Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontros musicais falam sobre a vida e a obra de Aldir Blanc - Poeta da Canção

Aldir Blanc (esq) ao lado de João Bosco (dir)/ Foto: Micael Hocherman
Aldir Blanc (esq) ao lado de João Bosco (dir)/ Foto: Micael Hocherman

Aldir Blanc Mendes (Rio de Janeiro, 1946 - 2020) foi compositor, letrista e cronista. Médico de formação, com especialização em psiquiatria, ficou célebre como autor de algumas das mais belas letras da música brasileira, como: “Resposta ao Tempo”, “De Frente pro Crime”, “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, e “Catavento e Girassol”. Teve canções imortalizadas na voz de Elis Regina, “O Mestre-sala dos Mares” e "O Bêbado e a Equilibrista" entre elas.

Sua principal parceria se deu com João Bosco, considerada uma das duplas fundamentais da MPB. Além de Bosco, teve parcerias com Guinga, Moacyr Luz, Cristovão Bastos, Maurício Tapajós, Carlos Lyra, entre outros. Como cronista, Blanc escreveu para as revistas O Pasquim e Bundas e os jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Dia.

Em dois encontros recheados de música, realizados pelo Sesc Parque Dom Pedro II, grandes parceiros e uma das intérpretes que mais cantaram Aldir Blanc fazem uma homenagem ao importante compositor brasileiro, que nos deixou em 2020.
 

PROGRAMAÇÃO ALDIR BLANC – POETA DA CANÇÃO

11/11 - A Letra da Canção

Aldir Blanc dizia que, ao receber uma melodia, procurava fazer a letra que o autor da melodia desejava. Seu trabalho era servir à música e ao parceiro, mas sempre imprimindo seu estilo ao resultado.

João Bosco (coautor de muitos clássicos, como "O mestre-sala dos mares" e "O bêbado e a equilibrista") e Moacyr Luz (de "Coração do agreste", "Saudades da Guanabara" e outros) falarão das características das letras de Aldir.

Mediação: Luiz Fernando Vianna

12/11 - Crônicas musicais

A capacidade que Aldir Blanc possuía de contar histórias em forma de canção tem um grande exemplo em “Catavento e girassol”. A música se tornou a faixa-título do CD que Leila Pinheiro gravou em 1996, reunindo 14 produtos da parceria Guinga/Aldir.

Conhecedores profundos da obra do letrista-cronista, Leila e Guinga conversarão sobre como as letras de Aldir também são roteiros repletos de cenas, nas quais convivem bem o humor e o lirismo. 

Mediação: Luiz Fernando Vianna 

Os encontros de "Aldir Blanc - Poeta da Canção" serão transmitidos ao vivo pelo canal do Sesc Parque Dom Pedro II, no YouTube, nos dias 11 e 12 de novembro (quinta e sexta), a partir das 19h, e contará com tradução em Libras.

Acompanhe!