Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

por Jorge Leão Teixeira

Doidão – Detido por uma blitz da Lei Seca no bairro carioca da Barra da Tijuca, motorista que dirigia um Ford Fiesta sem documentação foi tomado por um acesso de loucura e passou a destruir seu carro com pedradas, chutes na lataria e quebra-quebra nos vidros, fugindo do local a bordo de um táxi. Segundo o site da Secretaria Municipal de Transportes, o Fiesta acumulava desde 2008 nada menos que 128 multas.

Celular fiscal – Um software da operadora japonesa NTT Communications examina, em fotos tiradas com o próprio aparelho, a cor e a forma dos alimentos, compara os resultados aos de seu banco de dados e calcula suas calorias. O programa tem capacidade para avaliar 100 mil produtos diferentes armazenados em servidor operado via celular. A NTT pretende assim ajudar as pessoas a seguir suas dietas. A novidade deve ser lançada no início de 2011, inclusive com uma versão grátis para os primeiros usuários.

Capivari vem aí – A prefeitura do município fluminense de Silva Jardim lançou uma moeda que só valerá na cidade, paritária com o real. O objetivo é incrementar e facilitar os negócios sociais e o comércio local, com cédulas de 10, 5, 2 e 1, além de notas de 50 centavos para facilitar o troco. A moeda foi batizada com o nome de “Capivari” e serve até para comprar dólares ou fazer uma fezinha no jogo do bicho.

Desbingamento – Uma força-tarefa com homens das polícias civil, militar e federal desfechou uma ofensiva contra os bingos e caça-níqueis do Rio de Janeiro, fechando inclusive uma fábrica onde eram montados os aparelhos. No bairro de Botafogo, disfarçados de apostadores, policiais deram de cara com um casarão cujo portão ostentava uma tabuleta com os dizeres: “Tá na dúvida? Toque a campainha ao lado”.
O conselho foi obedecido e cerca de 50 funcionários e apostadores foram recolhidos ao xadrez, além de terem sido apreendidos 40 caça-níqueis.

Mistura e samba – A Escola de Samba Unidos do Salgueiro vai homenagear o mundo cinematográfico em seu desfile de carnaval. O carro dedicado a Marilyn Monroe levará sambistas negras com perucas louras – as “Marilyn Morro”, que dividirão espaço com uma ala gay com o uniforme do Super-Homem.

Quem se habilita? – O turco Sultan Kosen, de 27 anos, é o homem mais alto do mundo. Tem 2,4 metros de altura, usa sapatos número 60 e garantiu direito a uma cadeira cativa no Guinness World Records. Sultan visitou o Rio de Janeiro em dezembro último, a fim de divulgar a edição de 2011 do livro. Simpático e alegre, o gigante disse que corre o mundo em busca de uma namorada, desde que tenha 2 metros de altura, no mínimo.

Cara de pau – Michael Dupru, ciclista apaixonado, não resistiu à tentação e roubou uma bicicleta de luxo para se divertir durante um fim de semana na Flórida. O dono da bicicleta e dois amigos perseguiram o ladrão, deram-lhe uma surra e o entregaram à polícia, que ainda encontrou papelotes de cocaína nos bolsos do ciclista. Michael, que foi julgado e condenado a 12 anos de cadeia, agora pede US$ 500 mil de indenização ao trio que o espancou...

Carangos de luxo – No Brasil, carro antigo geralmente é tratado como peça de museu, condenado a ser exibido ao sabor da vaidade dos colecionadores. Na Europa, porém, os veteranos participam de ralis, mostrando que continuam a ser “automóveis” feitos para andar, sem vocação para bancar o “autoamável”. Uma empresa da Holanda que patrocina ralis organizou a Carrera Copacabana, com partida de Buenos Aires e bandeirada final no Rio, com duração de quatro semanas em estradas de asfalto e terra, para pilotos amadores oriundos da América do Sul e da Europa.
O vovô dos participantes era um carro francês, ano 1909, que não resistiu à estripulia e quebrou na primeira etapa. Entre as máquinas que chegaram ao final do rali estava o inglês Lagonda M45, safra de 1933, que cumpriu as etapas pela Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Brasil.