Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

A formação de novos leitores é um dos grandes desafios da cultura contemporânea. Em tempos de sociedade de imagens, de comunicação fragmentada e de atenção dividida entre muitas tarefas, a leitura permanece como um dos melhores instrumentos para o conhecimento e a reflexão. A ampliação do público leitor é, assim, uma das grandes questões – e para isso diversas técnicas são oferecidas, a começar pelos encontros literários, realizados com a presença dos autores ou por animadores, com a ideia de aproximar o conteúdo das obras escritas de um público mais numeroso.

Em Entrevista, o filósofo Carlos José Martins discute a visão do corpo na sociedade contemporânea.

As editoras Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro, e Sônia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, discutem no Em Pauta, em artigos exclusivos, o atual estágio do mercado editorial brasileiro.

O diretor João Batista de Andrade, em Depoimentos, discorre sobre sua obra e o cinema brasileiro. Em Encontros, o livreiro Pedro Herz comenta os desafios do livro na sociedade digital.

O Almanaque Paulistano traz um perfil do Terreiro Axé Ilê Obá, e o Vistas Contemporâneas focaliza o Sítio Morrinhos.
Entre as reportagens, o espaço da música nordestina em São Paulo, o poeta Charles Baudelaire e os cuidados com a saúde durante o verão.

O escritor João Anzanello Carrascoza comparece com o conto “Grandes Feitos” em Inéditos.

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.