Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

O número de lançamentos e o aumento de espectadores indicam que o documentário obteve outra posição dentro do cinema brasileiro. O gênero ganhou ainda importantes prêmios em festivais internacionais de primeira grandeza. O advento de máquinas digitais, facilitando a produção, e um clima social interessado em descobrir nossa história e temas, entre outros motivos, estão na raiz do crescente interesse por títulos que desvendam personagens e fatos ocorridos no Brasil.

Em Entrevista, o sociólogo Laymert Garcia dos Santos analisa o impacto provocado pelas novas tecnologias no cotidiano e nas relações humanas. Também no Em Pauta um tema correlato – a discussão em torno da circulação de bens culturais na internet, em artigos exclusivos da professora e escritora Lucia Santaella e do compositor e instrumentista Livio Tragtenberg.

A história das esculturas da galeria Prestes Maia ocupa o Almanaque Paulistano. E, no Vistas Contemporâneas, a exposição Roma – A Vida e os Imperadores, no Masp. Entre as reportagens, a arte contemporânea da Índia, o perfil de Lygia Pape e a capoeira como modalidade esportiva.

Em Inéditos, um conto do escritor Miguel Sanches Neto. Nossa contracapa traz uma homenagem ao geógrafo, escritor e professor Aziz Ab’Saber, colaborador da Revista E em inúmeras oportunidades, em reconhecimento a sua imensa contribuição ao pensamento e à educação do Brasil. No Em Cartaz a programação de abril do Sesc São Paulo.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo