Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que há para ser descoberto a céu aberto?

O que há para ser descoberto a céu aberto? 

Por André Gravatá e Isabela Trazzi* 

Quando você passa muitos dias sem andar por um chão de terra, sem arejar o corpo em um espaço rodeado de árvores, sente falta da natureza? 


Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, percebemos com ainda mais força o quanto a experiência de estar ao ar livre e em contato com a diversidade da natureza é importante para o nosso bem-estar. 


Foi a partir dessa reflexão que nasceu o projeto do guia “A Céu Aberto: Pequeno Guia para Descobrir a Natureza em São Carlos”. Como um chamado para juntos (re)descobrirmos a natureza presente em bosques, parques e praças da cidade por meio de vídeos-passeios, cards informativos ilustrados, um guia digital completo e outras publicações inspiradoras e poéticas. 


Este guia é também uma experiência: nele você vai encontrar uma coleção de provocações e informações para estar nesses lugares com mais tempo e disposição de perceber os detalhes. Para ouvir sons que nunca ouviu antes. Para ver animais que nunca encontrou antes. E para rever tudo que é conhecido com o ânimo de se surpreender novamente.  


Entre as provocações que compartilhamos, está o convite para que você se movimente. Cada lugar que mencionamos aqui é um espaço onde seu corpo tem a chance de caminhar, correr, andar de bicicleta, brincar e fazer seus exercícios físicos embaixo da sombra de uma árvore. São espaços para todas as idades, espaços cheios de histórias (alguns, por exemplo, nasceram de mobilizações dos moradores), espaços que nos instigam a imaginar outros jeitos de estar no mundo. Espaços onde não só o céu se abre, mas também as perspectivas se abrem.  


Estar a céu aberto é uma possibilidade de espairecer, de se tornar um turista na própria cidade. Estar a céu aberto é saborear o tempo presente aos poucos, sem pressa, para que todos os sentidos acordem. 


Conhecer e cuidar desses espaços é um prazer e uma responsabilidade que nos fortalecem como indivíduos e coletividade. E nesta primeira versão do guia, você encontrará dez lugares a céu aberto em São Carlos, sendo que três deles entraram na nossa lista como indicação do público, inclusive, a partir de consultas realizadas nas redes sociais do Sesc São Carlos. Eles serão revelados também aos poucos, em postagens que começam em novembro de 2020 e seguem até janeiro de 2021. 


Agora começa nossa viagem! 
Nos encontremos na primeira parada e levemos esta pergunta na mochila:  
O que há para ser descoberto a céu aberto?  

 

*André Gravatá é jornalista e poeta e Isabela Trazzi é técnica da programação em Turismo Social do Sesc São Carlos.