

 Camila Leal é psicóloga clínica e perinatal. Atua com gestantes e puérperas individualmente, em família ou em grupos. É psicóloga voluntária na Casa Ângela, membro da Ong Habitare e idealizadora do grupo de Mães Amadas. 


Lançamento do curso EAD – Construindo o futuro: Introdução Alimentar para bebês até 2 anos 
Com Rachel Francischi 
Grátis, disponível a partir de 5/8, quinta, na plataforma EAD Sesc Digital

A introdução da alimentação sólida e a nutrição das crianças até 2 anos de idade é uma fase de descobertas, aprendizagens e muita novidade. Mas também pode trazer dúvidas e ansiedades para a família. A nutricionista, mãe e professora Rachel Francischi convida pais, mães, avós, professores, educadores infantis, babás, profissionais de saúde e todos que se encantam com os primeiros anos de vida da criança a participar desse curso.  

O objetivo é apresentar conhecimentos fundamentais de nutrição infantil para promover crescimento, desenvolvimento e saúde ótimos da criança, desde a infância e ao longo de toda sua vida. 

As primeiras vivências com comida trazem riqueza de aprendizagens sociais, emocionais e físicas. É uma fase crítica para formação dos hábitos alimentares e do paladar. Com linguagem simples, dicas práticas e sem rigidez, o aluno verá que organizar a rotina da alimentação infantil com prazer à mesa é mais fácil do que se imagina. Aprenderá sobre comida de verdade, seu preparo, como interpretar os sinais da criança e iniciar sua alimentação sólida. O quê oferecer, quando, quanto e como dar comida ao bebê. Como evoluir a alimentação ao longo dos meses e como garantir a nutrição ótima também depois de 1 ano de idade. Os frutos da saudável alimentação na infância impactam a vida inteira. 

O curso é pautado em estudos científicos e recomendações de órgãos oficiais nacionais e internacionais de saúde. Também foi baseado na experiência da apresentadora com milhares de famílias e em políticas públicas. O conteúdo está dividido em seis vídeos aulas, cada um respondendo a um fundamento básico da alimentação saudável de crianças. 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER: 

Aula 1: “Quando o bebê começa a comer?” 

Aula 2: “O quê o bebê deve comer?” 

Aula 3: “Como preparar e apresentar a comida ao bebê?” 

Aula 4: “Quanto a criança come e quantas vezes ao dia?” 

Aula 5: “Como é a hora da refeição?” 

Aula 6: “Aprendendo a comer de acordo com cada idade.” 

CONHEÇA A INSTRUTORA: 

Rachel Francischi é apaixonada por comida e por bebês. É nutricionista há mais de duas décadas, formada pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado pela UNICAMP. Foi nutricionista das Nações Unidas (ONU) para América Latina e Caribe no Programa Mundial de Alimentos entre 2007-2012. Neste período, realizava assessoria técnica e missões humanitárias a países como Haiti, Peru, Guatemala e até mesmo Brasil em nutrição materno-infantil, aleitamento materno, micronutrientes e políticas públicas nessas áreas. 

Rachel ama estudar e ensinar alimentação e nutrição. É professora convidada no Brasil e exterior em cursos de graduação e pós-graduação para nutricionistas, pediatras e profissionais da saúde, como a Faculdade de Medicina da USP, a Faculdade de Saúde Pública da USP, o Instituto Nutrição Comportamental, a Universidad de Chile, Universidad de Panamá, entre outras instituições.  

Também é comunicadora de nutrição na mídia impressa, virtual e televisão. Tem o canal “ABC da Nutrição” no YouTube, o blog da Rachel no www.rachelnutricionista.com.br e as redes sociais instagram @rachel_nutricionista e facebook nutricionistarachel onde conversa sobre diferentes tópicos de nutrição e bem-estar.   

Master Practioner em Programação Neuro-Linguistica (PNL), atualmente atende adultos e crianças de todas as idades. Seus consultórios na cidade de São Paulo são espaços de atendimento humanizado em saúde materno-infantil e nutrição e bem-estar. Realiza regularmente Oficinas de Alimentação para pais, famílias, pediatras e demais profissionais da área, presenciais ou online. É mãe do Lucas e do Tiago, pratica yoga, meditação e adora comer bem. 


Amamentação e retorno ao trabalho na prática: como prosseguir? 
Com Bárbara Moura, enfermeira e consultora de amamentação, e Camila Leal, psicóloga clínica e perinatal. 
6/8, sexta. 
18h às 20h. Inscrições a partir de 24/7, às 14h.
20 vagas. Grátis. 
Atividades online, na plataforma Zoom.

Os objetivos dessa roda de conversa são explanar os aspectos emocionais envolvidos neste processo: separação mãe/bebê, desejo de não retornar ao trabalho, desejo inconsciente de descontinuar a amamentação, medos, desafios envolvidos neste processo que requer muita determinação por parte da mãe e apoio da família e sociedade. Além disso, a oficina vai orientar as famílias sobre questões práticas para a continuação do aleitamento materno após o retorno ao trabalho, trazendo aspectos da legislação e também como retirar, armazenar transportar e oferecer o leite materno ao bebê. 

Bárbara Moura é enfermeira e consultora de amamentação. Iniciou o trabalho de incentivo ao aleitamento materno em 2012 realizando visitas domiciliares, atendimentos individuais e participando de grupos de apoio na Casa Ângela.  

 Camila Leal é psicóloga clínica e perinatal. Atua com gestantes e puérperas individualmente, em família ou em grupos. É psicóloga voluntária na Casa Ângela, membro da Ong Habitare e idealizadora do grupo de Mães Amadas. 


Live: Amamentação e introdução alimentar: construindo um futuro saudável 
Dia 7/8, sábado 
16h às 17h30 

Transmissão ao vivo pelo youtube.com/sescsp

 Considerando a especificidade e a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano e o papel fundamental da alimentação para o crescimento e a manutenção da saúde, serão discutidas neste encontro maneiras para promover a alimentação saudável de crianças até 2 anos de idade. Começando pelos desafios para manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê e passando pela introdução alimentar complementar, as convidadas trarão conceitos, recomendações e experiências relacionadas ao tema, a partir de diferentes pontos de vista. 

Com Inês Rugani, Danie Sampaio. Apresentação e mediação de Ariane Feltrin Pasuld 

Inês Rugani:  
Nutricionista sanitarista. Doutora em saúde pública. Professora associada do Instituto de Nutrição da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas". É membro da Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva e membro do núcleo gestor nacional da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. 
 
Danie Sampaio:  
Mãe solo do Matheus 18 e Maria Flor 6. Doula e terapeuta em saúde da mulher. Realizadora do projeto Mãe na Roda de Doulagem Coletiva e Periférica na zona sul de SP. Doula na Casa Angela. Membra da Parto do Princípio Maternidade Ativa e da Associação de Doulas de SP. 

Ariane Feltrin Pasuld:  
Nutricionista do Sesc Santos, bióloga, professora de gastronomia e nutrição no Centro Paula Souza, mestranda em Saúde Coletiva na UNIFESP Santos.