Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Corpo sem Desconforto

Desde a época da Revolução Industrial, ainda no século 18, até os dias de hoje, a relação entre homem e trabalho tem passado por uma constante transformação. Da visão do trabalhador como apenas uma “engrenagem” do sistema de produção ao atual respeito pelas boas condições no ambiente em que os profissionais exercem suas funções, a evolução é de grandes proporções.

Atualmente, além dos direitos básicos garantidos pela legislação em vigor, funcionários de organizações dos mais diversos setores da economia, bem como profissionais liberais, mantêm cuidados específicos para que a saúde esteja sempre em dia. E o melhor: essa mentalidade de valorização da qualidade de vida faz parte da estratégia de gestão de 10 entre 10 empresas responsáveis.

Esse princípio de preservação ao trabalhador tem sido estimulado pelo Sesc São Paulo, que desenvolveu o Guia de Educação para a Saúde no Trabalho. O projeto, lançado em outubro, na unidade de São Caetano, é voltado, sobretudo, aos colaboradores do comércio de bens e serviços.

“A iniciativa visa orientá-los sob o ponto de vista da ergonomia [disciplina que contribui para o projeto e a avaliação de tarefas, trabalhos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas]”, lembra a técnica de programação do Sesc São Caetano, Carolina Reis da Silveira. “Ou seja, a proposta é melhorar as condições corporais e ressaltar o aspecto físico relacionado ao trabalho e o meio de atuação do indivíduo”, complementa.

O lançamento reúne uma série de folhetos com informações de pesquisas realizadas em cerca de 40 profissões. Embora a edição preliminar se tenha baseado em ampla pesquisa de campo, ela oferece linguagem simples e é acompanhada por ilustrações (veja boxe Corpo, sem desconforto). “A abordagem possibilitou analisar a realidade de trabalho de cada segmento; assim foi possível obter mais competência no alcance, assimilação e incorporação da proposta”, ressalta Carolina. Estão previstas ainda outras duas edições a serem publicadas em 2011 para as áreas da educação e comunicação.

Material preventivo

Para a realização do Guia, cada profissão foi selecionada após a análise da Fundacentro – órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, que foi responsável por indicar as áreas profissionais consideradas de maior necessidade de atenção ergonômica. De acordo com a assistente da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo (GDFE) do Sesc São Paulo, Luciane Pierin, a publicação está alinhada com as diretrizes do Programa Sesc Empresa.

E foi desenvolvido pela instituição com base nas ações de caráter fisicoesportivo, cultural e socioeducativo. “O material vai oferecer instrumentos às empresas, para contribuir na qualidade de vida do trabalhador”, afirma. “Esse programa engloba diversas ações e indica a preocupação da instituição junto ao público comerciário, especialmente neste momento das áreas da saúde, educação e comunicação.”

Além de sua função educativa, o Guia vai orientar as pessoas quanto ao uso adequado dos espaços e deve ajudar a garantir uma boa condição corporal. “A intenção é favorecer o conhecimento básico para a aplicação de soluções ergonômicas nas atividades do trabalho, sensibilizar os trabalhadores na identificação das causas de má postura e promover a consciência corporal, facilitando a identificação de possíveis desconfortos”, reitera Luciane Pierin.

Esforço conjunto

A estruturação do Guia de Educação só foi possível com o apoio técnico da Ergoapplied – Assessoria e Consultoria em Ergonomia, empresa experiente em captar e processar os conhecimentos na área de saúde e ergonomia. Estiveram ainda envolvidos no projeto consultores, como o doutor em Ergonomia pelo CNAM/Paris Mario César Vidal, o engenheiro ?industrial Antonio Flávio Pires Ferreira, e o especialista em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Fabrício Avancini Silva, também diretor técnico da Ergoapplied.

Segundo Avancini, a publicação difunde de maneira abrangente as orientações básicas de ergonomia e postura, o que vai ajudar tanto o empregado quanto o empregador, já que ao melhorar o nível de conforto no trabalho, por consequência melhora também a produtividade do trabalhador ante a execução da sua atividade. “Não são poucos os profissionais que comprometem a saúde porque ?executam suas funções em posições sacrificantes”, aponta o especialista. “Isso ocorre tanto por não receberem orientação quanto por não terem equipamentos adequados.”

Além do auxílio da Fundacentro, a Ergoapplied obteve informações em pesquisas realizadas em hospitais, laboratórios, prontos-socorros, clínicas odontológicas e fisioterápicas e publicações científicas. “Assim analisamos a realidade do trabalho de cada segmento e procuramos fazer um Guia de esclarecimentos cujo objetivo é melhorar a produção do trabalho ao buscar o conforto do trabalhador”, diz Avancini.


BEM-ESTAR NO TRABALHO

A seguir, algumas orientações ergonômicas para evitar desconfortos e lesões típicas de algumas profissões, previstas no ?Guia de Educação para a Saúde no Trabalho, que foi lançado pelo Sesc São Paulo e em breve estará disponível em todas as unidades.

Dentista

Principais desconfortos: punhos, mãos e dedos, ombro e coluna vertebral
Ergonomia, corpo e movimento:
•    Utilize mais o giro do mocho (assento), tirando os pés do chão evitando a rotação da coluna.
•    Procure manter o apoio lombar do mocho sempre encostado às costas. Regule a altura do mocho de forma que as pernas formem um ângulo de 90 graus. 
•    Evite que os ombros fiquem contraídos ou levantados, cotovelos elevados ou afastados do tronco, excessiva flexão e extensão de punho.

Motorista socorrista

Principais desconfortos: coluna lombar, cefaleia, sonolência e estresse
Ergonomia, corpo e movimento:
•    Utilize a musculatura dos membros inferiores, flexionando o quadril e os membros inferiores ao levantar cargas. No transporte de pacientes e/ou equipamentos, procure manter o tronco ereto.
•    Os movimentos realizados devem ser sincronizados com os do outro socorrista.
•    Realize alongamentos antes e após a jornada de trabalho.

Educador físico

Principais desconfortos: coluna lombar, ?joelhos e vocais
Ergonomia, corpo e movimento:
•    Atenção aos movimentos de abdução e rotação dos ombros. Procure manter os braços sempre abaixo da linha dos ombros.
•    Mantenha a coluna ereta e quando possível apoiada durante os exercícios.
•    Mantenha o abdômen contraído durante os exercícios evitando esforço da coluna.