Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Miradas Híbridas

Espetáculo
Espetáculo "Sem Palavras" (2021), da companhia brasileira de teatro | Nana Moraes

Miradas híbridas

PROGRAMAÇÃO DIGITAL E PRESENCIAL REÚNE NOVAS CRIAÇÕES CÊNICAS DE PAÍSES IBERO-AMERICANOS

Quais as possibilidades e desafios das artes no ambiente digital? Essa é uma das questões que vão nortear a Ocupação Mirada, entre os dias 24 e 28 de novembro. Em formato presencial e online, esta edição reunirá trabalhos e reflexões de diferentes companhias e criadores da América Latina, Espanha e Portugal. Realizada entre as edições bienais do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (a próxima será em 2022) –, a ocupação busca evidenciar e estimular diálogos e possibilidades para o atual cenário das artes cênicas.

“Esta ocupação, realizada entre dois festivais, se coloca como um espaço de ativações de novas obras, conexões entre grupos e instituições, bem como um movimento para o futuro, com perguntas sobre qual país e mundo podemos reconstruir e o que devemos demolir”, afirma Sergio Luis de Oliveira, assistente da gerência de ação cultural do Sesc.

Na programação, apresentações presenciais na cidade de Santos, obras gravadas e lives transmitidas no #EmCasaComSesc pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo e outras plataformas, além de trabalhos inovadores realizados online e exibidos na plataforma digital do Sesc São Paulo e pelo SescTV. O público também poderá acompanhar mesas de debates, aberturas de processos criativos e laboratórios artísticos, em que autores vão falar sobre processos de criação de novos trabalhos.

Saiba mais: https://mirada.sescsp.org.br/.

 

 

HISTÓRIA REVISITADA

Patrimônio histórico nacional e primeira edificação do tipo no país, o Forte São João, na cidade litorânea de Bertioga, receberá o público para uma exposição inédita sob a curadoria de Marília Bonas, atual diretora do Museu da Língua Portuguesa, a partir do dia 20/11. Construído em 1536, sob ordens da coroa real portuguesa, como ponto militar, o Forte representa diversas narrativas sobre a história da população indígena tupinambá que vivia na região, a formação do Brasil e o povo que constituiria a cidade de Bertioga. Episódios materializados em imagens, ilustrações e representações cenográficas ocuparão todos os espaços do Forte. A própria arquitetura do local tem também sua história desvelada. A curadoria conta ainda com pesquisadores da Pinacoteca de São Paulo e com a filósofa e professora Cris Takuá, integrante da Aldeia Rio Silveiras de Bertioga. Realizada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a prefeitura de Bertioga e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a mostra poderá ser visitada pelo público até 20 de março de 2022. Saiba mais: www.sescsp.org.br/bertioga.

 

 

Reprodução

 

NOVO CANAL

Treinar em casa se tornou uma rotina para muitas pessoas durante a pandemia. Mesmo agora, com o retorno aos poucos das atividades presenciais, a alternativa surge para quem está começando alguma prática e para os experientes também. Pensando nisso, o Sesc São Paulo estreou um canal no YouTube com aulas e cursos de diversas práticas corporais e esportivas. Já está disponível uma série de aulas que foram destaque no perfil do Instagram @esportesescsp. São aulas de pilates, danças circulares, ginástica, circuito funcional entre outras modalidades. Também está disponível o curso Primeiras Passadas, voltado para iniciantes da corrida. São exercícios educativos e de fortalecimento muscular, que podem ser realizados em casa, e exercícios aeróbios, indicados para parques e ruas, ou ainda para esteiras. O curso é apresentado pelos educadores em atividades físico-esportivas do Sesc São Paulo Raquel Rocha e João Gabriel Sousa. Inscreva-se no canal: www.youtube.com/esportesescp.

 

 

DERRUBAR ESTIGMAS

Em 2021, completam-se 40 anos dos primeiros casos de Aids no mundo. Diante desse marco, a quarta edição do projeto Contato, realizado pelo Sesc São Paulo entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro, joga luz na discussão e reflexão sobre ISTs e HIV/Aids na sociedade. Uma programação com atividades no ambiente virtual que darão visibilidade à pauta a partir de informações de saúde e experiências de vida, a fim de despertar novos imaginários que possibilitem a quebra de estigmas e preconceitos. Saiba mais em: www.sescsp.org.br/contato.

 

 

SÉTIMA ARTE PRESENTE

A 45ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo se encerra no dia 3 de novembro marcando a reabertura das atividades presenciais do CineSesc. Assim como em edições anteriores, o CineSesc é um dos pontos de exibição da tradicional mostra. Neste ano, a arte do cartaz é assinada pelo artista e escritor Ziraldo. A retomada das atividades presenciais do CineSesc também segue um rígido protocolo de segurança: é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, constando, no mínimo, a 1ª dose, é obrigatório o uso de máscara para adentrar, transitar e assistir aos filmes na unidade, além de manter o distanciamento social seguro na formação das filas. Confira a programação: www.sescsp.org.br/cinesesc

 

 

ARTE NO MURO

A partir de diálogos entre a equipe do Sesc Guarulhos, artistas da região e moradores do Parque das Seringueiras, comunidade vizinha à unidade, grafiteiros e muralistas criaram, em outubro, obras que dialogam com o espaço e o dia a dia dos moradores. A ação faz parte do projeto Muros Tatuados, que busca estimular a apropriação do espaço e a convivência comunitária a partir de intervenções artísticas. O processo de criação desses muros por artistas locais, sob supervisão e acompanhamento do artista Mauro Neri, do Coletivo Imargem, resultou em um minidoc transmitido pelo canal do YouTube do Sesc Guarulhos. Assista em: www.youtube.com/sescguarulhosyt.

 

 

 

 

Ricardo Ferreira

 

Seguindo os protocolos de segurança em relação à Covid-19, o Sesc São Paulo dá sequência à retomada gradual com a presença de público nos teatros. As unidades Consolação, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulhos, Santos, Rio Preto e Jundiaí reabriram seus teatros com capacidade reduzida para até 50% do total de espectadores. Além do uso obrigatório da máscara facial de proteção, é preciso apresentar comprovante de vacinação (físico ou digital) contendo, pelo menos, a 1ª dose contra o coronavírus e um documento com foto. Saiba mais: www.sescsp.org.br. Na imagem, show de Amaro Freitas Ancestral Cumbe, que fez parte da programação do Sesc Jazz no Sesc Pompeia. Saiba mais: www.sescsp.org.br.

 

revistae | instagram