Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Ação Cultural e Crescimento Social

Em seus 32 centros culturais e desportivos no Estado de São Paulo, em seu canal de TV (o Sesc TV) e em seu Portal de Internet, o Sesc – entidade criada e mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo – promove ações nas mais diversas áreas. São programas e projetos em campos como cultura, esporte, educação ambiental, terceira idade, alimentação, saúde, desenvolvimento infantil e turismo social, junto a públicos das mais variadas faixas etárias e estratos sociais.

Na área da cultura, e sob a forma de exposições, espetáculos, cursos, debates, seminários ou festivais, as diversas linguagens são contempladas na programação das unidades da instituição em todo o Estado. E o universo circense tem sido uma das gratas presenças.

Antes restrita a empreendimentos familiares, com ensinamentos passados de geração para geração sob as lonas, a tradição circense se estendeu também a grupos e profissionais que, preocupados com a difusão e a renovação do circo como linguagem, garantem a perenidade de seu encantamento como espetáculo. As escolas de circo não só descobrem novos talentos para os picadeiros, mas se empenham em levar adiante uma arte milenar que não sobrevive sem a presença e o aplauso do público.

Como elemento a associar esta ampla variedade de atividades proporcionadas pelo Sesc no Estado de São Paulo, e que envolve o trabalho com a arte do circo, está o empenho com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e seus familiares, bem como de toda comunidade.Ao valorizar o envolvimento entre diferenças como um dos conceitos de sua atuação, o Sesc se baseia na premissa de que desenvolvimento se dá com o aprimoramento do indivíduo e sua participação efetiva na sociedade.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo