Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

por Jorge Leão Teixeira

Fé no 13 – O Botafogo é conhecido no Rio de Janeiro como um clube supersticioso. É fácil imaginar, portanto, o pavor dos botafoguenses assim que entraram em campo no jogo contra o Treze, de Campina Grande, na Paraíba, pela Copa do Brasil 2012. E não é que quase deu zebra? No último minuto o Fogão transformou uma quase sofrida vitória de 1 x 0 num decepcionante empate de 1 x 1. O pior, porém, estava por vir, com um novo empate de 1 x 1, desta feita em seu estádio, resultado que levou a decisão para os pênaltis.

Contam as más línguas que cartolas se penduraram ao telefone, pedindo socorro a Zagalo, ex-jogador e ex-técnico do clube, conhecido por sua devoção ao cabuloso número 13. Resultado: o jogador Léo, do Treze, desperdiçou o chute que daria a vitória a seu clube. Dizem que os jogadores do time paraibano queriam surrá-lo e os alvinegros ensaiavam uma Ave Maria a São Zagalo.

Pegadinha indigesta – A atriz Thais Fersoza dirigia pelas ruas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em companhia do cantor de sucesso Michel Teló, quando foi surpreendida por uma blitz da Operação Lei Seca. O carro era de propriedade da artista, que se recusou a fazer o teste do bafômetro, recebeu sete pontos na carteira de habilitação, que foi apreendida, e uma multa de R$ 957,70. Consta que os policiais com muito custo resistiram ao desejo de cantarolar para Teló: “Ai, se eu te pego...”

Cerveja sem graça – Zeca Pagodinho deixou o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, numa “sinuca de bico” na festa em que o alcaide homenageava o desempenho dos servidores municipais. Irreverente, Pagodinho, que se apresentava no evento, fez um breque inesperado num de seus sambas para reclamar da cerveja oferecida aos presentes, dizendo que os servidores mereciam marca melhor...

Berço esplêndido – Stanley Thornton, morador da Califórnia, dorme num berço avantajado há exatos 18 anos, usando fraldas, chupeta e mamadeira, decisão tomada aos 13 anos, tudo porque não conseguia deixar de fazer xixi na cama e de trocar seguidamente os lençóis. O bebezão foi descoberto pela rede americana de tevê ABC News.

Luxo – A grande surpresa do famoso Salão do Automóvel de Genebra foi o protótipo de um utilitário de alto luxo, fabricado pela aristocrática marca britânica Bentley, que desde 1998 pertence à Volkswagen. O motor, com dois turbos e 600 cv, já é usado no Bentley Continental GT, mas o interior do EXP 9F prima pela suntuosidade, com detalhes surpreendentes, a começar pela faustosa cesta para piqueniques do porta-malas, que inclui um faqueiro de prata. Não é de estranhar que, além da admiração do público, o EXP 9F tenha também recebido o apelido de “caminhão de ricaço”.

Páreo duro – O jornal “Extra” criou um personagem que faz sucesso nos bairros abandonados do Rio de Janeiro e no interior fluminense: o boneco Zé Lador, que visita subúrbios e ruas esquecidas dos municípios da Baixada, anotando queixas e reivindicações posteriormente encaminhadas às autoridades. Recentemente, o Zé Lador teve seu uniforme impugnado por ação promovida pela empresa americana que detém os direitos sobre o Super-Homem, alegando semelhança entre a fantasia do herói dos quadrinhos e a do defensor das comunidades esquecidas.
A reação do “Extra” foi abrir um concurso para escolha do novo uniforme do Zé Lador, que está mobilizando o entusiasmo popular e ameaçando transformar o herói das histórias em quadrinhos em Judas dos sábados de Aleluia...

Banheiro santo – Uma idosa de 71 anos foi presa sob suspeita de roubar imagens de diversas igrejas católicas em Santos e adjacências, no litoral paulista. A acusada, presa em flagrante quando roubava uma estátua do Sagrado Coração de Jesus de uma igreja de onde já levara imagens de São Camilo, Santa Edwiges e Nossa Senhora de Fátima, tinha em sua casa um “acervo” de 160 peças dispostas num banheiro, onde improvisara um altar.

Time is money – Os vereadores cariocas levaram um mês para, finalmente, conseguir realizar uma sessão do plenário com quorum suficiente, isso após os caros edis voltarem do recesso, dia 15 de fevereiro. Segundo cálculos da imprensa, o desembolso da Câmara Municipal durante a “gazeta” atrelada ao recesso atingiu a bagatela de R$ 29 milhões, verba suficiente para pavimentar 52 quilômetros de ruas esburacadas. Pode?