Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Sesc 24 de Maio

REVISTA E - PORTAL SESCSP


Intervenção artística no tapume do prédio em obras

 

NOVIDADE NO AR


Grafite, teatro, música e outras atividades ocupam as futuras
instalações do Sesc 24 de Maio

 

Cada nova unidade do Sesc São Paulo fortalece o compromisso da instituição em dialogar com o entorno do local onde se instala, requalificando a região ou mesmo redimensionando as funções das áreas públicas e privadas que compõem a paisagem urbana. De acordo com essa filosofia, são concebidas as novas unidades na região central da cidade: o Sesc Bom Retiro e o Sesc 24 de Maio. "O Centro tem um passado e uma história importantíssimos e revela a possibilidade de agregar estilos, tendências e públicos diversos", afirma o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda. Esse é o espírito da programação Maio na 24, que ocupará, de 15 a 24 deste mês, o prédio histórico onde se instalará a futura unidade 24 de Maio. As atividades, que serão realizadas no andar térreo do edifício, têm o objetivo de dialogar com o público jovem e de atrair os freqüentadores da região - hoje atraídos pelas galerias e seus bens e serviços. "O público adulto interessado por conteúdos culturais já tem manifestado curiosidade nas ações da futura unidade", diz Santos de Miranda. "Mas a primeira expectativa é que as atividades possam aproximar o público jovem e segmentado, ávido por novidades."

 

Música, literatura e teatro
Atividades de experimentação serão a tônica da programação da unidade. O que poderá ser comprovado no Maio na 24, que privilegiará tanto novas linguagens artísticas, como a música eletrônica, quanto as mais tradicionais - teatro e performances literárias -, mas mesmo essas, com uma abordagem inovadora. O bate-papo Batidas Eletrônicas, que abrirá o evento, no dia 15, terá o DJ Luiz Pareto retirando a música eletrônica das pick ups e levando-a para uma discussão sobre suas diferentes formas e estilos. Ainda na área da música, um workshop ensinará a gravar CDs de maneira independente - da montagem de um estúdio caseiro às técnicas de microfone, mixagem e masterização. Já no Arrastão Cultural na 24, nos dias 15, 17, 22 e 24, o grupo Los Patos se encarregará de interagir com o público passante e convidá-lo a participar das atividades. Textos de escritores polêmicos de diversas épocas irão compor a performance literária de Nilson Muniz ...Ao Bem Dizer dos Malditos, no dia 17. Durante a apresentação, serão lidos trechos de obras do inglês William Blake (1757-1827), do cubano Nicolás Guillén (1902-1989) e dos franceses Arthur Rimbaud (1854-1891) e Charles Baudelaire (1821-1867). O teatro será representado pela apresentação do grupo Teatro da Diversidade, que mostrará esquetes inspiradas em personagens do dramaturgo Plínio Marcos, saídos de peças como Dois Perdidos numa Noite Suja e Navalha na Carne. Para a realização do Maio na 24, a fachada do prédio em obras foi coberta por um tapume que mostra o trabalho coletivo dos artistas Nina, Koyo, Nunca e Ise. "Trata-se da busca por uma interlocução direta com o público, que servirá também para sinalizar o andamento da reforma e restauração que estão por vir", explica o diretor regional.

 

Dinamismo
Esse tipo de intervenção programática é recorrente no Sesc. Eventos parecidos já ocorreram em diversos espaços, chamados de provisórios, até que as obras e reformas fossem concluídas. Foi assim com o antigo posto de gasolina onde hoje funciona a unidade Pinheiros e com a garagem de ônibus que atualmente abriga as obras do Sesc Santo Amaro - além da unidade Belenzinho, que ocupou temporariamente uma fábrica desativada, e do prédio da antiga sede da instituição, hoje a unidade provisória Sesc Avenida Paulista. "Desenvolvemos eventos e projetos segundo o princípio de acolhimento de atividades e de público", comenta ainda Santos de Miranda. O Sesc só suspende as atividades quando o processo de construção ou reforma impede a continuação do funcionamento. Santos de Miranda conclui dizendo que o grande norteador da instituição - seja em suas unidades em funcionamento, seja nesses espaços transitórios - é o compromisso com a qualidade de vida da comunidade. "Como há carência de equipamentos socioculturais com recursos humanos capacitados, buscamos atuar nessas lacunas".


Voltar