Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Desenvolvimento Social e Produção Teatral

O Serviço Social do Comércio surgiu em 1946 como fruto da iniciativa de empresários brasileiros do comércio de bens, serviços e turismo em busca de caminhos que conciliassem o crescimento econômico do país com o avanço social efetivo.

Na década de 1970, tendo em vista a importância do tempo livre nas formas de produção e organização da sociedade, o Sesc São Paulo elegeu o lazer como campo de ação privilegiado para suas ações socioeducativas. Compartilhando o debate de novas idéias e experiências, já no início dos anos de 1980, a instituição passou a oferecer a seu público uma extensa e variada programação cultural, não raro premiada e apontada como referência para o movimento cultural brasileiro.

Neste processo, o teatro tem sido uma das mais férteis expressões artísticas a que a entidade tem se dedicado. Ao lado de investimentos que tocam diretamente questões relacionadas à ampliação da produção cultural, a diversificada oferta de espetáculos, festivais, cursos, oficinas, encontros e debates refletem a busca da entidade pela criação de canais para a transmissão de novos conhecimentos sobre a realidade brasileira.

O investimento em equipes capacitadas, estruturas e equipamentos adequados representa o empenho do Sesc em trazer ao público propostas de inovação e ruptura, bem como estimular a estruturação de um mercado com grande potencial para a geração de oportunidades e renda.

Estas ações procuram espelhar o compromisso do empresariado do comércio de bens e serviços com o desenvolvimento dos trabalhadores do setor, bem como de toda comunidade, fundamentado na importância plena da educação não-formal como meio para a construção de uma sociedade inclusiva e renovadora.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo