Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

De portas abertas

A inauguração da mais nova unidade do Sesc São Paulo, no bairro do Belenzinho, na Zona Leste da capital, mereceu uma programação especial. Entre as atividades, diferentes coletivos e companhias teatrais ocuparam as salas de espetáculo do novo centro com montagens de estilos variados. Destaque para o Teatro da Vertigem, que apresentou História de Amor (Últimos Capítulos), foto, no dia 12 de dezembro, e para o Galpão do Folias e sua Oresteia – O Canto do Bode, no dia 19.

Formados pela educação
Os 168 alunos da primeira turma 2008 da Escola Sesc de Ensino Médio, idealizada pelo Departamento Nacional do Sesc, no Rio de Janeiro, despediram-se dia 8 de dezembro, durante a cerimônia de formatura, que foi encerrada com muito canto e dança no palco do teatro da Escola. Na plateia, pais, professores, diretores e autoridades se emocionaram com a performance dos estudantes. “Hoje não é uma despedida, é um até breve. Porque esta escola estará sempre aberta para vocês que estudaram aqui”, disse o Presidente do Conselho Nacional do Sesc, Antonio Oliveira Santos.

Insônia compartilhada
Considerado o mais hermético de Clarice Lispector, o conto O Ovo e a Galinha ganhou versão para o teatro – com direção de Vanessa Bruno e monólogo de Angélica di Paula. A montagem, que pôde ser vista no Sesc Consolação de 2 a 17 de dezembro, traz o texto de Clarice na íntegra, e transforma a narradora em uma mulher insone, que divide seus questionamentos com o público.

“Não há, ó gente, ó não...”
Quem passou pela unidade Itaquera, no dia 28 de novembro, pôde assistir ao espetáculo O Conto de João, com a Cia. Atos. A montagem resgata elementos daquela vida mansa do campo – da qual nove entre dez moradores da cidade grande dizem sentir falta. Em cena, referência à companhia das árvores e dos bichos, e ao gosto das frutas colhidas no pé e do leite fresco. A música, claro, é ao vivo. O texto e a direção são de Fábio Spila e no elenco estão Adryela Rodrigues, Fábio Spila e Adreíssa Cangussú.

Brasil-África non stop
Por conta da Semana da Consciência Negra, em novembro, o Sesc Ipiranga apresentou a programação especial Africanidades Brasileiras. No roteiro, exibição do filme Cafundó (2005), de Clóvis Bueno e Paulo Betti, no dia 25; show do músico e cantor Bukassa Kabegele (foto), com a Banda Booka Mutoto, no dia 28; e a vivência Corpo Negro – Performance, Imagem, Reflexão, Memória e Tradição, no dia 30.

Estreias e Reconhecimento
O diretor do CPT (Centro de Pesquisa Teatral/Sesc Consolação), Antunes Filho, que no ano passado esteve em cartaz com Policarpo Quaresma (foto), recebeu dia 13 de dezembro o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). O júri também concedeu prêmio especial à peça O Idiota, dirigida por Cibele Forjaz, outra a estrear em março no Sesc Pompeia. Na categoria atriz, Bel Kowarick ganhou por Dueto para Um, cuja montagem estreou em agosto no Sesc Consolação. Já Samir Yazbek ganhou como autor por As Folhas do Cedro, que estreou em julho no Sesc Vila Mariana. Outros espetáculos e diretores, que estrearam seus trabalhos no Sesc, também foram premiados pela APCA.

Monólogo a muitas vozes
Apesar do plural do nome, o espetáculo As Pagus é um monólogo de Christiane Tricerri, criado a partir de textos da escritora e jornalista Patrícia Galvão, uma das figuras-chave do Modernismo brasileiro, a quem todos chamavam Pagu. Em cena, Christiane deixa emergir as múltiplas faces da autora – entre elas a Senhora e a Antropofágica. A peça foi encenada no Sesc Santos, no dia 11 de dezembro.

Música antiga
O projeto Música Em Cena, uma parceria do Sesc Carmo com a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (destaque do Almanaque Paulistano desta edição), apresentou, no dia 23 de novembro, show com o grupo Novo Ovo Novo. O coletivo surgiu em 2003 com a proposta de executar partituras dos séculos 17 ao 19 em uma nova roupagem, misturando música popular brasileira, folk, rock e jazz.

Sem limites
Fruto de uma investigação cênica dos cariocas do Coletivo Improviso sobre a percepção que temos de nós mesmos e de nossa relação com o outro, o espetáculo Otro reúne artistas ligados ao teatro, à dança, à música e às artes visuais. A proposta fez parte da edição 2010 da Mostra Sesc de Artes, apresentada nos dias 24 e 25 de novembro, na unidade Pinheiros. A direção é de Enrique Diaz e Cristina Moura.

Aniversário no quintal
Famoso pelo espetáculo Jogando no Quintal – que mistura teatro, improvisação e futebol –, a Cia. do Quintal apresentou uma retrospectiva de seus oito anos, no Sesc Pompeia, durante a primeira quinzena de dezembro. No “cardápio”, além do sucesso citado acima, apresentado nos dias 11 e 12, também as montagens Tabuleiro, no dia 9, e O Mágico de Nós e Rubra Pop Show, ambas no dia 12.

Fina estampa
Formada por membros de vários corpos estáveis da cidade de São Paulo, a Orquestra Metropolitana interpretou, na edição de dezembro do projeto Violão Sinfônico, do Sesc Santana, obras do compositor mexicano Manuel Ponce. A apresentação teve participação especial de Alvaro Pierri (foto). Aconteceu no dia 8 de dezembro, no teatro da unidade.

Zona Sul em cena
O Sesc Santo Amaro promoveu mais uma vez o intercâmbio entre grupos amadores e profissionais da Zona Sul de São Paulo durante o Festcal – Festival de Teatro de Campo Limpo –, iniciativa que também visa a formação de público. As peças do projeto foram apresentadas nos dias 20 e 21 de novembro, em uma correalização da unidade com a Trupe Artemanha de Investigação Humana.

“Não vejo ninguém elogiando bons músicos brasileiros nem a crítica se preocupando em conhecer o que de melhor é feito por aqui. Somos uma província musical.”

Otto ao site Virgula, do UOL. O músico fez show no Sesc Campinas, em 8 de dezembro.