Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A exposição ENERGIA chegou ao Sesc Campinas!

A exposição que levou 160 mil crianças e jovens ao Sesc Itaquera, dia 11 de outubro chega ao Sesc Campinas apresentando, de forma lúdica e interativa, o universo da energia, seu impacto nas condições de vida da humanidade, os desafios para a construção do futuro e o conhecimento de questões energéticas dos pontos de vista científico, histórico, econômico e político.


Visitar a exposição ENERGIA é como embarcar numa viagem, que tem como ponto de partida o Sol - origem de toda energia existente na Terra, e desembarcar em casa ou na escola com um jeito diferente de perceber nossos hábitos:

"Se o presente é fruto do que sonhamos no passado,
Com que futuro sonhamos neste presente atribulado?
Produzir sem degradar,
O equilíbrio preservar.
Construir um bom futuro é nosso mais nobre legado."
 

O que é energia? O sol, nosso grande gerador Rios Voadores Revolução industrial - linha do tempo
  Vídeos da exposição sobre os temas o que é energia; o sol, nosso grande
  gerador
; cadeia alimentar e revolução industrial na linha do tempo.
  
Gostou? Cique aqui para assistir mais 12 vídeos da ENERGIA  

Por que falar sobre energia na escola?, por Maria Cândida Di Pierro

No caminho pelos diversos ambientes da exposição, o público tem acesso a importantes e instigantes campos temáticos: 'Energia e Vida', 'Linha do Tempo', 'Energia do Mundo Fóssil', 'Eletricidade', 'Energia Nuclear', 'Fontes Renováveis de Energia', 'Cultura do Consumo', 'Corpo', 'Cidade' e 'Construindo o Futuro'.

A proposta da atividade é oferecer ao visitante a oportunidade de refletir sobre o significado, a importância e a compreensão dos fatores que determinam a relação energia/homem, presente permanentemente no dia a dia de todos seres vivos.

A mostra é voltada ao público de todas as idades, especialmente alunos do ensino fundamental. E a intenção da iniciativa é transmitir aos estudantes conceitos que possam ser complementados ao longo do processo regular de aprendizado escolar. O foco da exposição é dinâmico e se confunde com a história da humanidade, em que se observam lutas e dramas. O tema abre horizontes para a discussão de questões atuais sem esgotar o assunto.

Hoje é necessário produzir mais utilizando menos recursos, além de preservar o que não pode ser reposto, respeitando o equilíbrio do planeta. As mudanças necessárias à superação desse desafio começam com o gesto de cada pessoa. Por isso, FIQUE LIGADO NA ENERGIA DO PLANETA E RECICLE SUAS IDÉIAS!

 


A exposição visitada por mais de 150 mil crianças e jovens no Sesc Itaquera chega agora ao Sesc Campinas!
 

AGENDAMENTO GRÁTIS

Grupos organizados, escolas e instituições sociais podem fazer o pré-agendamento para visita monitorada à exposição Energia.

Para agendar:

  • O agendamento pode ser feito por telefone 19-3737-1512 ou pelo email energia@campinas.sescsp.org.br
  • As vagas são limitadas e submetidas aos dias e horários disponíveis.
  • É fundamental a presença de no mínimo 2 professores / educadores por ônibus para acompanhamento do grupo.
  • A atividade será melhor aproveitada por participante com idade a partir de 7 anos.
  • Agendamento exclusivo para grupos organizados.

ENERGIA URBANA

Como toda grande cidade, São Paulo oferece uma infinidade de soluções e dificuldades para seus habitantes: várias opções de lazer, mas muito trânsito, farta infraestrutura de um lado, pouca de outro, e problemas, como poluição e pilhas de objetos e resíduos descartados nos lixões e rios.

A cidade, como o corpo e a casa, é um organismo vivo capaz de consumir uma quantidade inimaginável de energia. É imprescindível refletir sobre isso.

 

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

O homem já descobriu novas fontes de energia, cujo conteúdo é reposto naturalmente na escala de tempo da vida humana: são as chamadas 'fontes renováveis'.

Existem fontes abundantes deste tipo de energia, mas a humanidade faz pouco uso delas. Ao contrário dos combustíveis fósseis, uma vez consumida, a energia renovável é reposta em tempo relativamente curto e, se for explorada com cuidado, torna-se inesgotável. Mas, a extração da energia das fontes cíclicas não se faz sem ônus ambiental, por isso, há naturalmente prós e contras do uso de cada uma delas.

 

CADERNOS

Para as crianças (download)

Para o educador - utilização na sala de aula (download)

Catálogo da Exposição

SERVIÇO

Exposição Energia

11/10/2012 a 03/11/2013
Sesc Campinas | Rua Dom José I, 270/333 - Bairro Bonfim


Visitação para grupos agendados [somente com agendamento prévio]:

de terça a sexta, das 9h30 às 21h30


Visitação livre:

de terça a sexta, das 9h30 às 21h30
sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h


Entrada: GRATUITA