Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da redação

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 

Desde o início da década de 1990, quando, após vários debates, é promulgado o Código de Defesa do Consumidor (CDC), dentro de uma tendência mundial de proteção a quem compra qualquer produto, observa-se como a sociedade cada vez mais se mostra consciente do instrumento de poder que é a sua capacidade de escolha.

O poder de comprar ou não comprar algo cuja procedência desconheça; de rejeitar a produção que se encontra suspeita de agredir ao meio ambiente; a empresa que emprega mão-de-obra infantil - entre várias outras questões hoje chamadas de responsabilidade social. A matéria de capa mostra como essa ação coletiva se desenvolve e como obriga empresas a trabalhar de maneira mais transparente e em sintonia com as causas sociais, numa ação na qual quem ganha no final é toda a sociedade.


Em Entrevista, a socióloga e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Maria Sylvia Carvalho Franco faz um retrospecto da democracia em nosso país e comenta o papel dos intelectuais brasileiros na formulação de um pensamento crítico.


No Em Pauta, é discutida a questão manicomial no Brasil, a partir de artigos exclusivos da psiquiatra Maria Tavares Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do psicanalista e escritor Sérgio Telles.A filósofa Olgária Matos, em Encontros, discute como a economia ocupou o lugar da política. Na seção Depoimentos, o escritor marroquino Tahar Ben Jelloun fala sobre a condição do escritor no mundo globalizado.


O Almanaque Paulistano registra a história do Viaduto do Chá e, Vistas Contemporâneas, traz o Museu da Língua Portuguesa com o destaque para a escritora Clarice Lispector.
Entre as reportagens, o centenário do compositor Camargo Guarnieri, o evento Maio na 24 e a crônica como gênero brasileiro.


A Ficção Inédita traz um conto do escritor Ricardo Lísias.


Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo