Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

Estranha invasão
Escrito por Antonio Rocco e dirigido por André Garolli, esteve em cartaz no Sesc Belenzinho o espetáculo A Estranha. A história tem como eixo o personagem Casimiro de Alcântara, que vive em uma mansão herdada da família e cujo jardim foi parcialmente desapropriado nos anos de 1970 para que o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, pudesse ser construído.


Filosofia e latinidade
O psiquiatra italiano Mauro Maldonato esteve em junho no Sesc Santos para lançar o livro Raízes Errantes. A obra aborda a pesquisa científica e filosófica contemporânea. O lançamento fez parte do projeto Público e Notório, no qual intelectuais e pensadores participam de atividades relacionadas a questões relevantes para a sociedade e a cidadania.

Trio de cordas brasileiras
Formado por Lúcia Múgia (viola de arco, viola caipira e cavaquinho), Laura Campanér (violão requinto e bandolim e viola caipira) e Zé Terra (violão náilon e viola caipira), o Trio de Cordas Brasileiras apresentou músicas de autores regionais brasileiros em show no Sesc Vila Mariana. Além dos números musicais executados com três violas, os integrantes do trio se revezaram em entradas solo, o que resultou numa grande diversidade de canções.

Cidadão araraquarense
A Câmara Municipal de Araraquara, por iniciativa da vereadora Juliana Damus, outorgou o título de cidadão araraquarense ao diretor regional do Sesc São Paulo Danilo Santos de Miranda (foto). A homenagem, realizada na unidade local no último 24 de maio, é o reconhecimento pelo conjunto de ações calcadas na inclusão social e da promoção da cultura e do esporte que vêm contribuindo, de maneira efetiva, para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Bom filho aos palcos torna
Depois do sucesso da temporada em 2003, no Sesc Belenzinho, o espetáculo Bispo reestreou, desta vez no Sesc Santo André. Protagonizada pelo ator baiano João Miguel, a peça aborda a trajetória de Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), diagnosticado como esquizofrênico-paranóico e enclausurado por cinqüenta anos no hospício Juliano Moreira, Rio de Janeiro. Bispo inventou um mundo mobiliado por estandartes, mantos e uma infinidade de objetos - resgatados do “lixo” do hospício - e deixou centenas de obras.

O balão vai subindo...
Festa junina que se preze tem comida típica, jogos, fogueira, correio elegante e muita dança. As unidades do Sesc São Paulo, da capital e do interior, prepararam uma série de atividades para quem gosta de festejar São João. Em Bauru, o tema da festa foi Estação Café. O Sesc Ipiranga preparou uma programação de resgate das tradições das festas do mês. Em Campinas, o São João foi também virtual, com atividades na sala de Internet Livre da unidade. Já no Sesc Vila Mariana, o teatro de mamulengo foi um dos destaques.


Viagem agitada
Esteve em cartaz no CineSesc, em junho, o filme O Retorno, do diretor russo Andrei Zvyagintsev, vencedor do Leão de Ouro, no Festival de Veneza 2003. A produção traz a história de um misterioso homem que volta para casa após doze anos de ausência e resolve levar os dois filhos adolescentes para uma pescaria tumultuada que acaba gerando alguns traumas nos meninos. O trabalho também foi eleito o melhor longa europeu no European Film Awards 2003.


Circo de Kafka
Após passar pelo último Festival de Curitiba e ser apontado como o melhor espetáculo do 13ª Semana Internacional de Teatro Jovem, em Earleng (Alemanha), estreou no Sesc Belenzinho Mr. K e os Artistas da Fome, montagem da Boa Companhia de Campinas. A peça, adaptada por Christine Röhrig e dirigida por Verônica Fabrini, é baseada num conto de Franz Kafka. No palco as agruras de um jejuador de circo de horrores que, durante quarenta anos, repete o mesmo número: ficar quarenta dias sem comer.


Dia Mundial do Refugiado
No dia 17 de junho a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e o Alto Comissariado das Nações Unidas Para os Refugiados (Acnur) realizaram, com o apoio do Sesc São Paulo, um evento em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado. A cerimônia teve a presença de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, do Cardeal Dom Cláudio Hummes, da Prefeita Marta Suplicy e de Luís Varese, representante do Acnur no Brasil. Durante o evento, foi entregue ao Sesc São Paulo uma placa em homenagem à colaboração da instituição com o trabalho da Acnur. O coral Grupo Cantos da Paz, formado por refugiados vindos de diversos países, encerrou as comemorações.


Paulista divertida
Durante os 4 domingos de junho, a avenida Paulista foi a maior rua de lazer da cidade. O projeto Domingo na Paulista, que ocupou as quadras que vão da rua Peixoto Gomide à Pamplona, colocou 11 estações de entretenimento e serviços à disposição da população. Em média, 15 mil pessoas passaram por lá a cada edição. O Sesc São Paulo marcou presença com a Estação Arte Sesc, promovendo uma série de atividades que incluíram cama elástica, parede de escalada, oficinas e performances de grupos convidados.


Bate-papo literário
Com o intuito de proporcionar uma análise da literatura brasileira e a aproximação do leitor com seus bastidores, o Sesc Pinheiros convida todo mês escritores e estudiosos para debater os gêneros em que suas obras transitam. O projeto, chamado Pessoas de Estilo, trouxe em junho o doutor em literatura Romildo Sant´Anna, para uma conversa sobre o perfil da nossa literatura popular.

Viagem eletrizante
Que tal brincar e aprender ao mesmo tempo e ainda se tornar um agente multiplicador do consumo consciente? Essa é a proposta do parque temático Uma Viagem Eletrizante, iniciativa do Sesc Itaquera e da Eletropaulo. No espaço inaugurado em junho, a criançada se diverte e conhece as diversas formas de energia. O projeto tem o objetivo de difundir a história, as aplicações e o uso racional da eletricidade.

Consumo responsável
No Brasil, são geradas cerca de 150 mil toneladas diárias de lixo domiciliar. Segundo o Instituto Akatu, organização não-governamental ligada à área de consumo consciente, se 1 milhão de famílias reduzirem pela metade o lixo orgânico, dá para economizar 90 mil toneladas de comida por ano. Buscando alternativas, o Sesc Interlagos apresenta o evento Luxo do Lixo - Reduzir * Reutilizar * Reciclar - menos consumo mais vida. Até agosto podem ser vistas uma grande exposição e atividades integradas.

“Realmente, nunca se escreveu tanto como se escreve hoje. Eu não sei se estão escrevendo melhor, tem esse negócio dos e-mails, como vc, tc, tb [abreviações de você, teclar e também], mas a verdade é que estão escrevendo muito. E isso é bom, é melhor do que não estar escrevendo, como a geração anterior, antes da Internet, que ficava diante da televisão.”
Zuenir Ventura, escritor, participou do projeto Horizontes Literários, do Sesc Carmo