Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Szyszko

Safa-onça - Um inverno super-rigoroso castigou a Europa e transformou Moscou em nova Sibéria. Para defender os animais de circos e zoológicos foi tomada uma medida de emergência bem ao sabor dos russos: doses generosas de vodca passaram a ser servidas aos animais, para reconfortá-los. Nunca se viu tanto urso bailando alegremente nem tanto leão de bom humor.

Arrependimento - Norte-americano radicado em São Paulo, numa conversa de happy hour, dizia que os dois presidentes Bush - pai e filho - não deram sorte com seus vices, e lembrava a figura folclórica de Dan Quayle, vice de Bush pai, que se tornou o rei das gafes. Entre elas a inesquecível declaração feita após uma viagem pelas Américas Central e do Sul: "Lamento não ter estudado latim para poder me entender melhor com os latino-americanos".

Programador visual - Um criativo barraqueiro da orla de Copacabana andou explorando um negócio paralelo com sucesso, aproveitando a invasão de turistas estrangeiros solitários, à caça de aventuras. Entre a venda de uma cervejota, água de coco ou sorvete, ele exibia um time de sereias de biquíni tomando sol junto a sua barraca, promovendo e facilitando seu contato com os gringos. Feita a apresentação e marcado o programa, o empreendedor recolhia ao seu "caixa 2" uma bonificação em dólar paga pelos interessados.

Sob medida - Quem esteve na Bolívia durante as solenidades da posse do presidente Evo Morales teve a oportunidade de travar conhecimento com a "cocamancia", arte de prever o futuro através da infusão de folhas de coca. Um desses "cocamantes" chegou a dizer que tinha convite de um patrocinador importante para exercer seu ofício no Rio de Janeiro. Deve se tratar de algum chefão da Rocinha, Vidigal, Turano ou de outra favela desse porte...

Obituário - A Operação Tapa-Buracos, despachada pelo governo para as rodovias federais, provocou alívio no Triângulo Mineiro, onde as crateras proliferam. No acesso a Uberaba, um "buraco de estimação" chegou a ser alvo de uma homenagem fúnebre, em um cartaz que anunciava a realização da missa de sétimo dia por sua alma, após ter desaparecido quando completaria 15 anos...

Dia do caçador - O grande número de turistas atraídos pelo verão carioca assanhou a bandidagem. Em janeiro, a polícia soube de um plano audacioso e mobilizou-se para frustrá-lo, conseguindo prender um batalhão de 57 marginais e 15 pivetes, que pretendia assaltar um grupo de 40 turistas estrangeiros na saída da boate Help, em Copacabana.

Novos rumos - O carnaval invadiu o território universitário, passando a diplomar profissionais especializados nas múltiplas atividades exigidas para a organização e montagem dos desfiles. A iniciativa é de uma universidade do Rio de Janeiro e mobilizou imediatamente um grande número de interessados. Já existe até quem sonhe com um futuro doutorado em samba.

Cena histórica - O dia em que os primeiros salmões voltaram a subir o rio Tâmisa, após a despoluição de suas águas, até hoje é festivamente comemorado em Londres. Mas a data em que uma baleia desfilou diante dos atônitos londrinos - 20 de janeiro de 2006 - vai marcar época e superar a lembrança dos salmões. Dizem até que alguns bêbados juraram ter visto duas baleias em vez de uma.

A vida como ela é - Nelson Rodrigues, se vivo fosse, certamente teria usado o caso numa de suas crônicas sobre o cotidiano ou até como tema de uma de suas peças de teatro, tal o caráter inédito do acontecimento. O fato, noticiado na imprensa, teve como protagonista uma estagiária tomada de paixão incontrolável por seu ex-chefe, numa indústria da Baixada Santista. Decidida a tudo fazer para poder trabalhar ao lado do ídolo, ela não hesitou em usar recursos politicamente incorretos para garantir o acesso ao cargo pretendido, matando duas jovens contratadas e seqüestrando outra. A TV a qualquer hora é capaz de transformar essa paixão desvairada numa telenovela.

O eterno Elvis - O tempo passa, o tempo voa, mas o mito Elvis Presley continua na crista da onda, seduzindo a terceira, segunda e primeira idades. Em janeiro, por exemplo, um festival em homenagem ao cantor aconteceu na Austrália, ocasião em que uma adolescente pirou de tal modo em seu entusiasmo, que o namorado ciumento também perdeu a cabeça e tentou matá-la durante o show.

Má notícia - A Polícia Federal recebeu uma notícia alarmante: colombianos querem investir no Brasil, aproveitando o bom momento da economia. A preocupação vem da possibilidade de os investidores serem quadrilhas de falsificadores de dinheiro brasileiro, animados com o êxito dos primeiros negócios. Estatísticas recentes mostram que o volume de moeda falsa que circula no país é enorme.

 

Comentários

Assinaturas