Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Atenção, abelhas nativas trabalhando!

Foto: Fotonativa l abelhas Jataí (Tetragonisca angustula)
Foto: Fotonativa l abelhas Jataí (Tetragonisca angustula)
#pracegover #pratodomundover Foto horizontal com mais de dez abelhas Jataí, de corpo escuro e alongado e patas amarelas, estão pousadas na saída do ninho. A estrutura é tubular, branca e rugosa, feita de cera. O fundo está desfocado.


Por Geraldo Varjabedian*

Elas levam a vida de flor em flor…

As abelhas têm um papel fundamental nos processos de sustentabilidade. Ensinam um dos mais belos modelos de organização social da natureza e são as maiores responsáveis pela polinização da imensa maioria das plantas e, portanto, pela manutenção da biodiversidade e pela provisão de frutos, sejam cultivados ou silvestres.

A polinização é um dos principais mecanismos de preservação da natureza! Estima-se que 85% das plantas da Terra dependem da polinização por insetos. A preservação das matas e toda nossa alimentação dependem da polinização realizada por inúmeras espécies de abelhas nativas.

Abelhas nativas? Quem são essas?
 

Abelhas nativas têm aparência bem diferente da representada em ilustrações e histórias, como as que aprendemos. Diferentes das espécies européias e africanizadas - aquelas que sempre aparecem nos rótulos de mel - elas apresentam grande diversidade de características, sendo cada espécie especializada na polinização de determinados tipos de plantas.

 

Foto: Fotonativa l Mandaçaia (Melipona quadrifasciata)

#pracegover#pratodomundover Foto horizontal o foco está em uma única abelha, da espécie mandaçaia que sai do ninho. Seu corpo, com pouco de amarelo, mal aparece, e a cabeça do inseto é preta. A saída do ninho tem sulcos


A Mata Atlântica, em sua esplêndida biodiversidade, depende de muitas espécies de abelhas nativas que precisam de áreas naturais íntegras para se reproduzirem. Isto quer dizer, áreas livres de contaminação e riscos. Entre os graves problemas que afetam a vida das abelhas estão o desmatamento, as ocupações humanas e a consequente contaminação do meio ambiente por substâncias químicas - como agrotóxicos, solventes, poluentes veiculares e outros.


Você sabia que abelhas prestam importantes Serviços Ecossistêmicos à natureza e à humanidade?

Serviços Ecossistêmicos?

Sim, também conhecidos como Serviços Ambientais. São os valiosos benefícios disponibilizados pela natureza para a continuidade de seus próprios ciclos, que contribuem direta ou indiretamente para nossa qualidade de vida e sobrevivência.


Vamos a um exemplo prático?
 
É muito comum aos moradores de Bertioga manterem plantas ornamentais, flores e árvores frutíferas em seus quintais, criando um microclima saudável e atraindo grande diversidade de pássaros e abelhas, o que proporciona um incomparável bem-estar, pela sensação de contato com a natureza.

Há uma complexa teia de vida por trás de hábitos simples e prazerosos como esse. Uma teia de vida repleta de interações entre insetos, aves e plantas…

Para que as plantas sejam fecundadas nos quintais é preciso que as espécies responsáveis pela polinização tenham seu habitat natural preservado.

Simples assim, sem abelhas, nada de polinização. E sem polinização não há flores - portanto, não há frutos. Se não houver frutos, não haverá aves nos quintais...

As abelhas e seu trabalho são apenas uma face dos inúmeros benefícios que a natureza preservada, mesmo em meio urbano, sustenta.


Em tempos de Crise Climática e busca por um novo modelo econômico com maior equilíbrio entre nossas atividades e a natureza - é preciso questionar valores e conceitos, rever nossos modos de produzir, consumir, morar…

Por isso, é de extrema importância que preservemos o máximo em áreas de vegetação, preferencialmente nativa, para que os ciclos naturais e o conjunto de Serviços Ambientais disponíveis sejam mantidos, contribuindo com nossa qualidade de vida como um todo, e somem aos esforços na luta pela sustentabilidade. 

* Geraldo Varjabedian é ativista independete e educador popular.