Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carta ao leitor

"Grande Sertão: Veredas", livro que é considerado uma verdadeira jóia da literatura mundial, completa 50 anos. O autor, João Guimarães Rosa, mais do que narrar uma "estória" densa e comovente, com personagens que permanecem na lembrança do leitor, demonstrou toda a sua arte ao transpor para o texto o mundo do sertanejo, ao mesmo tempo embrutecido e repleto de questionamentos complexos. É esse o tema da reportagem de capa.

Esta edição mostra ainda como o Brasil se tornou o destino da maior emigração da história dos Estados Unidos. Após a Guerra da Secessão, naquele país, o próprio imperador dom Pedro II se empenhou em atrair para cá uma leva de confederados. A comunidade, que deu origem à cidade de Americana, no interior de São Paulo, até hoje mantém suas tradições, por meio de festas e eventos.

Em outra matéria, falamos dos brasileiros que estão explorando as oportunidades comerciais e de trabalho em Angola. O idioma comum e a simpatia que despertam na população têm se revelado uma vantagem em relação a outros estrangeiros também empenhados na reconstrução daquela nação africana, cujo território ficou praticamente destruído depois de décadas de conflitos armados.

Abram Szajman
Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac