Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SESC Belenzinho promove Café Tecnológico com o tema Arte na Rede | Web Art

O SESC Belenzinho realiza, neste sábado dia 17 de dezembro, o último encontro do ano do Café Tecnológico. A reunião tem como proposta discutir aspectos variados sobre os novos fenômenos produzidos pela tecnologia e arte na atualidade.

Nesta edição, as conversas serão baseadas no tema Arte na Rede| Web Art: os novos paradigmas que surgiram no universo das artes com o advento tecnológico. O debate contará com a participação do curador e artista multimídia Lucas Bambozzi e do artista, designer e pesquisador dos novos meios Fabio Fon.

Lucas Bambozzi e Fabio Fon comentam suas carreiras e conversam sobre as relações entre obra e público, as poéticas possíveis em que o uso de tecnologias digitais e a atuação na rede web propiciam, assim como o mercado da arte neste contexto e as possibilidades de uma mostra de arte "desmaterializada", ou seja, na internet, com curadores espalhados pelo mundo.

Fábio Fon é artista multimídia, designer digital e pesquisador em arte e tecnologia, atuando entre outras áreas, nos estudos de hipermídia, web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. Dos seus estudos, destacam-se: Web Arte no Brasil (1999) e o livro CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia (Editora Perspectiva, 2010). É Doutor em Artes na ECA/USP e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP.

Lucas Bambozzi é artista multimídia, documentarista e curador. Trabalha em meios diversos como vídeo, cinema, instalação e mídias interativas, com exibições em mostras em mais de 40 países. Professor da pós-graduação do SENAC-SP, concluiu seu MPhil junto ao CAiiA-STAR Centre/i-DAT na Universidade de Plymouth na Inglaterra, e dedica-se à exploração crítica de novos formatos de mídia independente. É um dos coordenadores e curadores do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis.

O evento é gratuito e, para participar, é preciso comparecer ao local com 30 minutos de antecedência. O encontro também será transmitido ao vivo por streaming, através do endereço livestream.com/ilbelenzinho e pelo Twitter, com a hashtag #cafetecnologico e no perfil do SESC Belenzinho.

A primeira edição do Café Tecnológico ocorreu em outubro de 2011, com o intuito de colocar em discussão questões que giram em torno da tecnologia e da arte, a partir de um olhar sobre as produções contemporâneas e suas influências. O tema foi Mulheres na Arte e Tecnologia e participaram as artistas e pesquisadoras Daniela Kutschat e Letícia Kamada.

A segunda edição em novembro discutiu sobre a Arte e os Meios Tecnológicos com a pesquisadora Fernanda Bruno, o artista plástico Milton Sogabe e a artista e pesquisadora multimídia Rosangella Leote. Os convidados conversaram sobre como as mídias têm sido utilizadas no contexto da arte contemporânea e seus meios tecnológicos.

Ouça o Podcast desta segunda edição


 

Saiba mais:
Site Lucas Bambozzi
Site Fábio Fon



o que: Café Tecnológico
quando:

17/12, sábado das 14h às 17h

onde:

Internet Livre - SESC Belenzinho


quanto:

Grátis
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.
Livre para todos os públicos