Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Bloco de notas

 


Foto: Henrique Pita

Artesanato online – Desde o dia 19 de março está na Internet um site totalmente dedicado ao artesanato brasileiro. Criado pelo Sebrae, no endereço www.artesanatobrasil.sebrae.com.br, esse espaço foi idealizado para ser um catálogo eletrônico de peças provenientes de todas as regiões do país, além de oferecer um meio de contato com os artesãos para que o internauta, se desejar, possa fazer encomendas. Cada produto terá uma ficha completa, com informações relativas à sua origem.
Essa iniciativa visa não só preservar tradições e técnicas populares, mas também fortalecer a atividade como fonte de ocupação e renda. O Programa Sebrae de Artesanato, que presta assessoria a 90 mil artesãos cadastrados em seu sistema, procura estimular o comércio da produção artesanal, promovendo novas oportunidades de negócios entre compradores nacionais e estrangeiros e cooperativas e associações do ramo.

Na luta contra a violência – O Fórum Metropolitano de Segurança Pública de São Paulo, uma organização suprapartidária sem fins lucrativos, congrega os prefeitos dos 39 municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo para, juntamente com especialistas, representantes da sociedade civil, dos governos estadual e federal, discutir, propor, avaliar e apoiar ações voltadas para a redução da criminalidade na área de maior concentração urbana do país. Com a finalidade de divulgar as atividades que desenvolve, a entidade mantém o site http://www.forumsp.org.br constantemente atualizado com informações relativas a eventos, parcerias, publicações, políticas e programas em andamento.

Recorde positivo – A campanha nacional de conscientização para a importância da doação de órgãos, lançada pelo Ministério da Saúde no final do ano passado, já começa a mostrar efeitos. No primeiro bimestre de 2004, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, somente no estado de São Paulo, 952 transplantes, quase o dobro dos 485 feitos no mesmo período de 2003. Entre os transplantes realizados, o de córnea foi o que apresentou os melhores resultados, mas também houve aumento nos de rim, coração, fígado e medula óssea. Em todo o país, a expectativa é de que, neste ano, ocorra um aumento superior a 28% em relação a 2003, com mais de 11 mil transplantes.

Cresce o perigo – Estudo divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, de 1980 a 2000, o número de homicídios no país aumentou 130%. Durante esse período, 598.367 pessoas foram assassinadas, dois terços das quais na década de 1990. Nos anos 80, os acidentes de trânsito eram a principal causa externa de óbitos masculinos, mas na década seguinte os homicídios assumiram a liderança.

Erramos
Na edição impressa número 362, a revista Problemas Brasileiros publicou duas informações incorretas na matéria "Mordaças Disfarçadas". O jornalista Georges Bourdoukan, na verdade, não foi um dos criadores do "Globo Repórter", e deixou o programa no início, e não em meados, da década de 80.

 

Comentários

Assinaturas