Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Sorriso Aberto

A saúde bucal, com a prática da medicina moderna, foi integrada ao cuidado de todo o organismo. Parece óbvia a afirmação, mas durante muitos anos a boca foi um órgão visto como separado do restante do corpo, ocasionando o distanciamento da ciência médica e da odontológica. Hoje, todos sabem que para manter a saúde geral é preciso investir na saúde bucal e vice-versa.

E, nesse caso, a prevenção é um dos melhores remédios contra as doenças. A alimentação balanceada será o meio mais eficaz de garantir o controle de cáries e placas bacterianas – inimigos do sorriso saudável e hálito agradável, além de dificultar o surgimento de problemas mais graves como as doenças gengivais que atacam os tecidos ao redor dos dentes.

Cuidados como a escovação e a utilização do fio dental são aliados essenciais nessa empreitada – recomendados em todas as faixas etárias – para que, ao envelhecer, a boca mantenha sua saúde. Pensando nisso, o Sesc Pinheiros preparou o encontro “Saúde Bucal na Terceira Idade”, realizado no dia 29 de setembro, para esclarecer dúvidas sobre o tema. “A tentativa foi de promover a reflexão sobre o que nos impede de aplicar a teoria na prática. A vida corrida, estressante, e a preguiça são fatores que interferem nos cuidados diários”, afirma o coordenador da clínica odontológica do Sesc Pinheiros, Fabiano Braz.


Atitudes inteligentes


Substituições simples no cotidiano podem ajudar na prevenção de cáries, por exemplo. “Se não der para escovar os dentes depois de um almoço rápido, por que optar pelo chocolate na sobremesa ao invés da fruta?”, orienta Braz. O açúcar é o grande responsável pela formação de placas bacterianas que acarretam doenças. “A cárie dentária é uma doença de base multifatorial, em que predominam os fatores alimentares. Se a boca não estiver higienizada e houver a ingestão de muito açúcar e comida industrializada, ocorrerá o acúmulo de placa bacteriana.

O aumento da acidez do meio irá reproduzi-la”, alerta o especialista em Saúde Coletiva, Samuel Jorge Moysés, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo Moysés, a gengivite também está ligada ao acúmulo de placas nos dentes, mas pode ser associada a outras doenças de natureza sistêmica, como a diabetes. Pesquisas científicas relacionam a má saúde bucal com doenças cardiovasculares. Há alimentos que são aliados no trato da saúde bucal e podem ser consumidos diariamente.

“Os de ph mais elevado neutralizam ácidos e impedem a ação bacteriana que destrói o esmalte dentário. Podemos incluir nesse grupo os lácteos. Embora o leite tenha lactose, seu açúcar é menos prejudicial e, na forma de queijos e iogurtes, pode neutralizar a produção ácida”, diz Samuel Jorge Moysés.


Educação para toda a vida


Na terceira idade, a boca refletirá a vida menos ou mais saudável que se levou ao longo dos anos. O autoexame deve fazer parte da rotina principalmente para quem fumou e bebeu em excesso na juventude. O câncer de boca torna-se muito mais freqüente nessa faixa etária.

“Outro caso que se acentua na terceira idade é a diminuição de saliva, causado pelo uso de medicamentos. A saliva é um agente de defesa da boca e possui enzimas que combatem bactérias e ajudam a lubrificar a mucosa”, afirma Fabiano Braz.

Por isso é importante o trabalho educativo para a conscientização dos hábitos saudáveis entendendo a saúde bucal como parte integrante da saúde geral. “O diferencial das nossas ações está na atenção e valorização da pessoa, respeitando o seu ciclo de vida e o contexto social em que vive. Desta forma, conseguimos atingir o êxito no que propomos, seja na atividade curativa, preventiva ou educativa.”, diz a assistente para o Programa de Odontologia da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo Norma Tami.


Para todas as idades

Técnicas simples de escovação e higienização prolongam a saúde dos dentes



•    As técnicas mudam muito de acordo com a idade. É preciso escolher uma escova de cerdas macias e cabeça pequena para evitar que a gengiva seja agredida pela fricção.

•    Para pessoas com dificuldade motora, é aconselhável comprar uma escova elétrica.

•    Não basta apenas passar o fio dental entre os dentes. É preciso “abraçar e esfregar” a superfície de cada dente com o fio para que as placas dentárias sejam removidas.

•    Escovar a língua é muito importante durante a higienização, além de evitar o mau hálito.

•    O uso de flúor é recomendado para todas as idades, seja na pasta dental, na água fluoretada ou em produtos para enxágue.


Fonte: Fabiano Braz, dentista e coordenador da clínica odontológica do Sesc Pinheiros