Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dramaturgias Circenses: Escritas em Processo

O Sesc Avenida Paulista realiza o encontro on-line Dramaturgias Circenses: Escritas em Processo sobre o curso "Poéticas da Dramaturgia Circense", que ocorreu em junho de 2021, com Diocélio Barbosa. Neste bate-papo, os participantes falarão sobre os desafios enfrentados na elaboração das dramaturgias e como a atividade influenciou em seus métodos de criação.

Dramaturgias Circenses: Escritas em Processo
Dia 7/12, terça, às 19h, via ZOOM
Para participar, basta entrar no link acima no dia e horário marcados
e preencher o formulário para ter acesso à sala


A questão da composição dramatúrgica nas artes da cena sempre foi um grande desafio. O conceito de dramaturgia surge com o teatro e ao longo do tempo tem sofrido diversas atualizações, provocando questionamentos muitas vezes advindos das reverberações relacionadas às realidades sociais e artísticas de cada época.

Hoje, na contemporaneidade, o conceito de dramaturgia ganha um sentido mais amplo e diverso, pois se percebe seu deslocamento e independência em relação ao texto, para nascer a partir de outros elementos constituintes da cena, como o espaço, a materialidade e as próprias histórias pessoais dos intérpretes.

Mas, como pensar todos esses aspectos em relação à arte do circo, em que o corpo sempre foi o meio de expressão e registro das tessituras de sentidos? Como materializar esta escrita em um papel? Como o leitor poderá ter acesso a estas escritas? São essas e outras questões que têm atravessado as investigações do artista e pesquisador circense Diocélio Barbosa, como também de muitos outros artistas que vêm participando das experiências e dos desafios de compor uma escrita dramatúrgica.

Em junho de 2021, o Sesc Avenida Paulista realizou o curso “Poéticas da Dramaturgia Circense”, ministrado por Barbosa, em que os artistas participantes imergiram em 20 horas de trabalhos intensos divididos em duas semanas, com encontros em formatos síncronos e assíncronos. Das proposições e provocações derivaram-se dossiês constituídos por storyboards, esboços escritos, coletâneas de imagens e obras dramatúrgicas.
 

     

Storyboards de Giulia Cooper e Ludmila Condé


Com a intenção de compartilhar com o público esse percurso de criação, haverá no dia 7/12, terça, às 19h, um bate-papo com Diocélio Barbosa e outros 18 artistas circenses-dramaturgos(as) que participaram do processo. Esse material foi compilado num grande dossiê on-line e poderá ser acessado pelo link que será disponibilizado aos participantes do evento. Os artistas falarão sobre os desafios enfrentados na elaboração de suas dramaturgias e como o curso influenciou em seus métodos de criação. O público terá ainda acesso a trabalhos autorais e inéditos, que refletem a possibilidade das artes circenses encontrarem um apoio metodológico e criativo para construir a sua própria poética na composição de uma escrita da e para a cena do circo.


Participe!