Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

É fascinante o mundo da leitura e infinitas as inspirações provocadas pelas palavras acopladas em forma de histórias ou os enredos sugeridos pelas sonoridades dos versos. Nosso mundo particular. Num piscar de olhos somos capazes de sentir os aromas sugeridos por Marcel Proust nas páginas de Em Busca do Tempo Perdido – o cheiro almiscarado dos salões de Guermantes.

Por sua vez, o uso das imagens hoje se tornou instrumento poderoso na formação de novos leitores – a ilustração funciona como parceira da palavra e leva ao público infantil um apelo maior de sedução, para que sua atenção seja capturada de forma lúdica. É o nosso tema de capa.

Em Entrevista, o letrista e poeta Paulo César Pinheiro, autor de um cancioneiro na marca das duas mil músicas, fala sobre suas parcerias com Baden Powell e Edu Lobo, além de comentar a indústria do carnaval. O sociólogo Michael Löwy, brasileiro radicado na França, comenta em Depoimentos o papel das revoluções no cotidiano das sociedades. Já o professor de comunicação Luli Radfahrer, em Encontros, comenta o impacto das novas tecnologias na organização das comunidades contemporâneas.

Entre as reportagens, perfil do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski, a presença do piano na história cultural da sociedade e os cuidados com as quedas na terceira idade. Na abertura do Dossiê, um retrato do compositor polonês e renomado autor de trilhas sonoras Zbigniew Preisner, que se apresentará no Sesc Pinheiros.

As centenárias árvores do Parque Trianon estão no Almanaque Paulistano, e o Centro Cineclubista de São Paulo é o destaque de Vistas Contemporâneas.

Com artigos exclusivos da professora e curadora Aracy Amaral e da produtora Malu Viana Batista, o Em Pauta discute as relações culturais entre os países da América Latina. O premiado poeta Armando Freitas Filho comparece com seus versos em Inéditos. No Em Cartaz, a programação de julho do Sesc São Paulo.


Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo