Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Do brinquedo óptico ao 3D

O Sesc oferece cursos de animação regulares, de curta duração, aulas abertas e oficinas sobre o tema destinados a pessoas que querem aproveitar o tempo livre para aprender uma técnica nova e para aqueles que já têm conhecimentos na área e gostariam de aprofundá-los.

No curso Cinema de Animação – Animação além do Movimento, que acontece semestralmente, de março a julho e de agosto a dezembro, no Sesc Pompeia, os alunos realizam exercícios práticos em diversas técnicas de animação e estudam os movimentos e princípios que tornam uma animação expressiva e convincente. Já o Anime-se é composto por uma série de atividades que exploram técnicas digitais e analógicas.

O desenho animado (2D) e a animação 3D dividem espaço com o taumatroscópio, um dos mais antigos e populares brinquedos de animação feito a partir de dois desenhos; o zootrópio, ou roda da vida, um tambor com frestas em toda a sua circunferência que, ao ser girado, cria a sensação de movimento; o sombras chinesas, tradicional técnica de teatro de bonecos, surgida no oriente, que utiliza recortes e mesa multiplano para criar um vídeo de animação; e a pixilação, procedimento que usa objetos e personagens reais para fazer a animação quadro a quadro.

Realizado na unidade Belenzinho, durante julho e agosto, o Anime-se, além de privilegiar técnicas diversas, aposta na multiplicidade dos suportes, que variam da massa de modelar ao vídeo e a fotografia até materiais do cotidiano. Fundado em 1975, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, premiado grupo de artistas gráficos, ministra grande parte das atividades.

“A animação pode atrair e fazer conviver públicos de faixas etárias distintas por conta da possibilidade de misturar as técnicas”, afirma o assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc para Cultura Digital, Cássio Quitério. “O Núcleo de Campinas representa bastante isso, o trabalho deles mistura técnicas dos primeiros aparelhos de ilusão óptica até o design 3D. Com isso, não se deixam de lado nem as técnicas analógicas nem a animação digital”, diz.

Entre outros, o curso de férias Animando Monstros, realizado em julho, no Sesc Santana, teve como foco a introdução à animação stop-motion (quadro-a-quadro), utilizando materiais alternativos e softwares livres.

“A animação pode atrair e fazer conviver públicos de faixas etárias distintas por conta da possibilidade de misturar as técnicas”

Cássio Quitério, da Gerência de Ação Cultural do Sesc para a Área de Cultura Digital


Novo Sesc Sorocaba

Em 1º de setembro, abre ao público a maior unidade do Sesc no interior do estado, com uma área construída de aproximadamente 30 mil m². O novo Sesc Sorocaba conta com teatro de 260 lugares, teatro de arena de 370 lugares, área de exposições, ginásio poliesportivo, quadra de futebol soçaite, três piscinas, biblioteca, internet livre e comedoria. Construído e operado a partir de parâmetros sustentáveis, o Sesc Sorocaba tem certificação do Selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), concedido pela organização internacional sem fins lucrativos US Green Building Council (USGBC).

Demandas da população paulistana

A rádio CBN, por meio do programa CBN São Paulo, promove a série Seu Bairro, Nossa Cidade em cinco unidades do Sesc. Apresentado por Fabíola Cidral e com a participação de especialistas, os encontros discutem educação, saúde, transporte, meio ambiente, segurança, cidadania e as demandas da população paulistana no período pré-eleitoral. Realizado em maio, no Sesc Itaquera, o primeiro debate abordou a situação dos transportes na capital. No mês de junho, foi a vez de o Sesc Ipiranga colocar em pauta o sistema educacional.  Ao lado do encontro no Sesc Santana, em 28 de julho, estão programados debates nas unidades do Bom Retiro, em 25 de agosto, e no Pompeia, em 22 de setembro.

Trabalhos de Laura Belém

De 19 de julho a 19 de agosto, a artista visual Laura Belém expõe dois trabalhos, no Sesc Ipiranga, dentro do projeto Desobjetos: A Memória das Coisas, parte da programação da Mostra Sesc de Artes 2012. Paisagem da Cidade, de 2002, é um vídeo que apresenta uma pequena vila sobre a qual é construída uma cidade de embalagens de plástico, e a série fotográfica Sem título, de 2008, mostra composições com objetos – achados e incluídos propositalmente; ambos revelam uma mistura entre o acaso e a intervenção artística.

As melhores razões

No mês de julho, o palco do Sesc Santo André recebeu quatro espetáculos da companhia Razões Inversas, criada pelo diretor Marcio Aurelio e pelo ator Paulo Marcello, e que celebra 21 anos. Entre os 18 espetáculos que compõem seu repertório, o grupo selecionou Agreste (14 de julho), Anatomia Frozen (15 de julho), A Bilha Quebrada (21 de julho) e A Ilusão Cômica (22 de julho). As escolhas, segundo os diretores, são as que melhor traduzem as transformações pelas quais a companhia passou ao longo dessas duas décadas.

Dança indiana

O Sesc São Caetano iniciou curso de dança clássica indiana, com o professor Raphael Lopes, no dia 11 de julho, dentro do Projeto Vênus – as aulas seguem até 26 de setembro. Conhecido como odissi, esse estilo provém do leste da Índia e tem entre suas características as poses esculturais realizadas pelos bailarinos, iguais às vistas nas paredes de alguns templos. O Projeto Vênus tem como objetivo refletir sobre corpo, ritmos, movimentos e som.