Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 

 

Teleteatro
A TV Cultura e o Sesc São Paulo comunicaram, no dia 10 de abril, em entrevista coletiva à imprensa, uma parceria que resultará em um projeto experimental de teledramaturgia. A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Dramaturgia da TV Cultura e pela equipe técnica do SescTV, pretende ser um laboratório de pesquisa das linguagens da televisão e do teatro e contará com orientação artística de Antunes Filho. Para a realização dos programas foram convidados 16 diretores de teatro estreantes na telinha. Entre eles, Sérgio Ferrara, diretor do espetáculo Pobre Super-Homem, e Samir Yazbek, autor, entre outras peças, da bem recebida O Fingidor.

 

 

 

 

 

 

 

Cinema de primeira
Aconteceu, de 3 a 19 de abril, a 30ª edição do Festival Sesc dos Melhores do Ano, realizado pelo CineSesc. A mostra apresentou o resultado da votação dos freqüentadores da sala e de 69 críticos da área, sobre os melhores filmes de 2006. Entre os nacionais, os mais citados foram O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger (pelo público), e O Céu de Suely, de Karim Aïnouz (pela crítica). Entre os estrangeiros, as opiniões coincidiram: Caché, de Michael Haneke. O melhor diretor foi Cao Hamburger (público) e Karim Aïnouz (crítica); melhor ator, Matheus Nachtergaele, por Tapete Vermelho (escolha comum), e melhor atriz, Hermila Guedes (foto), por Céu de Suely (escolha comum).


 

 

 

 

 

 

 

Percussão em detalhes
O Sesc Consolação apresenta até junho a programação Mundo Percussivo. O intuito é divulgar e ensinar técnicas e linguagens da percussão com a presença de professores e músicos - brasileiros, como Arnaldo Antunes, e estrangeiros, como o indiano Trilok Gurtu e o norte-americano Glen Velez. Além das oficinas, o projeto conta também com apresentações no Teatro Sesc Anchieta e na área de convivência da unidade. Confira a programação de maio no Em Cartaz.

 

 

 

 

 

 

 

 

Bertioga com ingresso antecipado
A partir de 1º de abril, os ingressos para visitas de um dia ao Sesc Bertioga, disponíveis apenas para usuários, passaram a ser vendidos por todas as unidades e por meio da Rede IngressoSesc. A aquisição poderá ser feita com até quinze dias de antecedência. O valor dá direito à utilização todos os equipamentos de lazer e inclui almoço. Além do ingresso, será necessária a apresentação do cartão de matrícula atualizado. O agendamento para grupos continua a ser feito somente pela unidade, por meio do endereço eletrônico email@bertioga.sescsp.org.br e pelo telefone (13) 3319-7722.

 

 

 

 

 

 

 

Bons de luta
A programação esportiva Lutas em Cena, que aconteceu aos domingos em abril no Sesc Santana, mostrou a excelência brasileira em modalidades olímpicas como o tae kwon do, a luta olímpica, o caratê, o boxe e o judô. Alguns medalhistas marcaram presença, entre eles, os judocas Carlos Honorato, prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e Vânia Ishii, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999. Na grade, bate-papos, aulas abertas e demonstrações para esquentar a torcida para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a ser realizados em julho.

 

 

 

 

 

 

 

Dança de rua
O Sesc Pompéia apresentou, no dia 25 de abril, o espetáculo Rua - Espetáculo de Dança, com a companhia paulista Quik. Como o nome adianta, o trabalho busca transmitir ao espectador uma análise da relação do homem urbano com esse espaço público tão disputado nas grandes cidades. Composto de esquetes com diferentes enfoques - o cômico, o lúdico, o dramático e o violento -, Rua busca ressaltar a imprevisibilidade das reações das pessoas enquanto caminham.

 

 

 

 

 

 

 

 

"Essa coisa do gracioso, bonachão, engraçado não condiz com a poesia que faço. (...) Sou bem-humorado, mas minha poesia chega a ser triste, ácida, até mesmo pesada."
O músico André Abujamra em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Abujamra participou, com o músico pernambucano Siba, da edição de abril da série musical Encontros, realizada pelo Sesc Vila Mariana


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Shakespeare para menores
Quem disse que a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare não pode ser tema de peça infantil? O núcleo Barracão Cultural prova que sim com o espetáculo Um Destino para Julieta e Romeu, que estreou no dia 15 de abril no Sesc Santana. Nessa releitura do clássico, as famílias rivais são os Magrelas e os Gordinhos - que se odeiam e até constroem um muro para dividir suas casas. O casal de jovens do título passa a infância inteira sem se conhecer, mas o destino se encarrega de fazê-los se encontrar e se apaixonar. A peça fica em cartaz até o dia 20 de maio.


 

 

 

 

 

 

 

Mais uma jornada
O evento Leitura da Arte & Arte da Leitura, realizado em 17 de abril, no Sesc Vila Mariana, marcou a abertura da 12ª Jornada Nacional de Literatura, que acontecerá de 27 a 31 de agosto na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, enfatizou a afinidade da instituição com iniciativas como a do projeto gaúcho, considerado por ele o mais importante evento cultural ligado à literatura no país. "O Sesc e a Jornada têm um objetivo comum: a educação", afirmou Santos de Miranda. "A cultura passa pelo viés educativo, ela é a ferramenta principal do desenvolvimento." A professora Tania Rösing, idealizadora do evento de Passo Fundo, destacou que o propósito de formar leitores, numa proposta ampla, "tem caído em ouvidos sensíveis, como os do Sesc".

 

 

 

 

 

 

 

"Fundamentalmente (...) o modelo de negócio da TV comercial aberta é baseado no financiamento vindo do mercado anunciante. A TV pública não pode replicar esse modelo."
O jornalista Eugênio Bucci em entrevista à Revista Imprensa. Bucci participou, ao lado da psicanalista Maria Rita Kehl, do projeto literário Sempre um Papo, realizado pela unidade provisória Sesc Avenida Paulista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Em Londres, o pessoal da velha guarda leva meus discos para autografar. Por incrível que pareça, também gostam de mim nas Filipinas. Eu me apresentei lá em 1975 (...)."
O músico Eumir Deodato, que se apresentou no Sesc Vila Mariana no dia 1º de abril, em entrevista à revista Veja


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde sempre
Para lembrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, unidades do Sesc prepararam uma programação especial que se estendeu, em alguns casos, por todo o mês

 

Sesc Carmo - No dia 10, aconteceu uma performance teatral seguida do bate-papo Qualidade de Vida, com dicas de prevenção de doenças e alimentação saudável. No dia 11, mais teatro e uma palestra sobre saúde bucal.

 

Sesc Interlagos - Sob o título É Fácil Ser Saudável, foram realizadas durante o mês sessões de pesquisa de sites sobre qualidade de vida, oficinas de manipulação de alimentos e preparação de receitas, workshops de automassagem e vivências de tai chi chuan.

 

Sesc Itaquera - De 14 a 28 de abril foi realizado o curso Poluição do Ar - Para Entender e Como Abordar. Dividido em dois módulos, tratou de motivos e conseqüências da poluição atmosférica.
Sesc São Carlos - Realizada de 10 a 13 de abril, a programação da unidade incluiu palestras, oficinas e atividades lúdicas com o objetivo de estimular práticas saudáveis para a melhoria da qualidade de vida. Entre os destaques, a discussão Reflexões sobre o Tempo: Correria, uma Ilusão?

 

Sesc São José dos Campos - O Sesc São Paulo se envolveu no tema na cidade participando do evento Saúde do Homem, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 7 de abril. Entre as atividades, caminhadas e sessões de alongamento.

 

Sesc Catanduva - Entre 10 e 15 de abril, houve workshops de práticas alternativas para manter o equilíbrio físico e mental, e oficinas de orientação alimentar.

 

Sesc Santo Amaro - O meio ambiente foi o recorte escolhido para falar de saúde. As oficinas, realizadas de 4 a 28 de abril, abordaram questões como lixo reciclável e consumo consciente. Houve também discussões sobre a urgência de recuperar o equilíbrio ecológico na região da Represa de Guarapiranga.

 

Sesc Vila Mariana - Sob o tema Investir em Saúde para um Futuro Melhor, a programação do dia 10 de abril incluiu aulas de alongamento e tai chi chuan, esquetes teatrais e palestras que trataram da importância da caminhada para a terceira idade.

Voltar