Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Shesko

Chororó cervejeiro – O senador Barack Obama deixou os cuidados eleitorais, em plena campanha pela presidência dos Estados Unidos, para chorar as mágoas e revelar seu inconformismo ante a inesperada venda da cerveja Budweiser – um ícone americano – para a parceria feita pela brasileira InBev (Brahma & Antarctica) com a poderosa cervejaria Anheuser-Busch, da Bélgica. Obama disse a jornalistas que considerava um lamentável desfecho para a queridíssima Bud sua incorporação a concorrentes estrangeiros. Os lamentos estenderam-se também ao desinteresse dos grupos americanos pela preservação da marca sob controle de empresários estadunidenses.
Devotos das cervejotas brasileiras que assumiram parte do controle da Bud enviaram mensagem a Obama, sugerindo que reagisse com fair play ao negócio e adotasse o codinome de "Barack Obrahma".

Suou, mas achou – O chinês Liu Ming, de 44 anos, famoso por exibir cerca de 200 tatuagens no corpo, fez das tripas coração para achar um espaço onde pudesse homenagear a Olimpíada de Pequim. Os anéis olímpicos, ainda que espremidos, foram tatuados em sua testa. Mas a tocha olímpica teve de ser exilada para um dos sovacos.

Cabeças rolarão – O novo museu de cera Madame Tussauds de Berlim foi cenário da imprevista decapitação do boneco que representava Hitler, ação de um irado manifestante no dia da inauguração. A reprodução do líder nazista havia provocado uma tempestade de protestos na Alemanha, mas a direção do museu pretende restaurar sua cabeça, por julgar que se trata de um personagem ligado à história da cidade. Uma brigada de caçadores de cabeças já se declarou disposta, porém, a promover nova degola tão logo o homem de bigodinho reapareça no local.

Raposa, se cuida! – O Palácio da Cidade, residência oficial do prefeito do Rio de Janeiro, há algum tempo começou a ser visitado por raposas. Uma delas tomou gosto pela beleza dos jardins e pela boa vida que passou a lhe ser proporcionada por funcionários e visitantes, fixando residência no local, onde se transformou em atração. Apelidado de Zé Bob, em homenagem ao jornalista interpretado pelo ator Carmo Dalla Vecchia numa novela da Rede Globo, o novo inquilino tratou de manter um bom relacionamento com a gataria palaciana, caindo nas graças do prefeito Cesar Maia.

Fã de carteirinha – O seriado "Jornada nas Estrelas" continua sendo notícia no mundo inteiro, graças à popularidade de seus personagens. Ainda agora William Shatner, intérprete do lendário capitão Kirk, colocou em leilão seus cálculos renais, arrematados no bater do martelo por US$ 25 mil dólares.

Romaria vira aventura – Vinte e sete idosos paranaenses que decidiram viajar de Foz do Iguaçu para o Rio de Janeiro, com escala em Aparecida (SP), tiveram seu ônibus detido pela Polícia Federal na Via Dutra, após denúncias de que o veículo transportava armamento destinado a traficantes que dominam os morros cariocas. A bagagem dos romeiros era simples, apenas malas de mão, e estava no interior do ônibus, mas o bagageiro na parte inferior parecia um verdadeiro arsenal: metralhadoras, fuzis, pistolas, granadas e farta munição. Sem parar em Aparecida, a viagem prosseguiu sob escolta policial diretamente para o Rio de Janeiro, onde as autoridades providenciaram um hotel para a decepcionada caravana, bem como um passeio ao Cristo Redentor e à orla praiana de Copacabana e Ipanema. A visita à padroeira ficou para uma futura romaria, talvez quando o assustado grupo adentrar a "quarta idade".

Ameaças do bafômetro – Uma entrevista na qual o ministro Tarso Genro defendeu as vantagens da Lei Seca, destinada a punir motoristas reprovados pelos bafômetros, acabou enveredando por rumos inusitados quando um jornalista indagou o que aconteceria com um padre que após rezar duas missas fosse flagrado por algum bafômetro em virtude do vinho bebido nas celebrações. O ministro da Justiça explicou que o bom senso deve orientar os policiais, mas ponderou, bem-humorado, que os sacerdotes também poderiam colaborar com a Lei Seca substituindo o vinho por um suco de uva produzido no Rio Grande do Sul, sua terra natal. Aproveitou também a ocasião para tranqüilizar as moças e damas viciadas em bombons e quitutes recheados com licor, dizendo que o bom senso não as privará desse prazer quando estiverem ao volante...

 

Comente

Assine