Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê


Cordel ecológico
 
De 4 a 7 de junho, no Sesc Itaquera, os autores Assis Coimbra e Wagner Pinheiro contaram, e cantaram, a história do cordel e do repente, associando informações sobre a cultura do Nordeste brasileiro a noções ligadas ao meio ambiente. A atividade Ecordel também levou ao público a exposição “Está no Ar”... Um Mergulho no Universo Invisível da Atmosfera, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Além disso, houve o lançamento do livro A Marcha da Humanidade e a Degradação da Natureza (Editora Luzeiro, 2009), que reúne cordéis de autoria de Assis Coimbra.


Para os pequenos
 
O Sesc Pompeia apresentou, de 24 a 28 de maio, um dos mais importantes eventos voltado à música infantil das Américas. O Encontro Internacional da Canção para Crianças, uma iniciativa do Movimento de Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha, foi realizado pela primeira vez no Brasil e teve curadoria dos cancionistas Marcio Coelho e Ana Favaretto (foto). Durante o evento, subiram ao palco do teatro da unidade músicos e grupos brasileiros, argentinos, cubanos, uruguaios e colombianos.


Teatro de casal
 
Esteve em cartaz, nos dias 13 e 14 de junho, na unidade Santo André, o espetáculo O Homem Inesperado, com os atores Paulo Goulart e Nicette Bruno. A comédia romântica, escrita pela francesa Yasmina Reza, fala de amor, amizade, trabalho, desejos e encontros, e retrata, com graça e bom humor, o dia-a-dia de duas pessoas “no fundo, solitárias e melancólicas”, segundo a definição do diretor Emílio de Mello.
 


Ispa – parceria pela cultura

O Sesc São Paulo esteve entre os parceiros para a realização do 23O Congresso Internacional da International Society for the Performing Arts (Ispa), que aconteceu de 10 a 13 de junho, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), CEU Alvarenga e Sesc Pompeia. A organização, cujo nome pode ser traduzido para Sociedade Internacional para as Artes Performáticas, aparece entre as mais influentes do mundo no desenvolvimento de linguagens artísticas, como o teatro, a dança e a música. O evento, que reuniu membros de 25 países, foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.



Vida de atleta

Foi lançado no dia 29 de maio, no Sesc Pompeia, o projeto permanente Cultura Esportiva, que, em sua primeira edição, apresenta uma exposição em homenagem à João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. Na data, quando se completaram dez anos da morte do atleta olímpico, foi realizado também um bate-papo com antigos treinadores e outros atletas. Já a mostra, que segue até 2 de agosto, reúne fotografias e medalhas conquistadas pelo saltador ao longo da carreira.


Festas juninas
 
Durante o mês das festas juninas, as unidades do Sesc prepararam uma programação especial. No Sesc Interlagos, a ideia era falar de temas bem brasileiros. Para contar a história da mandioca, a instalação multimídia Na Oca da Mani Oca (foto), ocupou o hall da unidade, de 11 a 28 de junho. Além disso, houve exposição de painéis com imagens do plantio à colheita da raiz, das casas onde é feita sua famosa farinha e até seu uso como biocombustível. No Sesc Campinas, o tema foi São Sanfonas e, de 19 a 21 de junho, intervenções artísticas e shows musicais mostraram o valor do instrumento para as culturais regionais do país.
 

Clássicos de Cartola

Nos dias 20 e 21 de junho, o Sesc Santana homenageou o músico e compositor Cartola com um show que marcou o relançamento do CD Cartola, gravado há 11 anos durante apresentação no Sesc Pompéia. Em 2009, o Sesc São Paulo também reedita uma biografia do sambista, Cartola – Semente de Amor Sei que Sou, Desde Nascença, escrita pelo jornalista Arley Pereira e publicada pelas Edições Sesc SP. O repertório do disco é composto de 14 músicas, entre elas os clássicos O Mundo É um Moinho e As Rosas Não Falam. Tanto o CD quanto o livro estão à venda na Loja Sesc (www.lojasescsp.org.br) e nas unidades


Mais de meio século de amor
 
O Sesc Consolação apresentou, de 1o a 24 de junho, o espetáculo Gardênia, uma produção do grupo El Outro Núcleo de Teatro, com texto de Ana Roxo e livremente inspirado no livro O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez. Em cena, dois atores, dez retroprojetores e uma vitrola percorrem a trajetória de mais de meio século de amor entre Fermina Daza e Florentino Ariza, personagens do livro de Márquez.


Amor, música e literatura

O Sesc São Paulo realizou, no dia 26 de junho, em Osasco, município da Grande São Paulo, o espetáculo musical Uma Toada para João e Maria – O Amor Segundo Chico Buarque, com roteiro e voz de Lílian de Lima e Rodrigo Mercadante e direção geral de Milton Morales Filho. O enredo contou, por meio das músicas de Chico, a história de um casal desde a primeira troca de olhares até recomeço depois da separação. Já o texto reuniu passagens de obras de Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Nelson Rodrigues, do inglês Oscar Wilde, do irlandês Bernard Shaw e do francês Roland Barthes. A apresentação fez parte da programação que o Sesc tem levado ao município para marcar sua futura chegada na região.



Década de prata
 
O Prata da Casa do Sesc Pompeia, plataforma de lançamento de novos talentos da MPB, completa 10 anos em 2009. O projeto é conhecido por abrir espaço para artistas iniciantes, oferecendo visibilidade tanto para o público quanto para a crítica. Ao longo de sua trajetória, o Prata já teve curadoria dos jornalistas especializados em música Mauro Dias, Patrícia Palumbo e Pedro Alexandre Sanches, e ajudou a impulsionar a carreira de expoentes como Vanessa da Mata, Quinteto em Branco e Preto, e Fernanda Porto.


“Aprendi a fazer o meu arroz e feijão e assim vou levando”
 
O músico Pena Branca sobre o seu estilo de compor e cantar em entrevista dada ao jornal A Cidade. O sertanejo se apresentou,  no dia 16 de junho, no Sesc São Caetano
 

“A música tem, naturalmente, uma força visual muito forte. Quem mostrou isso para o mundo foi Heitor Villa-Lobos.
 
Naná Vasconcelos em entrevista ao blog Botequim do Bruno (http://botequimdobruno.blogspot.com). O músico se apresentou com Virgínia Rodrigues, em 6 de junho, no Sesc Santos.