Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carta ao leitor

Defendida e atacada desde a época do Império, a transposição do rio São Francisco finalmente vai sair do papel. Pelo menos é o que garante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para que isso aconteça, no entanto, alguns entraves terão de ser superados, entre os quais se destacam as muitas liminares com que os adversários do projeto tentam barrá-lo na Justiça. É esse o assunto da matéria de capa, que, além de apresentar detalhes técnicos da obra, traz os argumentos dos que se opõem a ela - como os ambientalistas, que não apenas antevêem riscos aos ecossistemas locais como apontam soluções alternativas para o flagelo da seca no nordeste.

Outro tema bastante controvertido é a decisão do governo de dotar a Amazônia Legal de infra-estrutura suficiente para permitir seu desenvolvimento. Essa iniciativa também encontra sérias resistências, principalmente na área ambiental. A construção de hidrelétricas, a pavimentação de estradas, a instalação de linhas de transmissão de energia elétrica e de gasodutos, segundo os especialistas, provocarão um perigoso aumento dos índices de devastação daquela região.

Ao lado de questões tão importantes, esta edição reservou um bom espaço para falar de literatura. São três enfoques, a começar pelo recente lançamento de dois livros que tratam da expressiva herança cultural deixada pelo modernista Mário de Andrade. Mostramos, ainda, como o escritor João Antônio, ganhador de dois prêmios Jabuti com seu primeiro trabalho literário, caiu no quase completo esquecimento. E não poderíamos deixar de registrar os 400 anos da primorosa obra de Miguel de Cervantes: "Don Quixote".