Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

por Jorge Leão Teixeira

Festa na praia – O feriadão ensolarado do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, deixa a praia de Ipanema bombando de banhistas, biquínis e biquiníssimos. Em meio à multidão havia até um alegre porquinho – mineiro, naturalmente –, que costuma acompanhar o estudante Éverton Viana, com direito a hidratantes, filtro solar e frutos para matar a fome. Éverton diz que seu porquinho de estimação nunca lhe criou problemas, pois é um bicho bem limpo e bem educado, que adora a praia e o mar.

Oito ou oitenta – Enquanto a modelo Camila Macedo, de 28 anos, 59 quilos, 1,76 de altura, foi reprovada pela banca examinadora do desfile Fashion Rio, embora seja dublê de corpo de Luana Piovani no seriado “A Mulher Invisível”, Vânia Flor foi eleita a nova musa da escola de samba Salgueiro, após contagiar o público com um requebrado contagiante, apesar de seus 104 quilos. Vânia reconhece que está meio forte, mas continua dançando bem e é capaz de sambar de salto alto durante três horas sem parar. Em tempo: a musa do Salgueiro quer ser juíza e pretende se matricular numa faculdade de direito.

Marketing clubista – O mercado de artigos licenciados pelos clubes de futebol continua crescendo como socorro para as finanças combalidas pela má gestão financeira da cartolagem. No Rio de Janeiro, até chupetas com o escudo dos grandes clubes começam a ser oferecidas aos pequenos torcedores recém-nascidos.

Susto – O senador Marcelo Crivella é um cidadão simpático e bem-humorado, sem a fúria do pregador evangélico de televisão. Liberado pela família de Lula para visitá-lo, por ocasião da última internação do ex-presidente, adentrou o hospital com seu jeito desembaraçado e foi logo declarando que levava uns charutos que Lula gosta de fumar, para horror e surpresa do ex-presidente, médicos, enfermeiros e familiares. E sacou um pacote do bolso, esclarecendo com uma gostosa gargalhada: “Pessoal, são charutinhos de chocolate!”

Forra – O comandante do “quase” Titanic italiano Costa Concordia deu o maior vexame náutico ao sumir com sua namorada, deixando os passageiros e a tripulação em pânico nas águas geladas da costa toscana. Entre os náufragos brasileiros houve gente que tão logo pisou em solo pátrio tratou de encomendar a Iemanjá uma vingança sob medida, que sirva como lição para o fujão.

Vale-tudo – Aviso aos engraçadinhos que frequentam Itaboraí e Teresópolis e que não respeitam as moças que integram a Polícia Municipal dessas duas cidades fluminenses. Além de usar um cassetete reforçado por aulas diárias de musculação e ginástica, as meninas estão adquirindo conhecimentos de três artes marciais: aikido, jiu-jítsu e krav magga (autodefesa israelense).

Apple xereta – O iPhone 4S, lançado pela Apple em novembro de 2011, permite localizar pessoas através de GPS. Segundo o “Business Insider”, a novidade ajuda a descobrir traições conjugais mediante o recurso ao “aplicativo espião”, que deverá ser vendido no Brasil ainda no primeiro semestre. Nos Estados Unidos o celular rastreador de infidelidades conjugais é vendido por um preço que vai do equivalente a R$ 1.070 até R$ 1.900.

Manda quem pode – Ronaldinho Gaúcho virou atração na Bolívia, liderando toda espécie de ti-ti-tis da crônica esportiva e das vizinhas faladeiras que atormentam o Mengão ultimamente. Encontrou-se com o presidente boliviano Evo Morales, que o homenageou com um vibrante discurso. Não bastasse isso, recebeu a visita de duas bolivianas na concentração rubro-negra, que fizeram questão de posar para os fotógrafos – duas freiras sorridentes, acima de quaisquer fofocas.

Tiro e queda – João Laurentino, morador do morro da Mineira, no bairro carioca do Catumbi, resolveu assaltar um grupo de pessoas que velava o corpo de uma parente no cemitério local. O irmão da falecida, um agente da Polícia Civil, reagiu ao assalto na capela mortuária, trocando tiros com Laurentino, que acabou morrendo naquele cemitério, onde seu corpo já ficou na fila para ser sepultado.