Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê





Movimento na contemporaneidade

O livro Temas para a Dança Brasileira (Sesc SP, 2011, organizado por Sigrid Nora) foi lançado em colóquio, no dia 19 de abril, no Sesc Consolação. O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, abriu o debate comentando as estratégias de colaboração para a área. Com a presença de pesquisadores, jornalistas e coreógrafos da cena contemporânea brasileira, o colóquio abordou temas como o papel da crítica na imprensa e a relação entre dramaturgia e dança.


Filme de tocar

Foi inaugurada, no dia 14 de abril, na unidade Interlagos, a mostra 35 mm Em Relevo, uma exposição tátil que reúne imagens de clássicos do cinema brasileiro convertidas em placas com relevos, destacando volumes produzidos pelos contrastes de luz e sombra. Entre os filmes retratados, O Beijo da Mulher Aranha (1985) de Hector Babenco, Toda a Nudez será Castigada (1973) de Arnaldo Jabor, e Macunaíma (1969) de Joaquim Pedro de Andrade. A mostra fica em cartaz na unidade até 17 de julho.


Vale a pena ver de novo

O CineSesc realizou, de 6 de abril a 1º de maio, a 37ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes. Fizeram parte da programação 42 títulos entre os mais votados pela crítica e público nas categorias nacional e estrangeiro. O evento levou à telona sucessos brasileiros como Dzi Croquettes (foto), Tropa de Elite 2 e Chico Xavier; e ainda os blockbusters A Rede Social, A Saga Crepúsculo: Eclipse e Alice no País das Maravilhas, entre outros.


A vida de Lulu

Inspirado na obra Lulu – A Caixa de Pandora, do alemão Frank Wedekind (1864-1918), o espetáculo Devassa, com a carioca Cia. dos Atores e direção de Nehle Franke, esteve em cartaz no Sesc Consolação de 25 de março a 1º de maio. A trama mostra uma menina de rua recolhida por um figurão da sociedade e submetida a diversos parceiros em casamentos sucessivos.


Solo e bem acompanhada

Artista revelação de 2010, escolhida pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), Karina Buhr fez show no projeto Segunda no Carmo, realizado pelo Sesc Carmo, no dia 28 de março. A cantora, compositora e percussionista apresentou seu CD de estreia, Eu Menti pra Você. No palco, a sonoridade experimental do primeiro trabalho solo deu espaço também para as influências da artista, que incluem participações em discos do Mundo Livre S/A, Antônio Nóbrega e DJ Dolores.


Viagem fantástica

Duda e Lola saem em uma aventura em busca de Kika, sua irmã perdida. Na viagem, as duas personagens terão que cumprir tarefas e conhecerão seres fantásticos, como o maior medroso do mundo, a fofoqueira que sabe tudo e o homem que não ri. Esse é o enredo de A Fabulosa Viagem de Duda e Lola em Busca da Irmã Perdida ou... Cadê Kika?, espetáculo com Grupo Caixa de Histórias, apresentado no Sesc Itaquera, no dia 27 de março.

“Eu acho que esse movimento [jovens sambistas] é de revalorização. Quinteto Em Branco e Preto e Samba da Vela impulsionam muitos jovens a fazerem samba”.
Fabiana Cozza em entrevista à TV Record. A cantora fez show no Sesc Pompeia, nos dias 25 e 26 de março.


Bispo revisitado

Os bordados, escritos e composições do artista Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) ganham movimento nos corpos dos bailarinos da Mimulus Cia. no espetáculo Por Um Fio, apresentado, de 8 a 10 de abril, no Sesc Santana. No palco, um emaranhado de fios elétricos e de filamentos de lâmpadas incandescentes se juntam à sucata que serve de “matéria-prima” para a composição dos atores. A direção artística e a coreográfica são de Jomar Mesquita.


Melhores Histórias

Foi divulgada a lista dos dez roteiros selecionados para o Laboratório Novas Histórias, realizado pelo Programa Sesc/Senac de Desenvolvimento de Roteiros. Nesta edição, nomes como Lina Chamie (Os Amigos) e Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?) dividem espaço com roteiristas em início de carreira, caso de Luciano Ordine Caldas, com Santa Rosa dos Ventos, e Gustavo Rosa de Moura e Leonardo Levis, com Voltando para Casa. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 13, no Grande Hotel de Campos do Jordão e promete boas discussões em torno da sétima arte. Confira a lista completa no site www.sescsp.org.br/laboratorioderoteiro.


Grande figura

Dinossauro do rock brasileiro, o músico Erasmo Carlos – o Tremendão, como era chamado na época da Jovem Guarda – fez show no Sesc Santo André, no dia 19 de março. No palco, o roqueiro com mais de 50 anos de estrada mostrou músicas de Rock´N´Roll, seu mais recente CD, mas também não deixou de lado clássicos como Sentado à Beira do Caminho e Mulher.


Onde está a beleza?

Ela é jovem e filha de um casal bem-sucedido. Perfeito? Seria, se sua aparência não fosse, digamos, fora dos padrões estéticos impostos pela sociedade. A história dessa adolescente é contada em A Feia, espetáculo dirigido por Cássio Scapin, com texto de Cleide Piasecki, e que estreou nacionalmente no Sesc Santos, em 26 de março. A inversão de valores no mundo contemporâneo é o foco de discussão da montagem.


Duas vezes balé

A São Paulo Companhia de Dança apresentou duas coreografias, no Sesc Pinheiros, no final de março e começo de abril. Nos dias 26, 27, 31, 1º e 3, o grupo trouxe a dobradinha Legend e Inquieto. A primeira, clássico do coreógrafo sul-africano John Cranko, foi remontada para a Companhia pelo norte-americano Richard Cragun, e a segunda, do coreógrafo Henrique Rodovalho, tem música de André Abujamra.


Uma segunda chance

O Sesc Belenzinho apresentou, de 29 de março a 5 de maio, o espetáculo Savana Glacial, com o Grupo Físico Teatro, dramaturgia de Jô Bilac e direção de Renato Carrera. A montagem conta a história de um jovem casal que, após um acidente, muda-se para um apartamento com o objetivo de resgatar a vida amorosa. Meg e Michael passam então a viver isolados do mundo até conhecerem a vizinha Agatha, que transformará definitivamente a vida dos dois. 


Cenas da cultura

O Sesc Santo Amaro abrigou, durante todo o mês de abril, a exposição fotográfica Curta Saraus, com 32 imagens de encontros de música e literatura – os saraus do título – realizados em diversos espaços da zona sul da capital. A mostra, que documenta a intensa vida artística da periferia da cidade, deve ficar na unidade até 13 de junho.