Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê


  
Dança, biografia e literatura
 
Durante o mês de outubro, o Sesc Santana recebeu dois espetáculos de dança produzidos em parceria entre a companhia norueguesa Impure Company e o coreógrafo iraniano Hooman Sharifi. No dia 9, Sharifi apresentou We Failed to Hold this Reality in Mind (nós falhamos em reter esta realidade na mente), uma coreografia baseada em sua biografia, e, nos dias 10 e 11, foi a vez de God Exists, the Mother is Present, but They no Longer Care (Deus existe, a mãe está presente, mas eles não se importam mais), da Impure, inspirada em fragmentos das obras dos pensadores Nietzsche, Barthes e Peter Handke. Os espetáculos tiveram em comum a participação da platéia.

 

 

Jovens jornalistas

De 3 de outubro a 6 de dezembro, acontece, no Sesc Consolação, a oficina Com Quantos Tipos se Faz um Jornal, uma das muitas ações do projeto Machado de Assis Leitor do Brasil. Destinada a estudantes e vestibulandos de jornalismo e de letras, a atividade tem o objetivo de criar uma redação de imprensa que fará a cobertura dos eventos em homenagem ao escritor Machado de Assis. Os estudantes inscritos no projeto participarão de palestras com jornalistas e cronistas e terão aulas de diagramação e noções de fotojornalismo.

 


  
O valor do amor
 
Estreou em 12 de outubro, dia das crianças, no Sesc Santana, a peça Marujo o Caramujo e a Minhoca Tapioca. O espetáculo infantil narra a história do casal do título, que, depois de viver uma grande paixão, vê o amor se acabando. Com tantas brigas, a única solução parece ser mesmo a separação. Desesperado, o filho do casal decide fugir e aí que os pais percebem que é melhor parar com as desavenças e dar mais atenção à família. A peça fica em cartaz até 2 de novembro.

  
Da telona para o palco
 
Nos dias 23 e 24 de outubro, a unidade Pompéia misturou ficção e realidade ao apresentar a banda Os Desafinados, formada pelos protagonistas do filme homônimo de Walter Lima Jr., Jair Oliveira, André Moraes e Ângelo Paes Leme. Os atores/músicos incorporaram os personagens que interpretaram na ficção e apresentaram as melhores canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto.

Café da manhã cultural

Durante café da manhã, realizado no dia 3 de outubro, no Sesc Santo Amaro, apresentado o projeto Santo Amaro Em Rede, desenvolvido pela unidade sob a orientação do Instituto Pólis. O objetivo do projeto, que está em desenvolvimento, é traçar um mapa da cultura na região de Santo Amaro, facilitando seu acesso aos moradores da região e um diálogo entre as instituições. O café da manhã no Sesc serviu para apresentar a idéia do projeto piloto aos membros da comunidade que trabalham na área sociocultural.


  
Caio Fernando Abreu no teatro
Estreou na unidade Avenida Paulista, no dia 1º de novembro, a peça Aqueles Dois, baseada no conto homônimo de Caio Fernando Abreu. O espetáculo da Companhia Luna Lunera apresenta a história de dois novos funcionários de uma empresa que desenvolvem um forte laço de cumplicidade. A peça fica em cartaz até 14 de dezembro.

  
“Esses tempos de internet trazem esse paradoxo que é termos as canções viajando pelo mundo, divulgando nosso trabalho, mas diminuindo a receita com a venda de música”
 
Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, em entrevista ao site Oba Oba. A banda se apresentou dia 12 de outubro no Sesc Itaquera.

  
Arte itinerante
 
Entre os dias 8 e 18 de outubro, o Sesc São Paulo organizou a Mostra Sesc de Artes 2008, com o objetivo de estimular a capacidade de observação do público e apresentar a arte em seus múltiplos espaços. A programação reuniu 80 trabalhos de teatro, música, literatura, dança e artes visuais, que se espalharam por todas as unidades da capital e da Grande São Paulo. De 19 de outubro a 1º de novembro, aconteceu ainda o Circuito Sesc de Artes, no qual 82 cidades do interior e litoral paulista receberam uma versão itinerante da mostra.

Debates

Com o apoio do Sesc São Caetano, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) organizou o III Congresso de Iniciação Científica e III Simpósio de Extensão. O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, participou da abertura do evento no dia 30 de setembro, em um debate sobre o diálogo entre universidade e sociedade e seus respectivos processos de transformação. Santos de Miranda também esteve no debate “Fome, ética e políticas assistencialistas”, que encerrou o seminário Mesa Brasil Sesc, realizado nos dias 8 e 9 de outubro, em Brasília.


  
Cinema e mais cinema
 
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizou sua 32ª edição, de 17 a 30 de outubro, e mais uma vez o Sesc São Paulo participou do evento exibindo, no Cinesesc, alguns dos filmes do festival. Foram apresentados, entre outros, os clássicos O Poderoso Chefão I, de Francis Ford Coppola, em cópia restaurada, e Música da Noite e Sede de Paixões, de Ingmar Bergman, o homenageado do evento.

 



  
Minas é aqui
 
Durante as duas últimas semanas de novembro, a unidade Pompéia se tornará um pedacinho de Minas Gerais em São Paulo. A Mostra Contemporânea de Arte Mineira, organizada pelo Sesc em parceria com o grupo 3 de Teatro – do qual fazem parte os artistas Débora Falabella, Gabriel Paiva e Yara de Novaes –, apresenta um panorama das manifestações artísticas mineiras nas áreas de música, teatro, dança, cinema, literatura e artes visuais. Confira a programação completa no Em Cartaz desta edição.

  
Desfibriladores à mão
 
Visando a segurança e o bom atendimento ao público freqüentador, o Sesc São Paulo adquiriu um lote de aparelhos de reanimação cardiorrespiratória, conhecidos como desfibriladores, para atendimentos de emergência. Com a medida, todas as 31 unidades do departamento regional, na capital e no interior, passam a contar com o equipamento. Como parte da ação, a instituição treinou 249 funcionários para o uso correto do aparelho.

 

  
“Todas as épocas foram muito boas; mesmo quando o samba estava em baixa a gente continuava trabalhando, o grupo nunca teve problema de ficar parado”
 
Canhotinho, da banda Demônios da Garoa, em entrevista ao site da Universidade Metodista. Os sambistas se apresentaram dia 30 de outubro no Sesc Pompéia.

 

  
“Qualquer veículo que venha a democratizar os meios de distribuição da produção cultural é bem-vindo”
 

Lenine, ao site Terra. O cantor lançou seu novo CD Labiata em um show na unidade Pinheiros.