Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Szyszko

Mala au-au - A Samsung lançou na Itália a "mala cachorro", denominada Fidobag. Dotada de sensores e rodinhas, ela é capaz de seguir seu dono e obedecer a comandos de voz. Perfeita para aeroportos confusos e congestionados, prima também pelo bom comportamento e não morde ninguém.

Rap do besteirol - Sérgio Porto marcou época com o seu Samba do Crioulo Doido, cuja letra destinava-se a um samba-enredo para uma escola de samba sobre temas históricos e patrióticos. Uma grande pesquisa nos meios universitários sobre informação e cultura geral mostrou recentemente tais barbaridades que seus resultados chegaram a ser divulgados com o título de "Rap do Crioulo Doido". Nela, Freud apareceu como físico, Marx como ex-combatente da Revolução Francesa, Brizola como o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto, Getúlio 114 anos mais velho do que quando se suicidou, o cantor Nelson Gonçalves como autor do clássico Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, Glauber como cineasta de Central do Brasil. O clímax da desinformação foi atingido na indagação sobre a autoria do romance Grande Sertão, Veredas, pergunta que provocou uma acirrada disputa entre Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, seguidos por Euclides da Cunha, cujo desfecho foi a vitória do velho Graça pela diferença de 22 votos, para desgosto de Rosa no além.

Na crista da onda - Um cartório do interior fluminense foi procurado por um cidadão, que desejava registrar o filho com o nome de Tsunami da Silva, a fim de resgatar a autenticidade do texto bíblico sobre o dilúvio. Funcionários tentaram dissuadi-lo mas o pai insistia: ou Tsunami ou não registrava o menino. Após muita conversa, surgiu uma solução conciliatória, e o garoto foi registrado como Noé Tsunami da Silva.

Santo sanduíche - Há dez anos, a norte-americana Diana Duyser comprou um sanduíche de queijo e após a primeira mordida viu o rosto da Virgem Maria aparecer no pão. Desde então guarda a relíquia, que permanece em bom estado, o que sustenta sua fama de sanduíche milagroso. Precisando de dinheiro, Diana resolveu vender a preciosidade num leilão virtual pela Internet, em que alcançou nada menos que US$ 28 mil dólares no bater do martelo. O arrematante foi uma firma de San Francisco, a Golden Palace, que explora um cassino virtual na Internet. Seu dono - acredite quem quiser - diz que pretende usar o santo sanduíche para levantar fundos destinados a instituições de caridade.

Nicho fúnebre - Acompanhando a retomada do crescimento econômico, empresários que exploram cemitérios e crematórios particulares reuniram-se numa convenção na badalada Costa do Sauípe, na Bahia. O objetivo era estudar medidas de sofisticação no setor, que proporcionem mais luxo, conforto e status às pompas fúnebres tupiniquins e aumentem o faturamento nos velórios e nas cerimônias de cremação. Um exemplo da inovação é o Jardim Primavera, em Guarulhos, na Grande São Paulo, que oferece 1,5 mil opções musicais no velório, gravação da cerimônia em DVD, mensagens de pêsames online, bufê de luxo e entrega em domicílio das urnas com as cinzas dos falecidos.

Manda quem pode - Dono de um cão labrador de estimação, um executivo europeu quis saber se o animal poderia acompanhá-lo no vôo que o levaria do Brasil para seu país. A empresa aérea consultada informou que só aceitava transporte nos porões de seus jatos de três tipos de bichos considerados vips, devendo qualquer outro animal viajar em aviões cargueiros. Gatos e cães encabeçavam a lista tríplice dos vips. Curioso, o dono do labrador quis saber quem seria o tertius da relação. Meio sem graça, o funcionário respondeu: "Galos de briga"...

Gourmeticídio - Um francês residente em Paris, grande apreciador de escargots, espancou a mulher até matá-la, indignado com o fato de ela ter negligentemente cozido demais um apetitoso prato daquela especialidade. Vizinhos disseram à polícia que o casal brigava muito e que a vítima era surrada toda vez que errava ao cozinhar as receitas do marido.

S.O.S. radiofônico - A ONG Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote) já está divulgando em emissoras de rádio de todo o país o apelo criado pela Agência Giovanni, gravado por Íris Lettieri, cuja voz é bem conhecida nos aeroportos nacionais e que simula um aviso de embarque, dizendo: "Atenção, passageiros com destino a outra dimensão. Informamos que, em sua definitiva viagem, bens como coração, fígado e olhos são desnecessários. Para doá-los, ligue 0800 883-2323". Em tempo: todos os que participaram do anúncio trabalharam de graça.

 

Comentários

Assinaturas